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Growth Hacking, descomplicamos para você

Se você está pesquisando sobre como promover o crescimento da sua empresa utilizando marketing, empreendedorismo ou novidades tecnológicas, é provável que você tenha ouvido falar sobre growth hacking.

Apesar de não ter uma tradução literal para o português, growth hacking é fácil de entender se analisarmos as palavras separadamente. “Growth” significa crescimento e “hacking” vem de hack, que significa brecha ou espaço. Portanto, growth hacking é a ação de encontrar brechas ou espaços para promover o crescimento de uma empresa.

Muitas pessoas associam o termo hack aos hackers, mas isso não é totalmente correto. Hackers procuram por brechas de segurança, enquanto o growth hacking é sobre encontrar formas de ampliar e fidelizar a rede de clientes de uma empresa.

Hoje em dia, o growth hacking é mais do que uma tendência, é uma necessidade para todas as empresas que desejam crescer de forma assertiva em um mercado cada vez mais competitivo. Encontrar as melhores táticas para promover o crescimento da empresa pode fazer toda a diferença.

O que é o Growth Hacking?

O conceito de growth hacking surgiu no Vale do Silício, nos Estados Unidos, por volta dos anos 2000. Foi criado por um cara chamado Sean Ellis, que definiu growth hacking como um tipo de marketing orientado a experimentos.

A ideia principal é encontrar as melhores maneiras de conquistar e manter clientes, testando diferentes abordagens e medindo seus resultados. Dessa forma, é possível descobrir o que funciona melhor, onde, quando e por quê, e assim obter um marketing realmente eficiente. Essa abordagem pode ser aplicada não apenas em campanhas de marketing, mas também em outras áreas da empresa, como em mudanças de produtos ou embalagens, por exemplo.

Para implementar a estratégia de growth hacking, é necessário combinar marketing e engenharia e realizar experimentos monitorados. É importante considerar todas as áreas da empresa, ter ideias criativas e colocá-las em prática, monitorando constantemente os resultados para saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado.

Para que serve o Growth Hacking?

Growth hacking é uma abordagem mais ampla do que simplesmente o marketing. Para entender como atrair e conquistar clientes, é importante considerar a psicologia do consumidor. E uma das melhores maneiras de descobrir o que funciona é por meio de testes A/B, com metodologias que tornem o acompanhamento dos resultados fácil e viável.

Para aplicar o growth hacking, podemos pensar em 5 etapas, que funcionam como um funil.

  • Primeira etapa é a aquisição, que consiste em atrair e conquistar novos clientes.
  • Segunda é a ativação, que acontece quando o cliente compra e precisa ter uma ótima primeira experiência.
  • Terceira é a retenção, que se trata de manter o cliente satisfeito para que ele continue comprando da sua empresa.
  • Quarta é a receita, quando o cliente compra de fato e não apenas usa vantagens e itens gratuitos, tornando-se um comprador recorrente.
  • Quinta etapa é a indicação, quando o cliente está tão satisfeito que indica a sua empresa para amigos e familiares.

Conseguir ter e manter estes 5 pontos é o sonho de todas as empresas, e utilizando corretamente as técnicas de growth hacking, isso é plenamente possível.

Aplicar o growth hacking não exige necessariamente um grande time de especialistas. Mesmo em empresas pequenas, é possível começar a pensar com seus funcionários e avaliar juntos o que pode melhorar. É importante escolher uma das etapas do funil como prioridade, traçar uma estratégia e testá-la, mensurando seus resultados. Ter um profissional que auxilie nesse processo pode ser interessante, já que um consultor, por exemplo, custa menos do que um time e pode trazer conhecimentos específicos para melhorar os resultados da sua empresa.

Quais são os reais benefícios do Growth Hacking?

Para entender o que é growth hacking, é importante entender que ele não é uma estratégia melhor ou mais eficiente do que o marketing tradicional. Na verdade, ele é uma parte importante de uma estratégia moderna de marketing que visa o crescimento de uma empresa.

No entanto, também é importante lembrar que o growth hacking não é uma mágica que pode ser realizada com simples mudanças no site ou nas redes sociais. Para ser eficaz, é necessário avaliar opções e pensar estrategicamente, definindo métodos e métricas para medir o resultado.

O growth hacking é eficaz quando sabemos o que estamos testando e medindo. Mudar a cor do site pode ser uma estratégia de atração para mais visitantes, mas é necessário ter um método para medir se essa mudança foi realmente eficaz, como um teste A/B, por exemplo.

Para quem se dedica o Growth Hacking?

Growth Hacking é uma técnica que pode ser usada por qualquer empresa, independentemente do tamanho ou do orçamento disponível. Existem diversas maneiras de implementar o growth hacking, desde um único empreendedor que realiza todas as tarefas e acompanha os resultados, até uma equipe de especialistas em uma empresa maior.

Algumas empresas preferem envolver mais pessoas em todo o processo, a fim de gerar mais ideias e garantir que tudo esteja sendo monitorado de perto. Outras optam por contratar um consultor especializado em growth hacking, que pode trazer novos conhecimentos e técnicas para a empresa. E, em outros casos, há empresas que possuem um time de especialistas internos focados na técnica.

O importante é que a empresa encontre a melhor maneira de aplicar o growth hacking em sua realidade, levando em consideração seus objetivos, recursos e capacidades.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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