Vantagens de um supply chain eficiente para empresas

Na busca por se tornar referência em seus setores, empresas têm apostado suas fichas na otimização de seus processos. Com esse intuito, o investimento e o estudo de setores que antes não eram prioridades têm se tornado frequentes para a definição de metas e o alcance de novos objetivos. Em matéria de aprendizado, os últimos dois anos foram um prato cheio para as companhias reforçarem o que estava dando certo, mas principalmente para entender o que deveria ser aprimorado.

A área de supply chain conecta a empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir os seus produtos para o consumidor final.

Quem tem ganhado os holofotes é a área de supply chain, que conecta a empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir os seus produtos para o consumidor final. Uma estratégia bem-sucedida de supply chain ajuda na redução de custos, acelera o ciclo de produção e contribui para a manutenção da competitividade no mercado. Além do próprio negócio, costumam fazer parte dessa cadeia fornecedores de matéria-prima, produtores, armazéns, empresas de transporte, centros de distribuição e varejistas.

Pandemia: novas estratégias de supply chain

Uma das grandes adversidades enfrentadas pelas companhias durante a pandemia foi a de logística, que evidenciou a dependência do setor produtivo brasileiro de mercados internacionais, como a China. Com isso, o departamento de supply chain precisou criar estratégias e novos direcionamentos para combater um dos seus principais problemas: a falta de material. A escassez de qualquer insumo pode afetar todo o processo de entrega ao consumidor final, criando um novo problema que é a insatisfação de terceiros. Para que isso não ocorra, uma estratégia adotada e recomendada é a estocagem de materiais, evitando desdobramentos negativos e gerando uma situação de maior segurança e conforto para a empresa.

A partir de uma estrutura eficiente de supply chain, é possível oferecer uma melhor experiência aos clientes, desde a busca por algum produto até o recebimento da mercadoria. Mas para isso é fundamental que alguns procedimentos estejam muito bem alinhados e que haja uma visão integrada de todas as operações. Isso passa por contar com fornecedores confiáveis e cientes do propósito da empresa e integrar as equipes internas. Outro conceito relevante do supply chain é o de logística coordenada, que garante que as áreas envolvidas estejam próximas do processo do início ao fim, desde extração da matéria-prima, passando pela produção, distribuição, estoque, relacionamento com clientes e fornecedores até o pós-vendas.

A importância de planejamentos bem administrados

Tem sido evidente a importância de planejamentos muito bem administrados para que o negócio enfrente períodos irregulares e se mantenha ativo. Creio que algumas mudanças podem ser consideradas vitais, como entender as peculiaridades de sua empresa e setor. Focar em práticas de benchmark, conscientização dos times envolvidos, jornada de experiência do cliente, definição dos papéis, responsabilidades e S&OP são excelentes para qualquer companhia.

Vale destacar que as empresas que buscam sucesso em seu setor e estabelecer proximidade no relacionamento com seus clientes precisam se antecipar a eventuais problemas e mapear soluções para qualquer tipo de situação. A partir de análises e monitoramentos em tempo real, com a menor incidência de erros, já que todos os processos estarão muito bem definidos, será possível aumentar a capacidade de reação às demandas do mercado, resultando na satisfação do consumidor final e na evolução gradual da companhia.

Leia também: Supply chain: perigos financeiros e ocultos no varejo

O post Vantagens de um supply chain eficiente para empresas apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

Recent Posts

Como Fazer Automação de WhatsApp? Ferramentas e Dicas!

Já imaginou como a automação de WhatsApp pode revolucionar a maneira como você conversa com…

14 horas ago

Cultura Data Driven no E-commerce Para Diferenciação da Concorrência

Você já percebeu como algumas lojas online parecem sempre estar um passo à frente? O…

2 dias ago

Data Driven no E-commerce: Como Usar Dados para Tomar Decisões Inteligentes?

No universo do e-commerce, saber tomar decisões embasadas é o que diferencia lojas que crescem…

3 dias ago

Como fazer remarketing automatizado na Black Friday: recupere vendas perdidas

Chegou a Black Friday, aquele momento mágico do ano para turbinar vendas e conquistar clientes!…

3 dias ago

Inteligência de dados e automação para uma Black Friday sustentável e lucrativa

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano no e-commerce. No entanto,…

3 dias ago

Como analisar os dados da Black Friday passada para melhorar suas vendas este ano

A Black Friday está chegando, e a chance de turbinar suas vendas também! Mas para…

3 dias ago