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Dicas para vender mais no dia dos pais

Com o Dia dos Pais se aproximando, seu negócio deve estar preparado para atender os clientes que buscam presentear nessa data.

Seja quem é do setor de varejo quanto quem atua com serviços deve estar atento às oportunidades para aumentar suas vendas na data – afinal, depois do Natal e do Dia das Mães, o Dia dos Pais disputa acirradamente com o Dia dos Namorados a terceira posição entre as principais datas do calendário comercial.

O Dia dos Pais oferece grandes oportunidades para quem deseja ampliar os negócios e aumentar seu faturamento, então, para que sua empresa aproveite essa data comemorativa com êxito, trouxemos dicas que vão impulsionar suas vendas.

Vender mais Dia dos Pais

Dados sobre as vendas no Dia dos Pais

As vendas na semana do Dia dos Pais, que este ano ocorrerá entre os dias 7 e 13 de agosto, tendem a ser bem promissoras, pois após dois anos de pandemia, as vendas em 2022 aumentaram cerca de 11,7% em comparação com essa mesma data comercial em 2021.

Esse mesmo levantamento também apontou que o aumento foi de 9,2% nas vendas físicas e de 33,0% pelo varejo on-line e apontou que o crescimento nas vendas ocorreu em todas as regiões do país durante o Dia dos Pais:

  • A região com a maior alta foi a Sudeste – com 10,1%;
  • O Nordeste ficou com a segunda posição – tendo alta de 9,3%;
  • Seguido pelo Centro-Oeste – apresentando crescimento de 8,8% nas vendas;
  • E as regiões Norte e Sul ocupam o fim do ranking empatadas com de 7,2%.

Já no desempenho por estado, os campeões de alta nas vendas no Dia dos Pais de 2022 foram Minas Gerais com 12,4% na primeira posição, com o Rio Grande do Norte – 11,5% em segundo lugar e, logo na esteira, São Paulo com 11,3%.

Outra informação interessante sobre o Dia dos Pais de 2022 é que cerca de 34% do público deixou para comprar o presente há cerca de 15 dias do evento e a taxa subiu para 36% dos clientes que deixaram para comprar na semana antecedente à data.

E um dado bem importante levantado pelo DataSebrae mostra que os presenteados não são apenas os pais – que atingem 27%, mas maridos, companheiros, noivos e namorados também figuram entre os mais presenteados – somando 31%.

Produtos mais procurados

Entre os presentes mais buscados em 2022, os calçados lideraram e, para o Dia dos Pais deste ano, tendem a se manter na preferência do público.

Os consoles e videogames também cresceram em vendas no Dia dos Pais do ano passado com um crescimento de 25,7% na comparação a 2021 e um aumento de 13% no ticket médio dos consumidores.

As ferramentas elétricas também são destaque nas buscas, sendo a furadeira e parafusadeira o item mais buscado que, junto a outros eletrodomésticos: panela de pressão e sanduicheira, apresentaram crescimento na procura do presente.

Uma pesquisa que bombou em 2022 nas buscas pelo presente dos papais foi “garrafa térmica” e “copo stanley”, que cresceu exponencialmente liderando a busca por acessórios de camping.

Presentear com bebidas é quase tradicional no Dia dos Pais e os produtos que apresentaram maior crescimento nessa data em 2022 foram o whisky que ampliou suas vendas em +51%, seguido pela e cerveja com crescimento de +40%.

Em relação às categorias de presentes que tiveram maior crescimento foram:

  • Cosméticos e higiene pessoal – alta de 18,1%;
  • Óticas e joalherias – alta de 14,2%;
  • Vestuário – alta de 9,6%;
  •  Livraria e papelaria – alta de 8,4%;
  • Varejo alimentício especializado – alta de 3,3%.

Cada geração tem sua preferência de presentes

A categoria de barbearia mostra-se a preferida da Geração Z (nascidos entre 1990 e 2010), ao passo que a geração dos boomers (compreende os nascidos entre 1945 e 1964) prefere ser presenteada com acessórios de cozinha.

Na categoria de eletrônicos, os smartphones são os presentes preferidos da Geração Z, ao passo que os televisores são os escolhidos pelos consumidores com mais de 55 anos.

