O brainstorming ganhou popularidade nos últimos anos com a inserção de palavras estrangeiras em nosso vocabulário do dia a dia. Mas, nada mais é do que uma tempestade de ideias.
O objetivo do brainstorm é trazer novas ideias, de diversas pessoas, para alcançar uma possível solução de um problema proposto. E sim, isso pode ser usado no e-commerce também.
Parece algo muito mais complexo e específico, mas na realidade é muito provável que você faça brainstormings desde a época da escolha. Lembra quando havia um trabalho a ser feito em equipe, e você e seus amigos se juntavam, muito provavelmente na casa de um deles, para discutir o que poderia ser feito e como vocês fariam?
Parabéns, você já fez um brainstorm.
Mas, existem maneiras mais efetivas de fazer um brainstorming, principalmente quando falamos em alavancar as vendas online.
Como fazer um brainstoming eficiente?
O principal objetivo do brainstorm é trazer novas ideias e ouvir diferentes pessoas acerca da resolução de um problema específico. Porém, isso não significa que não necessitamos de um certo nível de organização.
A tempestade de ideias deve acontecer com objetivos definidos. Como por exemplo, “como aumentar o ticket médio da loja?”.
Se fizermos um brainstorm de forma muito abrangente, como “como aumentar faturamento” pode ser que as ideias sejam, da mesma forma, muito abrangentes e também que não apresente tanta eficiência, pois há muita coisa envolvida em “aumentar faturamento.
Um brainstorm eficiente precisa de foco e objetivos, como qualquer área do seu negócio. E objetivos de curto, médio e longo prazo, para que sejam traçadas estratégias e ações para um andar linear.
Então, vamos ao indispensável para um brainstorm eficiente:
· Identificar problemas
· Causas do problema
· Como pode ser resolvido
· Ações que podem ter influência
· Áreas envolvidas
· Ideias para resolução de problema
· Ações
· Objetivos
· Metas
Como brainstorming pode ajudar a vender mais?
A tempestade de ideias, dentro de uma operação de e-commerce, pode ajudar a unificar e entender melhor os setores da operação.
Em negócios grandes, é natural que cada setor seja mais independente e que conversem pouco entre si, apesar de trabalharem com um mesmo objetivo.
E a troca de ideias, com dores e pontos de pessoas diferentes em setores diferentes, pode trazer uma nova luz ao seu negócio. Por exemplo, a pessoa do tráfego pode não entender a dificuldade do pessoal da expedição. E trazer opiniões diversas pode fazer com que o negócio naturalmente aumente as vendas, trabalhando em conjunto para resolução de problemas.
O objetivo do brainstorming, porém, não é acatar a todas as ideias que foram propostas ali na mesa. E aí que entra o papel fundamental de quem organiza a reunião para que haja a seleção e entendimento do que faz sentido ser aplicado e do que não.
As milhares de ideias servem para ouvir novos pontos e melhorar o que está acontecendo atualmente, ou ainda, pensar em novas estratégias para resolução de problemas.
· Separe as melhores ideias
· Entenda as dores e opiniões colocadas em pauta
· Pense como novas opiniões podem contribuir para o negócio
· Monte estratégias
· Elabore planos de ação
· Meça resultados