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Presença digital para micro e pequena empresa

Com certeza você já pesquisou na internet sobre uma determinada marca, produto ou serviço. Geralmente é isso o que as pessoas fazem antes de sair pessoalmente em busca de algo que estão procurando. Portanto, a presença digital de uma empresa é extremamente relevante de forma geral.

No marketing digital, o que manda na sua popularidade é o quão relevante é a sua presença digital como um todo. Isso não está associado apenas às mídias sociais, como Facebook e Twitter, mas também ao seu website, listas de e-mails, blogs e como sua marca aparece no Google.

Através de uma presença digital forte e de qualidade, você consegue gerar um grande aumento nos ganhos, além de alavancar a sua popularidade.

Neste post, vamos te mostrar o que você está perdendo por não ter uma presença digital efetiva. Então, fique ligado e saiba tudo para melhorar a sua presença digital!

Uma Presença Digital Fraca Só Te Prejudica

Quando você tem uma marca ou uma empresa, a prospecção de novos clientes é algo que faz parte das rotinas. Normalmente, são contratados vendedores ou promoters para trazer novos clientes até a empresa. Mas no caso de micro e pequenas empresas, existe uma alternativa muito mais rentável do que a contratação de empregados.

Essa alternativa é o marketing digital. Através de algumas estratégias de marketing, você consegue fazer com que os clientes venham até você por vontade própria, ao invés de ter que prospectá-los.

Para que isso funcione é preciso saber quais são as métricas e soluções disponíveis para cada público-alvo. No geral, podemos dizer que é possível aumentar a relevância de basicamente todos os tipos de marca.

Mas o devido cuidado deve ser tomado. Se você tiver uma presença digital fraca, que não seja atrativa e relevante, isso pode ter um impacto negativo ao invés de melhorar a sua popularidade.

Por exemplo:

  • Um website ruim e desatualizado;
  • Uma página em redes sociais que não interage nem posta conteúdo novo;
  • Pouca geração de tráfego qualificado ou mal posicionamento no Google.

Tudo isso gera impacto negativo. As pessoas vão pensar que a sua empresa não é capaz nem de manter uma presença digital relevante, que dirá de atender as necessidades delas como clientes.

Portanto, preste atenção nas dicas que vamos te dar a seguir. Através dessas estratégias, você conseguirá aumentar sua relevância e fazer com que as pessoas te procurem por vontade própria!

Tenha Um Website

Parece óbvio, mas não é! A quantidade de empresas que ainda não possuem um website é assustadora. O ponto crucial, mais importante para qualquer empresa é, sem dúvidas, manter um website bom e atualizado.

A elaboração de um website depende do branding, que é a construção ou reestruturação de uma marca e identidade visual. O visual do seu website deve estar alinhado com o da sua identidade visual para que as pessoas a reconheçam assim que acessarem.

Este site deve estar sempre atualizado com as melhores tecnologias de desenvolvimento, para que seja atual, rápido e fluido. Além disso, você precisa fazer a manutenção semanal em questão de novas informações, mudanças na estrutura da empresa, etc.

O site também deve ser responsivo, preparado para dispositivos móveis como smartphones e tablets, além de entregar uma ótima experiência para o usuário.

Mantendo o site atualizado, ele estará sempre relevante para quem o acessar.

Um bom website contribui para a melhora da presença digital. Além disso, é muito importante para transformar um usuário curioso em potencial cliente. Digamos que o usuário esteja pesquisando por “encanador em Mogi das Cruzes”. Quando este usuário encontra uma empresa que oferece este serviço e que possui website, vai naturalmente acessá-lo, procurando maiores informações a respeito.

Portanto, se a sua empresa não possui ou possui um website ruim e desatualizado, você estará perdendo clientes para a concorrência. O usuário prefere muito mais ir atrás de marcas e empresas que estão presentes na internet do que procurar as que possuem apenas um telefone e endereço nos sites de classificados.

Ter um website passa mais credibilidade para sua empresa. Você se mostra disponível e aberto a novos clientes quando possui um site atualizado e atrativo.

Redes Sociais

Não é segredo para ninguém: as redes sociais são os mais rápidos veículos de comunicação da internet. Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e até mesmo o LinkedIn. Cada uma das mídias sociais têm um foco diferente e podem te ajudar a aumentar a relevância da sua presença digital.

Quando uma marca está presente nas mídias sociais, ela está dizendo ao público que está disponível para contato direto. Desta forma, as pessoas se sentem mais à vontade e confiam mais naquela marca, uma vez que ficam mais próximas dela.

Na prática, isso quer dizer que a proximidade de ter suas perguntas respondidas, opiniões ouvidas e solicitações atendidas, faz com que o usuário veja a empresa com melhores perspectivas.

Além disso, as redes sociais são importantes para levar novos visitantes ao seu website e, consequentemente, até a sua empresa. Isso é feito por meio de postagens atrativas, interessantes ou úteis, que tenham como finalidade trazer o usuário ao site para conhecer determinado produto, serviço ou marca.

Uma atuação efetiva nas redes sociais deve ser atrativa, envolvente e engajadora.

Assim, a conversão se torna mais fácil e abrangente, uma vez que as redes sociais estão presentes a nível mundial e o seu post pode “viralizar”, alcançando um surpreendente número de pessoas.

Não estando presente nas redes sociais, você perde diversos clientes que ainda não conhecem a sua marca e precisam ser prospectados por outros meios. Consequentemente, você perde investimento desnecessário nessa prospecção agressiva.

Além disso, a presença digital por si só já é uma prospecção natural, ao contrário da agressividade utilizada tradicionalmente.

Marketing de Busca

Uma ferramenta poderosa para alavancar os resultados da sua marca é o marketing de busca. Através de técnicas como o SEO – Search Engine Optimization e o SEM, é possível posicionar bem a sua empresa e fazê-la ser mais notável.

SEO significa otimização para mecanismos de busca. É uma prática que leva o site da sua empresa aos primeiros resultados de busca no Google, por exemplo.

Já o SEM são os links patrocinados que você coloca no Google ou no Facebook. Eles podem aumentar a visibilidade da sua marca e são configurados para o público alvo que você deseja atingir. Exemplo: quem reside na cidade de São Paulo.

Conclusão

Estes são alguns meios de fortalecer a sua presença digital. Há muitos outros dentre eles, que podem ajudar a sua marca a se tornar mais relevante e começar a atrair clientes de forma natural, sem precisar ir atrás deles.

Para a micro e pequena empresa, a presença digital é um portal que pode se abrir para um mudo vasto de crescimento sem fim. É o primeiro passo, importantíssimo para potencializar os ganhos e aumentar a popularidade da sua marca.

Sem uma presença digital ou até mesmo tendo uma presença digital fraca, sua empresa está perdendo dinheiro! Seus concorrentes que já descobriram isso estão agora mesmo passando na sua frente e decolando, enquanto você ainda está pensando.

Então pare de perder tempo e transforme sua empresa no seu maior sucesso através da presença digital. Lembre-se: o futuro está cada vez mais conectado. E você, vai ficar off-line?

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