Dicas para sua empresa vender mais nesta data

Coloque em prática as dicas abaixo para ampliar suas vendas nesse Dia dos Pais:

Planejar com antecedência é fundamental

Planejar sua campanha de Dia dos Pais com antecedência permite ao seu negócio identificar bem quem é a sua persona e público-alvo e qual a solução que você oferece ao cliente.

Ao comprarmos um presente para alguém, geralmente surge aquela dúvida: “o que essa pessoa gostaria de ganhar?” O ideal é que sua empresa se conecte a essa dúvida, pensando com a cabeça do cliente, facilitando sua decisão do que comprar.

Use e abuse das redes sociais para a campanha de Dia dos Pais

Criada a ideia da campanha de Dia dos Pais, definido o público-alvo e o diferencial do seu negócio, comece a comunicação pelas redes sociais.

Lembre-se da dica acima e busque uma forma de que essa comunicação possa enfatizar o estilo de pai mais alinhado com o que seu negócio oferece:

  • Pai esportista;
  • Pai fã de automobilismo;
  • Pai leitor;
  • Pai amante do futebol;
  • Pai casual;
  • Entre outros.

Fazer uma Live shop como esquenta “Dia dos Pais” é interessante para divulgar os seus produtos. Então marque uma data para a live e faça a divulgação para seu público com antecedência. Avalie também parcerias com influencers, para atrair mais público.

Uma dica de ouro é sua empresa usar aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, para fazer uma comunicação personalizada com sua clientela – oferecendo produtos que combinem com o estilo de seus pais.

Antecipe suas promoções

Em 2022, os clientes adiantaram bastante suas pesquisas por ofertas para o Dia dos Pais, de forma que o primeiro grande pico de visitas ocorreu cerca de um mês antes da data, então antecipe a divulgação das suas promoções.

Aproveite e personalize seu site com banners e páginas especiais da campanha de pais e ofereça conteúdo instagramável.

Aqui vale investir em diferentes estratégias de marketing que objetivem alcançar seus potenciais clientes – seja através de conteúdos nas redes sociais, anúncios patrocinados e e-mail marketing, sem esquecer de otimizar suas páginas para SEO de forma que o seu e-commerce figure nas primeiras posições dos buscadores.

Faça sugestões de presentes

Para conquistar os clientes com criatividade, invista em uma seção especial no seu site com sugestões que auxiliem o cliente na escolha, como por exemplo:

  • Melhores presentes por até R$ 50,00;
  • Presentes mais comprados para o Dia dos Pais;
  • Montagens de kits de produtos para diferentes perfis de pais;
  • Produtos personalizados de acordo com o estilo de vida;
  • Seções de presentes como: pais esportistas, pais cozinheiros, pais descolados etc.

É super bacana  adequar esses kits e combos às individualidades de cada perfil de pai, pois seu negócio consegue oferecer uma experiência mais personalizada para seu cliente e também conquistar a preferência e a simpatia de novos consumidores, que têm pouca ou nenhuma familiaridade com a sua loja, de forma que isso lhes dê confiança para fechar a compra.

Oferecer opções assim, além de ajudar os indecisos a escolher o presente ideal, pode fazer com que seu e-commerce venda mais.

Amplie seus canais de venda

No último Dia dos Pais, mais da metade das visitas a e-commerces foram realizadas através de dispositivos móveis – então facilitar a navegação e o processo de compra dos usuários adeptos a smartphones e tablets oferecendo um site responsivo pensando para uso mobile, pode fazer uma grande diferença nas suas vendas.

Site travando, lento, ou não preparado para smartphone tende a espantar o cliente na hora.

Procure também disponibilizar outros canais de vendas para os clientes, como os marketplaces e as redes sociais – que mostram-se os canais de compra preferidos por 35% do público de 16 a 29 anos.

Um grande número inclusive revela que pretende pesquisar os presentes de Dia dos Pais pelo Instagram, portanto, seja estratégico ao investir em conteúdos e anúncios nessa rede social, e cadastre os produtos no Instagram Shopping para criar uma vitrine virtual super atrativa no perfil da sua marca.

