10 Dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas

Atualmente tudo muda em alta velocidade, todas as pessoas se comunicam através da internet, e mercado não ficou para trás, nos negócios é comum encontrar clientes e efetivar vendas através por redes sociais. Aproveite estas 10 dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas.

Os consumidores são mais exigentes, novos conceitos e ideias surgem diariamente, e, mesmo o mundo dos negócios tendo lugar para todos, quem realiza uma boa campanha de marketing tem maiores e melhores chances de se destacar diante da concorrência, e assim, conquistar até mesmo os clientes mais exigentes.

As micro e pequenas empresas precisam se inserir no marketing digital, e com alguns poucos e simples requisitos, é possível criar e executar um plano de marketing digital adequado ao seu negócio, alguns itens são fundamentais, como capacidade de planejar, vontade de empreender e criar e inovação.

Tudo isso somado a consultoria especializada da DBMK, para te ajudar com o desenvolvimento das mais eficientes estratégias de marketing digital, é o caminho certeiro para que suas vendas aumentem, sua empresa cresça e valorize, além de poder contar com engajamento do seu público e maior divulgação em mídias digitais.

Com nossas dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas, você compreenderá que o marketing está diretamente ligado com inovação, empreendimento, inovação, adaptabilidade, praticidade, planejamento e aumento de lucro!

Confira aqui 10 dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas.

10 Dicas de marketing digital para micro e pequenas empresas

1. Crie Identidade Visual

Sua marca é a cara da sua empresa, e a identidade visual adotada em sua estratégia de marketing digital faz muita diferença na conquista de novos consumidores. É importante criar a identidade visual e manter, para que seu cliente ou prospect saiba que aquela é a cara de sua empresa, para que em todas as redes, ou comunicação enviada o cliente compreenda imediatamente que veio de sua empresa.

Contar com ajuda profissional pode fazer muita diferença na criação de sua marca e identidade visual, pois cores e formas, influenciam na escolha dos consumidores.

2. Tenha um Blog

É de extrema importância criar conteúdo relevante para atrais mais pessoas com interesse em sua marca, ou produto, e uma forma que traz muito sucesso, são artigos em seu blog. Ao escrever seus textos para o blog, é importante pensar em assuntos relevantes, que atrairão o interesse das pessoas, dar informações corretas e completas, mas, além disso, avaliar a maneira de escrever, e utilizar técnicas como SEO, por exemplo, e posicionar ainda melhor seu artigo nas pesquisas do Google.

É isso mesmo, a maneira de escrever pode influenciar o ranking de seu blog no Google!

3. Redes Sociais

É importante ter e manter ativos, alimentados e gerando engajamento páginas em redes sócias. Crie perfis corporativos, com informações sobre sua empresa, produtos e serviços que sejam relevantes ao seu público, e não se esqueça, nas redes sociais, é preciso gerar engajamento.

Gerar engajamento atrai seguidores, informações relevantes geram mais engajamento, consumidores bem atendidos, geram mais menções positivas e tudo isso gera mais vendas!

4. Consolide sua marca para seu público

Sua micro ou pequena empresa precisa criar engajamento para o seu público alvo, é sim preciso atrair mais seguidores, gerar mais interações, porém, foque em seu público alvo. Mesmo que sua página não seja reconhecida em alta escala, é de extrema importância que se consolide em seu mercado potencial.

5. Deixe de vender produtos, venda benefícios

Encare seu produto ou serviço e pense nos diferencias de mercado que a sua empresa oferece, produtos ou serviços simplesmente, podem ser feitos por muitas empresas, e certamente você tem concorrentes em seu nicho. A micro ou pequena empresa precisa focar em seus diferenciais, encontre os seus principais benefícios e trabalhe suas campanhas de marketing digital sempre com essa referência.

6. Entenda um pouco sobre anúncios na internet

Existem algumas formas de anunciar na internet, seja através do Google ou do próprio Facebook, verifique as formas e compreenda o que melhor se adequa ao seu negócio, o Google Adwords é uma excelente ferramenta, é possível posicionar sua marca nos primeiros resultados do Google através dele, e isso gera um resultado expressivo em cliques em seu site.

7. Seu site precisa ser vendedor

Não adianta simplesmente gerar cliques para seu site, é claro que queremos que muitas pessoas vejam sua empresa, produtos e serviços, mas o objetivo principal de uma campanha de marketing para micro e pequenas empresas, é gerar vendas. Por isso, o seu site precisa levar o cliente potencial a comprar, com promoções, facilidade para compra e pagamento, uma boa identidade visual e informação sobre os produtos fazem muita diferença.

8. Envie e-mail Marketing

Sim, os e-mails ainda funcionam e ajudam a gerar vendas. É preciso ter uma boa base de e-mails para enviar, e atenção à alguns pontos como o Assunto, ele chama ou não a atenção de seu potencial comprador, se o assunto não foi relevante, provavelmente seu e-mail não será nem aberto. Pesquisas mostram que 83% do público que recebe e-mail marketing realiza compras nas empresas que os enviam, então, não perca essa oportunidade.

9. Acompanhe os resultados da campanha

Campanhas de marketing digital são muito dinâmicas, é necessário planejar e avaliar diariamente o resultado obtido com cada ação, para assim, não investir nem tempo, nem dinheiro no lugar errado. É necessário ter um bom planejamento e métricas para que você consiga avaliar o resultado real de cada pedaço de seu plano e assim avaliar o que deve continuar e o que precisa ser reavaliado.

10. Mude o que for necessário

Acompanhando os resultados, você saberá o que é efetivo e o que não é, e assim, investirá sempre no lugar certo. Tenha um bom planejamento, que inclua prazos de resposta a cada ação, para que você não considere que algo não deu resultado fora do prazo mínimo para que isso aconteça. Mas não deixe de mudar o que for preciso, é necessário avaliar o planejamento e sempre buscar as melhores práticas.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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