A nota fiscal para ecommerce gera muitas dúvidas entre os empreendedores, principalmente em relação às obrigatoriedades e formatos. A exigência da emissão de notas fiscais varia conforme o marketplace utilizado e as regulamentações do Estado onde a empresa está estabelecida.
Para simplificar o processo, o empreendedor pode automatizar a emissão de notas fiscais para ecommerce utilizando um sistema de gestão. Essa automação unifica as etapas, garantindo eficiência tanto para o negócio quanto para o cliente, além de economizar tempo e energia para focar em outras áreas da operação.
Com a digitalização das notas fiscais, o processo tornou-se mais ágil e prático em comparação com os antigos cupons fiscais, que eram gerados manualmente.
Confira a seguir mais detalhes essenciais sobre a nota fiscal para ecommerce e suas vantagens.
Saiba as diferenças entre a NF-e e a NFC-e
A nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) -e um documento emitido para o consumidor final. Sua função consiste em oferecer as informações sobre o produto adquirido, como valor de compra, tributos e demais características. A emissão da NFC-e é fundamental para fins de fiscalização e comprovação tributária.
A NF-e é uma uma nota fiscal eletrônica, um documento de existência apenas digital emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação de serviços.
Vantagens de emitir notas fiscais
Além de estar em dia com o Fisco e dar uma garantia ao consumidor, a redução de custos é um grande benefício da NF-e. Isso porque, bem como sustentável, a digitalização permite à empresa uma economia significativa em gastos de impressão e armazenamento de documentos.
Além disso, também melhora a gestão do capital de giro, uma vez que contribui para manter a conformidade e evitar multas legais.
Para o cliente, contar com NF-e do produto ou serviço também apresenta alguns benefícios como a eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, além da padronização dos processos que envolvem o comércio e o cliente, e incentivo ao comércio eletrônico.
As NF-e podem ser lançadas por qualquer modalidade de negócio, desde os MEIs até as grandes empresas, a emissão pode ser feita pelo ERP, que já integra todas as informações da empresa ou também pela plataforma do SEFAZ.
A simplificação da escrituração fiscal e contábil também passa a acontecer com as NF-e arquivadas e a ocorre também uma otimização do planejamento logístico, já que todas as notas fiscais são entregues junto aos produtos, deixando com o cliente uma cópia e facilitando processos logísticos.
Como fazer a emissão de NF-e para e-commerce?
Através do sistema de gestão ERP, emitir notas fiscais fica muito fácil. Para emitir NF-e basta ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), para que possa expedir nota fiscal quando for vender no e-commerce.
Após isso, é preciso fazer um cadastro da sua empresa na SEFAZ do seu estado – tendo em mãos o Certificado Digital – e instale o software correspondente à emissão de nota.
Impostos que incidem sobre a NF-e:
- Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ)
- Contribuição para Financiamento de Seguridade Social (COFINS)
- Programa de Integração Social (PIS)
- Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL)
- Imposto sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISS)
- Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
- Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)
- Contribuição Previdenciária Patronal (CPP)
O empreendedor de e-commerce precisa de processos facilitados para dar conta de vender em múltiplos canais, sem grande desgaste e erros na sincronização de informações.
A emissão de notas fiscais é um grande aliado ao comércio virtual, garantindo ao cliente o recebimento da sua nota fiscal entregue junto aos produtos, deixando com o uma cópia e facilitando processos logísticos e também trocas e devoluções na logística reversa.
O Bling é um sistema de gestão completo, que permite emitir com rapidez e facilidade diversos modelos de notas fiscais eletrônicas, como a Nota Fiscal Eletrônica para produtos (NFe), a Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFSe) e a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe).
Se ainda não é cliente Bling faça um teste grátis por 4 meses grátis utilizando o cupom #lojaintegrada e conheça na prática as vantagens de utilizar o Bling!
Simplifique a Emissão de Nota Fiscal para Ecommerce
Simplificar a emissão de nota fiscal para ecommerce é fundamental para garantir eficiência e legalidade nas operações da sua loja virtual.
Quer saber mais sobre como otimizar a gestão do seu e-commerce? Confira nosso blog na Loja Integrada e fique por dentro de dicas e soluções para potencializar o seu negócio online!
O post Tudo Sobre Nota Fiscal para Ecommerce apareceu primeiro em Blog da Loja Integrada.