O WhatsApp também é um excelente recurso como canal de vendas, pois ele em especial otimiza o contato com os clientes, por oferecer um atendimento mais humanizado e consultivo – atendendo as expectativas e sanando dúvidas do cliente ao longo das etapas da compra.

Não descuide da entrega

Frete muito caro é um dos principais fatores que levam o consumidor a desistir de uma compra no Dia dos Pais, seguido de perto por prazos de entrega ruins.

Dessa forma, busque disponibilizar opções logísticas vantajosas para o cliente: frete grátis e entrega express, por exemplo, para não pesar no bolso do consumidor e garantir que o presente chegue a tempo para a data.

Evite ao máximo a frustração do comprador, então aposte na transparência e certifique-se de que a sua operação logística esteja funcionando a pleno vapor antes da data.

Inclusive monitore constantemente os pedidos e faça o embalo e despacho com eficiência.

Proporcione uma experiência satisfatória para seu cliente

Dependendo do seu negócio é possível adaptar seus produtos ou serviços de maneira a gerar uma experiência de consumo mais satisfatória para os clientes no Dia dos Pais – e em datas comemorativas também.

Se você é dono de um restaurante, por exemplo – você pode vender reservas antecipadas para o almoço de Dia dos Pais ou criar uma boa forma de delivery, que leve a experiência do seu estabelecimento até a casa do cliente.

Outra ideia é fazer uma programação diferenciada na data – como vir com o Pai para escolher o presente ao vivo, ou mesmo fazendo encomendas e entregando na hora agendada na casa do cliente.

Para ações assim, o ideal é que a campanha de divulgação seja feita com antecedência para evitar filas de espera ou outras situações negativas.

Tenha um atendimento de excelência

Oferecer um atendimento cordial e humanizado pode fidelizar o cliente,  lembrando que a fidelização é tão (ou mais!) importante quanto o aumento das vendas.

Mas esse atendimento deve ser excelente desde o contato inicial com o cliente até uma possível troca do produto – caso o pai não goste do presente ou este não sirva, até o pós-venda – pois essas atitudes são muito importantes para gerar fidelização.

Muitas vezes, na troca do produto, os clientes acabam levando mais coisas, especialmente quando o atendimento é bom. Ou seja, esse momento é estratégico e pode inclusive fazer com que você venda de novo.

Então, na troca de um produto ou serviço, mostre ao consumidor que ele precisa de outros produtos, complementares e se for possível (financeiramente falando) ofereça vantagens.

Tratar bem o cliente em todas as etapas da jornada de compra faz com que as pessoas falem bem da sua marca para amigos e familiares gerando um crescimento indireto e de quebra um marketing orgânico, pelo boca a boca.

Como essa data pode ser uma oportunidade de crescimento para sua empresa

Após a finalização da campanha de Dia dos Pais, a próxima etapa é reunir a equipe e fazer uma avaliação das vendas e outros aspectos e também elencar os desafios encontrados a fim de preparar o time para as datas comemorativas à frente.

Lembrando que após o Dia dos Pais não faltam datas comemorativas no calendário comercial para impulsionar suas vendas, então fazer um cuidadoso balanço dos resultados da campanha após essa data é imprescindível.

Conferir quanto foi investido, calcular as vendas feitas, elencar que ações estratégicas mostraram-se assertivas e avaliar os resultados obtidos auxilia a verificar pontos de melhora, mesmo havendo um saldo positivo.

Isso contribui para que o negócio invista na inovação a cada campanha, melhorando seu planejamento para outras datas: Black Friday, Dia das Crianças, Natal…

Datas comemorativas são molas propulsoras

Quem é dono do próprio negócio sabe a importância das datas sazonais, como o Dia dos Pais – afinal elas são oportunidades para aumentar as vendas, criar um vínculo maior com seus clientes e até conquistar novos públicos, expandindo os horizontes da empresa.

Mas para garantir uma melhora significativa nas vendas no Dia dos Pais, contar com ajuda especializada pode ser o grande diferencial!

A dica aqui é que você tenha o respaldo de um sistema ERP – uma solução cheia de funcionalidades que permitem a sua empresa aumentar as vendas, controlar o estoque, agilizar processos e reduzir custos – tudo de forma segura, prática e on-line.
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