A sua empresa de seguros precisa ser reconhecida também nos meios digitais? No entanto com tantas outras empresas que prestam o mesmo serviço que você e pertencendo a um momento em qual as pessoas parecem não se lembrar nem mesmo “do que comeu ontem” e ainda viver em um meio, em qual dezenas, milhões de imagens, propagandas e textos nos acessam, como afinal consolidar sua marca? Diante disso como ser lembrado, reconhecido e obter clientes fiéis? Saber que possuímos o poder filtrar determinadas informações e tal filtro ocorre dependendo de nossos interesses em relação ao que vemos, vimos e ouvimos é um grande passo. A forma da abordagem, ou seja, a propaganda, o marketing que você planeja e realiza sobre sua empresa e como tal abordagem chega e é filtrada pelas pessoas são essenciais para o sucesso.
Mantendo seus clientes e futuros clientes bem informados da importância de possuir um seguro é um meio de fidelizá-los. Por meio de informações como: riscos, prazos do seguro, informações sobre beneficiários, os valores dos prêmios e das indenizações, bem como os riscos excluídos e as eventuais franquias a serem pagas, assim como outras informações importantes descritas nos contratos, os quais são escritos de maneira muito técnica, acabam deixando seu cliente desinformado de seus devidos direitos e benefícios.
A utilização dos meios digitais supera as expectativas de seus clientes, uma vez que ele poderá encontrar informações pelo meio que mais se utiliza hoje.
Sem deixar de vista o atendimento pessoal do corretor de seguro, pois ainda se faz necessário o contato pessoal, a fim de que se possa até mesmo haver mais credibilidade sobre o que está adquirindo, principalmente quando pensamos em seguro, algo imensuravelmente importante, pois precisamos sempre do seguro em momentos nada confortáveis da vida, no entanto, o meio digital otimiza o tempo da vida das pessoas, pois os clientes do seguro podem obter informações sem ficar aguardado ao telefone, por exemplo.
Outro ponto a pensar e logo depois investir no marketing para chegar naqueles clientes em potencial ou até mesmo naqueles que por motivos financeiros cancelaram o seguro, tendo em vista as dificuldades que muitas famílias brasileiras estão passando hoje, como convence-las de que fazer um seguro é um bom negócio? Pensando também nas diversas modalidades de seguros existentes. Como oferecer? Negociar e informar seus clientes sobre as escolhas que pode realizar?
Outro ponto positivo em utilizar os meios digitais para oferecer propostas de seguro é saber que a Susep permitiu vendas pela internet, no entanto, não deixemos de passar segurança, muito menos falta de informações a estes tipos de clientes digitais, uma vez que os clientes de seguros on-line não são iguais, ou a compra não é a mesma que consumir um eletrodoméstico, um livro, um cd, entre tantos outros objetos que podemos comprar pela internet, visto que os seguros possuem valores elevados. Caso faça vendas on-line, faça-as com a certificação que não irá ocorrer problemas para o cliente, uma vez que são dezenas de recursos digitais que este cliente possui também para comentários nada positivos sobre sua empresa.
Dicas de Marketing Digital para os Corretores de Seguro
- Periodicidade nas comunicações, ou seja, não espere a data da renovação para voltar a falar com seu cliente, é possível e fácil preparar um calendário com alguns temas sobre o bem do seu cliente, seja automóveis, imóveis, empresas, próprio seguro de vida, etc. Quantas decisões/ leis entram em vigor e que afetam diretamente o seu cliente?
- Tenha uma presença digital, não digo o seu perfil pessoal no Facebook, mas sim, uma Fanpage, onde você tem mais recursos para usar e é de graça.
- Linkedin, dependendo do perfil do seu cliente, vale a pena sim, ter uma página nesta rede social, além de servir como forma de contato, usar o calendário de comunicação valoriza ainda mais a estratégia.
- Muitas pessoas desconhecem, mas o Google tem um serviço “Google Meu Negócio” que é muito útil também, vale a pena conferir, além de marcar sua corretora no mapa, ainda tem a vantagem de aproveitar os resultados das buscas que seus futuros clientes estão fazendo neste momento.
- Gerenciamento de clientes e leads dever ser feitos para qualquer segmento do mercado, mesmo que feito por planilhas, mas também existem serviços online e de graça que pode te ajudar ainda mais.
- E-mail marketing e newsletter, depois de desenvolver o calendário de comunicação e a gestão de clientes e leads, você precisa entregar o conteúdo certo para pessoa certa, existem muitas opções no mercado e muitas são gratuitas, o Mailchimp é um exemplo, é fácil de usar e tem uma versão grátis para até dois mil contatos, vale muito a pena.
- Arrisque em fazer anúncios pagos no Google como no Facebook para alcançar novos futuros clientes.
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