Tráfego pago: Saiba o que é, as suas vantagens e ferramentas ideais

Usar tráfego pago pode aumentar exponencialmente a visibilidade do negócio e alavancar seus resultados como nenhuma outra estratégia. Saiba mais.

Ainda não sabe o que é tráfego pago? Sem problemas! O empreendedorismo digital é uma coisa nova para muita gente. Assim, aprender tudo com uma quantidade enorme de plataformas, ferramentas e métodos à disposição é um verdadeiro desafio. Para te ajudar nisso, preparamos um guia completo sobre o tráfego pago. Até porque, essa é uma das estratégias mais importantes para o seu negócio.

Ao montar uma loja virtual, estruturando vários processos, como esteira de produtos, logística, gestão de estoque, dentre outros, tudo o que você não quer é receber poucas visitas em seu site. Depois de tanto esforço, seria uma situação no mínimo frustrante, né?

Para não passar por isso, o marketing do ecommerce tem que ser muito bem trabalhado, com estratégias que o coloquem em destaque. Como potenciais clientes vão visitar o site da loja sem saberem de sua existência? Não à toa, existe aquele famoso jargão: a propaganda é a alma do negócio.

É aí que a importância do tráfego pago. Será muito mais difícil dar a visibilidade que o seu negócio precisa, principalmente no começo, sem essa estratégia. É a forma mais rápida de chamar a atenção de potenciais clientes. Além disso, pode ser a mais efetiva, já que você tem muito mais recursos disponíveis para impactar determinado público.

Logo abaixo, vamos te mostrar tudo sobre o que é tráfego pago. Desde suas características mais básicas, até dicas para aumentar seu desempenho no uso da estratégia. Para que, você conquiste resultados cada vez mais expressivos com seu negócio, colocando-o nos trilhos do sucesso.

Vem com a gente!

O que é tráfego pago?

Na internet, o termo tráfego simboliza o movimento dos usuários nas plataformas digitais, o fluxo de visitantes que passam por cada endereço diariamente. Então, todo acesso que o site do seu negócio recebe é considerado como tráfego. E o que conhecemos por tráfego pago é a forma de gerar acessos por meio de anúncios publicitários, nos quais você faz um investimento para obter resultados.

Para efeito de comparação, é como se fosse uma entrega de panfletos nas ruas por equipes comerciais. Só que, feita de um jeito mais preciso, estratégico e eficaz do que essa prática tradicional. Especialmente, porque os anúncios de tráfego pago são direcionados para potenciais clientes, um público do qual o negócio já tem informações relevantes, não desconhecido.

Sabe aqueles anúncios que aparecem quando você está assistindo um vídeo no Youtube ou vendo conteúdos no Instagram? Pois bem, são campanhas de tráfego pago. A empresa ou profissional investiu dinheiro para que a plataforma mostrasse aquela propaganda para você.

Outro exemplo é o Google. É comum que os dois ou três primeiros resultados que aparecem em uma pesquisa no mecanismo de busca sejam de campanhas de tráfego pago. Eles se destacam dos demais com a tag “anúncio” ao lado da URL do site.

Para iniciantes no empreendedorismo digital, o tráfego pago pode parecer até um pouco assustador. Sobretudo, por ser um investimento alto em publicidade que, se não for bem feito, pode não dar o retorno esperado para o negócio. Ainda assim, o potencial imenso da opção inibe qualquer receio, motivando diversos empreendedores a investirem na estratégia para divulgar seu negócio.

O que muda entre tráfego pago e orgânico?

Além do tráfego pago, existe outro meio bastante usado por empreendedores digitais para gerar visitantes para o site do negócio: o tráfego orgânico. Da mesma forma do que no tráfego pago, o orgânico requer um investimento por parte dos empreendedores para funcionar. Mas então qual é a principal diferença entre tráfego pago e orgânico? A resposta é: o tipo de investimento.

No tráfego orgânico, você tem que investir tempo e dedicação, pois é necessário produzir conteúdos de valor para o público do negócio e usar técnicas que os deixem em destaque, como, o SEO, por exemplo. Trata-se de uma forma mais natural de atrair potenciais clientes, por assim dizer.

Enquanto no tráfego pago, o investimento é essencialmente financeiro. Por mais que você também tenha que dedicar tempo e técnicas para criar boas campanhas, o que move o tráfego pago é o dinheiro. Basicamente, você paga para a plataforma anunciar o site do ecommerce aos usuários. Em troca, recebe visitantes com grandes chances de comprar um dos produtos da esteira.

Por quais motivos você deve investir em tráfego pago?

Mas afinal, por quais motivos você deve investir em tráfego pago? Quais os benefícios da estratégia para não só divulgar seu ecommerce, mas também potencializar os resultados e relevância do negócio? É o que você vai descobrir nos tópicos a seguir. Dá uma olhadinha!

É mais eficiente nas duas grandes “internets”

No mundo digital, existem duas grandes “internets” em que os usuários estão presentes: a internet da busca e a internet das redes sociais. A primeira representa os bilhões de acessos diários de pessoas acostumadas a ir atrás de informações em mecanismos de busca. A segunda, por sua vez, diz respeito àquelas pessoas que são mais passivas em termos de busca de informações. Elas apenas consomem o que está diante delas.

Em ambas “internets” chamar a atenção não é uma tarefa nada fácil. Com o excesso de opções trazidas pela era digital, o tempo das pessoas tornou-se mais escasso. Então, não vão desperdiçá-lo com coisas irrelevantes. De forma orgânica, por exemplo, esse é um trabalho árduo, repetitivo e que só dá resultados quando você é consistente. Especialmente, porque o conteúdo é a moeda de troca pela atenção.

