A gestão por KPIs virou febre nos últimos anos e na minha visão piorou as decisões na maioria das empresas.
Eu explico! Mas vamos por partes. Para começo de conversa, KPI é a sigla para Key Performance Indicator. Esse parâmetro é um indicador de performance utilizado para medir a eficiência em relação a duas ou mais métricas, como o custo por clique (CPC), a taxa de cliques (CTR, do inglês “click through rate”), cliques por impressões, entre outras. Na prática, o que o KPI faz é uma relação matemática para demonstrar como está sendo feito o trabalho em um período em comparação com outro.
Agora, você deve estar se perguntando: de que forma um indicador de desempenho consegue piorar a tomada de decisão nas organizações?
Vamos lá: como o KPI indica uma relação entre dois parâmetros, o resultado vai refletir o quanto o valor dois varia quando se altera o valor um.
KPI = Valor 1Valor 2
Por exemplo, no custo por leads (CPL), um dos tipos mais comuns de KPI, as empresas querem compreender a relação entre o custo e os leads gerados. O CPL será, portanto, o resultado do valor do custo sobre a quantidade de leads.
CPL = CustoLeads
Supondo que a empresa deseja alcançar a meta de CPL de d10, há vários cenários possíveis. Com um custo de R$ 40 mil e quatro mil leads gerados, o total do CPL é 10. Com um custo de R$ 10 mil e mil leads gerados, o resultado também é 10.
Isso significa que, em ambos os casos, a meta foi alcançada. Se os gestores olharem apenas para os resultados das KPIs de forma isolada, é impossível ter ideia do que está levando ao resultado.
Os cálculos feitos para analisar esses dados estratégicos dependem de diversas variáveis e, alterando o valor de uma, tudo muda. Por isso, é importante analisar não apenas o KPI, mas também a métrica mais importante utilizada para a medição.
Fazer gestão por KPIs apenas “por fazer”, além de infrutífero, pode trazer riscos. É importante ter clareza sobre cada tipo de KPI, pois cada um deles vai gerar informações diferentes a partir das métricas analisadas. Nem todas as empresas precisam analisar os mesmos dados para ter dimensão sobre desempenho, performance e sucesso. Por isso, identificar que tipo de informação é mais relevante e um primeiro passo para uma gestão estratégica.
Na sequência, saber coletar e analisar os dados de forma correta é o que vai fazer realmente com que a tomada de decisões seja feita de forma mais assertiva e embasada, trazendo assim resultados positivos para o crescimento da organização.
Ressaltando: não são os KPIs o problema, mas sim a análise incorreta do que eles apresentam. Com embasamento e estratégia, as decisões a partir de KPIs podem ser muito proveitosas. É só tomar cuidado.
Mas, sabendo disso tudo, fica a questão: como os profissionais do e-commerce podem aplicar a gestão por KPI em seus negócios? O primeiro passo é definir bem as métricas que se deseja mensurar e as metas que se deseja atingir. Só assim que será possível fazer uma boa gestão, analisando os dados certos e obtendo insights a partir das informações geradas. No início, talvez as respostas não sejam tão claras, mas, ao longo do tempo, será possível realizar uma análise com base no monitoramento realizado e promover a melhoria contínua dos processos. Com os indicadores certos, não tem erro -. e os KPIs não serão mais um tiro no pé.
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O post Uma abordagem prática sobre a gestão por KPIs apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
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