fbpx

Vantagens de um supply chain eficiente para empresas

Na busca por se tornar referência em seus setores, empresas têm apostado suas fichas na otimização de seus processos. Com esse intuito, o investimento e o estudo de setores que antes não eram prioridades têm se tornado frequentes para a definição de metas e o alcance de novos objetivos. Em matéria de aprendizado, os últimos dois anos foram um prato cheio para as companhias reforçarem o que estava dando certo, mas principalmente para entender o que deveria ser aprimorado.

A área de supply chain conecta a empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir os seus produtos para o consumidor final.

Quem tem ganhado os holofotes é a área de supply chain, que conecta a empresa e seus fornecedores para produzir e distribuir os seus produtos para o consumidor final. Uma estratégia bem-sucedida de supply chain ajuda na redução de custos, acelera o ciclo de produção e contribui para a manutenção da competitividade no mercado. Além do próprio negócio, costumam fazer parte dessa cadeia fornecedores de matéria-prima, produtores, armazéns, empresas de transporte, centros de distribuição e varejistas.

Pandemia: novas estratégias de supply chain

Uma das grandes adversidades enfrentadas pelas companhias durante a pandemia foi a de logística, que evidenciou a dependência do setor produtivo brasileiro de mercados internacionais, como a China. Com isso, o departamento de supply chain precisou criar estratégias e novos direcionamentos para combater um dos seus principais problemas: a falta de material. A escassez de qualquer insumo pode afetar todo o processo de entrega ao consumidor final, criando um novo problema que é a insatisfação de terceiros. Para que isso não ocorra, uma estratégia adotada e recomendada é a estocagem de materiais, evitando desdobramentos negativos e gerando uma situação de maior segurança e conforto para a empresa.

A partir de uma estrutura eficiente de supply chain, é possível oferecer uma melhor experiência aos clientes, desde a busca por algum produto até o recebimento da mercadoria. Mas para isso é fundamental que alguns procedimentos estejam muito bem alinhados e que haja uma visão integrada de todas as operações. Isso passa por contar com fornecedores confiáveis e cientes do propósito da empresa e integrar as equipes internas. Outro conceito relevante do supply chain é o de logística coordenada, que garante que as áreas envolvidas estejam próximas do processo do início ao fim, desde extração da matéria-prima, passando pela produção, distribuição, estoque, relacionamento com clientes e fornecedores até o pós-vendas.

A importância de planejamentos bem administrados

Tem sido evidente a importância de planejamentos muito bem administrados para que o negócio enfrente períodos irregulares e se mantenha ativo. Creio que algumas mudanças podem ser consideradas vitais, como entender as peculiaridades de sua empresa e setor. Focar em práticas de benchmark, conscientização dos times envolvidos, jornada de experiência do cliente, definição dos papéis, responsabilidades e S&OP são excelentes para qualquer companhia.

Vale destacar que as empresas que buscam sucesso em seu setor e estabelecer proximidade no relacionamento com seus clientes precisam se antecipar a eventuais problemas e mapear soluções para qualquer tipo de situação. A partir de análises e monitoramentos em tempo real, com a menor incidência de erros, já que todos os processos estarão muito bem definidos, será possível aumentar a capacidade de reação às demandas do mercado, resultando na satisfação do consumidor final e na evolução gradual da companhia.

Leia também: Supply chain: perigos financeiros e ocultos no varejo

O post Vantagens de um supply chain eficiente para empresas apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Fale Conosco pelo WhatsApp!