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Vender mais ou vender melhor: qual estratégia adotar no varejo?

Com o mercado cada vez mais competitivo, é normal existir a busca ou até mesmo uma cobrança por resultados maiores e mais agressivos no varejo. O que muitas marcas não percebem é que, nem sempre, fazer muitas vendas é a solução para todos os problemas, principalmente quando se pensa em uma estratégia sustentável a longo prazo. É preciso pensar, também, em ter vendas mais qualificadas.

Neste artigo, veja a importância de buscar não só vender mais, mas vender melhor, com foco em experiência e relacionamento.

Se sua marca está investindo dinheiro para atrair mais e mais clientes, sem se preocupar com a fidelização, talvez seja a hora de rever esse conceito. É por isso que neste conteúdo vamos falar sobre a importância de buscar não só vender mais, mas vender melhor, com foco em experiência e relacionamento.

Por que é importante melhorar a qualidade de suas vendas?

Vender mais nem sempre significa ter mais lucro. A atração de novos clientes exige investimento em estratégias de marketing e vendas, um custo que chega a ser cinco vezes mais alto do que para manter um cliente que você já tem.

Além disso, quando não há um esforço em fidelização após ter adquirido um cliente por mídia paga, o investimento acaba não tendo retorno, uma vez que esse cliente só voltará a comprar da loja por meio de um novo anúncio patrocinado e você terá o dobro de custo com o mesmo cliente.

Isso quer dizer que investir na atração de clientes é um mau negócio? Claro que não. Essa é uma ação importante para aumentar o reconhecimento da sua marca e gerar receita. Mas se você quer ter clientes que fiquem com você por mais tempo e que gastem mais, você deve incluir esforços de retenção e relacionamento na sua estratégia. Augusto Rocha, co-founder do Oto CRM, falou sobre o assunto em uma participação recente no podcast ROI Hunters. “Um cliente só é cliente quando ele compra mais de uma vez na loja e a segunda vez não pode ser através de mídia paga”, afirma.

Portanto, idealmente, o objetivo da sua marca não deve ser apenas fechar mais vendas, mas sim ter clientes fiéis e que falem bem de você. Para isso, você precisa começar a vender melhor, ou seja, entender o comportamento e as necessidades do seu consumidor e enriquecer a experiência de compra, tanto na loja física como online, para atendê-lo da melhor forma e no momento certo.

Aumentando a fidelização com o poder da tecnologia

Tenha em mente que a primeira compra do seu cliente até pode vir por meio de um anúncio, mas a segunda não. O que isso significa na prática? Que sua estratégia para vender melhor deve ter foco em aumentar a recorrência de compra do cliente, diminuir o tempo que ele fica sem ir à loja e, principalmente, aumentar o ticket médio em cada compra.

O investimento em fidelização é fundamental para diminuir o custo em campanhas de aquisição, uma vez que os seus clientes seguirão comprando sem que sua marca gaste dinheiro novamente para isso. E esses resultados são potencializados quando se alia a inteligência de vendas com tecnologia especializada.

Com um CRM para o varejo, é possível integrar os dados dos clientes (tanto online como offline), como preferências, histórico de compras e de interação, carrinho abandonado, e muito mais. Outra vantagem é a criação de campanhas personalizadas que levam em consideração a estratégia da marca mas, principalmente, o lifecycle de cada cliente, para que o vendedor consiga fazer contatos mais humanizados e assertivos por meio de chat commerce, oferecendo o que o cliente precisa e no momento ideal.

Além disso, as tecnologias são poderosas ferramentas para melhorar os processos de venda e a produtividade dos vendedores, diminuindo a ociosidade em loja, que chega a ser de 40% do tempo. Dessa forma, os vendedores da loja física deixam de ficar esperando que o cliente vá até a loja e passam a ter uma abordagem mais ativa e muito mais estratégica, já que possuem em suas mãos os insumos para oferecer uma experiência mais completa.

Uma estratégia de venda mais qualificada trará resultados duradouros e o crescimento que sua marca busca. Invista nas tecnologias corretas, empodere seu time de vendas e veja sua loja prosperar!

Leia também: Como aumentar valor médio do pedido: seis maneiras de vender mais

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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