Na busca por se tornar referência em seus setores, empresas têm apostado suas fichas na otimização de seus processos. Com esse intuito, o investimento e o estudo de setores que antes não eram prioridades têm se tornado frequentes para a definição de metas e o alcance de novos objetivos. Em matéria de aprendizado, os últimos dois anos foram um prato cheio para as companhias reforçarem o que estava dando certo, mas principalmente para entender o que deveria ser aprimorado.
Quem tem ganhado os holofotes é a área de supply chain, que conecta a empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir os seus produtos para o consumidor final. Uma estratégia bem-sucedida de supply chain ajuda na redução de custos, acelera o ciclo de produção e contribui para a manutenção da competitividade no mercado. Além do próprio negócio, costumam fazer parte dessa cadeia fornecedores de matéria-prima, produtores, armazéns, empresas de transporte, centros de distribuição e varejistas.
Uma das grandes adversidades enfrentadas pelas companhias durante a pandemia foi a de logística, que evidenciou a dependência do setor produtivo brasileiro de mercados internacionais, como a China. Com isso, o departamento de supply chain precisou criar estratégias e novos direcionamentos para combater um dos seus principais problemas: a falta de material. A escassez de qualquer insumo pode afetar todo o processo de entrega ao consumidor final, criando um novo problema que é a insatisfação de terceiros. Para que isso não ocorra, uma estratégia adotada e recomendada é a estocagem de materiais, evitando desdobramentos negativos e gerando uma situação de maior segurança e conforto para a empresa.
A partir de uma estrutura eficiente de supply chain, é possível oferecer uma melhor experiência aos clientes, desde a busca por algum produto até o recebimento da mercadoria. Mas para isso é fundamental que alguns procedimentos estejam muito bem alinhados e que haja uma visão integrada de todas as operações. Isso passa por contar com fornecedores confiáveis e cientes do propósito da empresa e integrar as equipes internas. Outro conceito relevante do supply chain é o de logística coordenada, que garante que as áreas envolvidas estejam próximas do processo do início ao fim, desde extração da matéria-prima, passando pela produção, distribuição, estoque, relacionamento com clientes e fornecedores até o pós-vendas.
Tem sido evidente a importância de planejamentos muito bem administrados para que o negócio enfrente períodos irregulares e se mantenha ativo. Creio que algumas mudanças podem ser consideradas vitais, como entender as peculiaridades de sua empresa e setor. Focar em práticas de benchmark, conscientização dos times envolvidos, jornada de experiência do cliente, definição dos papéis, responsabilidades e S&OP são excelentes para qualquer companhia.
Vale destacar que as empresas que buscam sucesso em seu setor e estabelecer proximidade no relacionamento com seus clientes precisam se antecipar a eventuais problemas e mapear soluções para qualquer tipo de situação. A partir de análises e monitoramentos em tempo real, com a menor incidência de erros, já que todos os processos estarão muito bem definidos, será possível aumentar a capacidade de reação às demandas do mercado, resultando na satisfação do consumidor final e na evolução gradual da companhia.
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O post Vantagens de um supply chain eficiente para empresas apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
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