Marketing Digital – equipe interna ou consultoria especializada?

Marketing Digital – equipe interna ou consultoria especializa? Sabemos que o Marketing Digital é essencial para o desenvolvimento e crescimento das empresas, de todos os portes e segmentos.

No começo o empreendedor acaba fazendo muita coisa sozinha, mas quando a empresa começa a tomar corpo e desejamos que ela realmente cresça, é inevitável que precisemos de mais braços. Neste ponto surge a dúvida, marketing digital – equipe interna ou consultoria especializada?

Sabemos que cada empresa é única, com necessidades e desejos específicos. Ao pensar em como deve ser a estratégia de marketing digital do seu negócio, é fundamental considerar diversas opções, fazer uma pesquisa de mercado e pensar sobre qual a melhor aplicação para o seu caso.

A análise sobre o que é mais viável à sua empresa para o Marketing Digital, ter uma equipe interna ou contratar uma consultoria, ou agência especializada, precisa levar em conta qual o seu sentimento em relação ao assunto, mas, principalmente, alguns fatores que servem de pilares para essa escolha.

Fatores fundamentais para a escolha entre ter uma equipe interna de marketing digital ou contratar uma consultoria especializada:

Ao considerar uma equipe interna para cuidar do marketing da sua empresa, é preciso lembrar que, contratar um funcionário não custa somente o salário que ele recebe, quando for avaliar o custo, considere impostos, benefícios, férias, 13º salário, possíveis faltas ou afastamentos.

Outro fator fundamental, nem sempre temos budget, verba, grana, dindin para contratar diversos profissionais, mas, o Marketing Digital tem diversas linhas de atuação, com especificidades que requerem conhecimentos e habilidades para que seja bem pensado e executado. Em geral, contratar somente um profissional não atende a demanda da empresa, ou faz com que nenhuma área seja coberta como realmente deveria ser.

Em contrapartida, ao contratar uma agência ou consultoria especializada, você sabe exatamente o valor que precisa investir e quais serviços terá à disposição. Consultorias especializadas, tem equipes multidisciplinares, com profissionais especializados nos mais diversos nichos de conhecimento (design, conteúdo, programadores, social media, gestor de projetos, atendimento, etc).

Assim, se você deseja segurança no investimento e retorno, contratar uma consultoria especializada, é certeza de sucesso! Com o passar do tempo, e o crescimento estruturado de sua empresa, essa situação pode ser reavaliada, talvez, ter um profissional que pense em estratégias e faça a ponto entre o consultor e a empresa, passe a ser muito interessante e eficiente.

Contratar uma consultoria especializada que realmente ajudará a sua empresa a crescer, também precisa de critérios, veja alguns pontos chave e saiba como escolher uma empresa de confiança, e que lhe ajude a chegar aos resultados esperados.

Como escolher uma consultoria especializada?

  1. Verifique a quanto tempo a agência ou consultor presta o serviço: Saber há quanto tempo uma empresa atua dentro do segmento que você deseja contratar te ajuda a ter uma ideia da solidez que ela tem no mercado. No caso dos consultores, veja quanto tempo tem de experiência em Marketing Digital.
  2. Saiba com quem você vai trabalhar: Conhecer a pessoa que irá lhe atender é essencial, peça uma visita ou vá até o escritório das consultorias selecionadas por você. Converse sobre as especialidades profissionais que considera necessárias.
  3. Como são tratadas as contas pela consultoria: É muito importante avaliar como o consultor trata as contas que já tem, em quantos clientes está atuando simultaneamente. Conversem sobre como você espera que seja o atendimento à sua empresa e alinhem a expectativa.
  4. Peça referências: Procure saber quais são os clientes que a consultoria já atende e peça autorização para falar com um ou alguns deles. Assim, você pode ter a opinião do cliente sobre o atendimento.
  5. Valorize Gestão de Projetos: Consultorias que trabalham com gestão de projetos são muito mais organizadas e preparadas para lidar com diversas demandas, vindas de muitos clientes ao mesmo tempo. Consulte o seu consultor, se ele trabalhar com gestão de projetos de seus clientes, é sinal de que ele é bem preparado e organizado!
  6. Procure por nichos: Se você conseguir um consultor especializado em seu nicho de negócio, ou no seu público alvo, a tendência é que o sucesso seja ainda mais rápido e sustentável.
  7. Estabeleça Metas: Um bom consultor estabelecerá metas e criará processos tangíveis para alcança-las.
  8. Negocie preço: Negocie o valor que irá pagar pelo trabalho, alinhe sua expectativa com o consultor e planejem juntos. Façam um cronograma de entregas e pagamentos.

Ao contratar alguém, seja um funcionário ou um consultor, pergunte sempre como ele ajudará o seu negócio a crescer, alcançar resultados. Saber como a pessoa entende que pode contribuir é uma maneira de avaliar se considera que as ações propostas estão de acordo com o que você deseja.

A decisão final sobre ter uma equipe interna, ou contratar uma consultoria, é sempre da empresa que está em busca de melhorias para o seu marketing, apresentamos informações, com o propósito de lhe auxiliar nesta importante tomada de decisão.

A DBMK está sempre à disposição para esclarecer dúvidas, e encontrar maneiras de ajudar a sua empresa a crescer e alcançar os melhores resultados, então, quando precisar de consultoria especializa em marketing digital.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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