Fique por dentro de por dentro de tudo o que você precisa saber sobre fulfillment: o que é, suas etapas, vantagens e muito mais.
A palavra fulfillment vem sendo disseminada no meio digital com bastante frequência, dado a sua importância no processo logístico de qualquer ecommerce. Entretanto, você sabe o que esse termo de fato significa? Ou então como aplicar seus conceitos na sua loja virtual de forma correta?
Se a resposta for não, relaxa! Nesse texto, você ficará por dentro de tudo o que você precisa saber sobre fulfillment: o que é, suas etapas, vantagens e muito mais.
Boa leitura!
Mas, afinal, o que é fulfillment?
O Order Fulfillment, como também é conhecido, nada mais é do que um conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online.
Dessa forma, o fulfillment se inicia no processamento do pedido, passa pela separação no estoque e se estende até o pós-venda junto ao consumidor. Tanto a loja virtual quanto uma empresa terceirizada podem realizar esse procedimento.
Por fim, esse processo se mostra bastante importante no que diz respeito à satisfação do cliente, vez que procedimentos logísticos quando bem executados costumam impactar positivamente a reputação do negócio.
Quais são as suas etapas?
Agora que você aprendeu o conceito, confira como se dá cada etapa do processo de uma forma simples e bem detalhada:
Estoque
Primeiramente, é necessário armazenar todos os produtos adquiridos pela loja online, seja em um espaço próprio ou alugado. Após isso, chega o momento de gerir corretamente todas as mercadorias contidas no estoque, a fim de garantir a disponibilidade dos itens sempre que necessário.
Separação
Em síntese, aqui é preciso fazer a organização, por tamanho, modelo e cor, após uma compra ter sido realizada na loja online. Além disso, é de suma importância organizar os produtos de forma adequada, facilitando assim sua localização e separação.
Lembre-se que erros nessa parte do processo podem fazer com que a sua empresa tenha que lidar com logística reversa e todos os impactos negativos que ela gera. Portanto, esteja bastante atento.
Embalagem
A embalagem é a etapa que garantirá que o produto vai chegar em excelentes condições para o consumidor final. Logo, é preciso escolher o material certo e garantir maior eficiência nessa etapa, utilizando-se de ferramentas automatizadas e especializadas. Do contrário, podem ocorrer danos no produto ou aumentar o tempo de entrega, caso seja feito de forma manual.
Transporte
O envio do produto é realizado pelo próprio ecommerce, onde um funcionário da loja precisa se dirigir até uma transportadora ou agência dos Correios e fazer a postagem do objeto. Vale lembrar que é demandado pelo mercado consumidor que haja uma tecnologia de rastreamento do produto.
Pós entrega
Por último, a etapa de pós-venda exige que a loja virtual recolha todos os dados relacionados aos processos de negociação, que vão desde a venda na loja virtual à entrega na casa do consumidor final. Prezar pela satisfação do cliente com a compra e com o modelo de entrega é fundamental para a perenidade do negócio.
Veja algumas empresas que prestam serviços de fulfillment
A terceirização de serviços de fulfillment vem ganhando bastante notoriedade no Brasil, ao passo que empresas como Amazon e o Mercado livre vem se consolidando cada vez mais nesse mercado.
Dessa forma, separamos as principais empresas que prestam serviços de fulfillment no país para que assim você consiga escolher qual a melhor opção para o seu negócio.
Fulfillment da Amazon
O serviço de logística da Amazon se iniciou no final de 2020, oferecendo serviços de gestão relacionados ao recebimento, separação, packing e envio dos produtos. Dentre alguns dos seus principais benefícios, estão:
- Produtos elegíveis para Amazon Prime;
- Suporte no atendimento ao cliente;
- Lojista pode manter mercadoria em seu armazém ou no da Amazon.
Fulfillment Mercado Livre
O Envios Full, serviço do Mercado Livre, é uma opção para lojistas que vendem em seu marketplace. Saca só os benefícios:
- Maior exposição de anúncios no marketplace;
- Entrega no dia seguinte com destino a São Paulo;
- Atendimento ao cliente no pós-venda;
- Crédito para envio de mais estoque.
Correios Log+
O serviço de fulfillment dos Correios é voltado para as pequenas empresas e exige que o lojista realize um pagamento de um valor fixo por cada item armazenado e pedido atendido. Abaixo, veja a lista com as suas principais vantagens:
- Integração com softwares de ERP e atendimento;
- Embalagem gratuita;
- Sem cota mínima de pedidos;
- Emissão de nota fiscal.
B2W Fulfillment
A princípio, essa solução é voltada para os comerciantes e clientes presentes nas plataformas das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime.
Assim, o serviço funciona para empresas com CNPJ nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O faturamento mínimo exigido é de R$ 50 mil mensais.
Conheça os benefícios:
- Embalagem gratuita;
- Atendimento ao cliente;
- Expedição no mesmo dia.
DHL Fulfillment
Voltada tanto para empresas do segmento B2C como também para e-commerce B2B, o serviço de Fulfillment da DHL oferece a criação de pedidos, armazenamento, remessa e também atendimento ao cliente. Na sua lista de vantagens, temos a seguinte relação:
- Montagem de kits e packaging;
- Opções de click & collect ou entrega direta;
- Envio doméstico e internacional.
Direct
A Direct, especializada em logística para e-commerce, oferece fulfillment para lojistas de todos os portes.
Eu ouvi benefícios? Opa! Aqui:
- Mercadoria armazenada em armazém da Direct ou centro de distribuição próximo;
- Impressão remota de notas fiscais;
- Atendimento a ocorrências dos clientes.
Pier 8
Por último, temos a startup brasileira Pier 8 que funciona tanto para marcas que operam em marketplaces como para aquelas que contam com lojas virtuais próprias. A empresa vende como diferencial a tecnologia para acompanhamento dos pedidos.
Na lista de benefícios oferecidos por esse serviço, temos o seguinte:
- Check-in automatizado de mercadorias;
- Acompanhamento em tempo real das etapas;
- Entregas em até 6 horas para a Grande São Paulo.
Quais as vantagens do fulfillment para o ecommerce?
Redução de custos
Ao aderir a essa prática, sua loja virtual não será obrigada a manter um espaço próprio para estocagem de produtos, reduzindo assim despesas com custos fixos de manutenção da estrutura física, segurança e etc.
Economia e otimização de tempo
Em suma, delegar o fulfillment a um operador especializado pode agilizar e padronizar processos, fazendo com que você consiga focar em assuntos estratégicos e pontuais do seu negócio.
Escalabilidade do negócio
Por fim, essa prática colabora com a escalabilidade do seu negócio, pois, mesmo que a sua loja apresente um aumento considerável no volume de vendas, esse tipo de operação não requer a contratação de mais pessoas e de um armazém maior para dar conta da logística.
Além disso, sua flexibilidade também precisa ser destacada. Assim, se não quiser terceirizar o fulfillment de vez, você pode optar por essa estratégia apenas em períodos sazonais e datas comemorativas.
Conclusão
Conforme vimos no texto, o fulfillment vem se mostrando altamente eficaz no que se refere à organização da logística das lojas virtuais e, ao que tudo indica, parece ser uma prática que chegou para ficar e se consolidar no mercado.
Logo, cabe aos novos e antigos empreendedores digitais se adequarem a essa nova realidade e incorporarem esse modelo de logística ao seu negócio sempre que necessário.
Curtiu? Aproveite pra ler também o conteúdo sobre Melhores práticas para organizar a logística do seu ecommerce.
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