Com o tráfego pago, porém, a oferta do pequeno vídeo nas redes sociais ou resultado no mecanismo é a moeda de troca pela atenção das pessoas. Dessa forma, é uma estratégia que consegue ser mais eficiente nas duas grandes “internets”, atraindo um maior número de potenciais clientes à proposta do negócio.

Não requer tanto conhecimento em marketing conteúdo

Investir em tráfego pago dispensa boa parte do conhecimento de marketing de conteúdo. Ele serve essencialmente para construir os anúncios e a narrativa que essas propagandas vão seguir ao longo da campanha. Em função disso, alimentar blog ou redes sociais constantemente passa a ser dispensável, por exemplo.

Para quem tem uma equipe enxuta de profissionais de marketing, isso é ótimo. O tráfego pago não precisa de tantas pessoas para funcionar como o orgânico, no qual usa-se técnicas de SEO, copywriting e neuromarketing. Então, é uma estratégia menos custosa, mesmo sendo paga.

Resultados a curto prazo

Ao contrário do que acontece no tráfego orgânico, o tráfego pago dá resultados no curto prazo para seu negócio. Assim que a campanha é iniciada, os novos visitantes já começam a chegar no site. O que é uma grande vantagem da estratégia. Ainda mais para iniciantes do empreendedorismo digital.

Cá entre nós, ninguém quer esperar um longo período para só então obter os resultados que tanto deseja, não é? Se for o seu caso também, o tráfego pago é sua melhor alternativa. Para você ter uma ideia, uma única campanha pode  resultar em vários leads ou até mesmo clientes em menos de uma semana. Por isso, vale a pena investir na estratégia.

Alto nível de segmentação

Outro benefício de investir em tráfego pago é o seu alto nível de segmentação. O combustível das campanhas na estratégia é o dinheiro. Quando o valor financeiro investido acaba, a plataforma em questão para de veicular os anúncios do negócio. O que é comum acontecer, pois nem todo empreendimento tem orçamento para manter campanha de tráfego pago rodando sem parar.

Neste contexto, a segmentação do tráfego pago é muito importante. Você pode, por exemplo, criar campanhas somente em momentos especiais para o negócio, como, datas comemorativas que favorecem a venda ou o lançamento de um novo produto. Com isso, investirá menos em tráfego pago, mas terá retornos consideráveis.

Como funciona o tráfego pago?

Para entender como funciona o tráfego na prática, você precisa, antes de mais nada, conhecer os dois modos de pagar pelas campanhas publicitárias feitas por meio da estratégia. Elas são conhecidas como CPC (Custo por Clique) e CPM (Custo por mil visualizações). A posição das propagandas na plataforma escolhida depende do lance dado dentro do serviço de anúncios por um desses métodos.

CPC

CPC é o formato em que você paga por cada clique de um usuário que o anúncio receber. Assim, está relacionado com o valor total da campanha.  Basicamente, o cálculo é o seguinte: o valor investido para promover os anúncios dividido pelo número de visitas no site do negócio resultará no custo total do tráfego pago para o negócio.

Usar o CPC nas campanhas de tráfego pago serve essencialmente para gerar leads e vender. Sendo possível dar dois tipos de lances diferentes com o CPC, isto é, automático e manual. No primeiro, você estabelece um orçamento diário para o anúncio.

Então, a plataforma escolhida fica responsável por levar o máximo de cliques possíveis ao site dentro do valor pré-definido. Já no último, você paga por cada clique recebido e determina o limite de visitas, a fim de não ultrapassar o orçamento previsto.

CPM

CPM, por sua vez, é o formato em que você paga para a plataforma em questão mostrar seu anúncio pelo menos mil vezes por determinado valor. Diferente do CPC, a quantidade de cliques não interfere em nada nessa opção. O principal objetivo de campanhas de tráfego pago CPM é a visibilidade, não necessariamente resultados.

O CPM pode ser uma melhor opção para negócios recentes nas plataformas digitais. Porém, tem a desvantagem de uma campanha gerar poucos ou nenhum tráfego para o site da loja virtual. Nesse sentido, fica a seu critério escolher qual tipo de tráfego pago vale mais a pena, considerando os objetivos do negócio.

Plataformas de tráfego pago que você deveria usar

Conhecendo os dois métodos de cobrança e funcionamento do tráfego pago, é hora de você dar uma olhada nas plataformas de anúncios publicitários que você deveria usar no seu ecommerce. Listamos abaixo 9 opções com diferentes características, cobranças e tipos de campanhas, mas com a mesma proposta: aumentar os resultados do seu negócio. Confira!

1. Google Ads

O Google, maior mecanismo de busca do mundo, tem uma plataforma exclusiva para criação de campanhas publicitárias chamada Google Ads, o antigo Google Adwords. Com essa opção, é possível colocar a página do negócio nos primeiros resultados das pesquisas de usuários. Isso quer dizer que, quando alguém buscar por temas relacionados com os conteúdos do site ou produtos do ecommerce, o Google vai recomendá-lo.

Dentre os principais recursos do Google Ads, está a possibilidade de segmentar de forma mais precisa os anúncios para a persona do negócio. Uma vez que, você pode direcionar suas campanhas para usuários de região, idade e interesse específicos, por exemplo. Nesse sentido, o tráfego pago no Google Ads permite você atingir um público altamente qualificado. E, consequentemente, obter mais leads e clientes para seu negócio por meio da estratégia.

Além disso, a plataforma do Google favorece a realização de testes A/B, os quais são essenciais para entender melhor o público, identificando quais anúncios mais funcionam. Portanto, você deveria usar o Google Ads para o marketing do seu ecommerce.

2. Youtube Ads

O Youtube Ads também pode ser de grande ajuda para o marketing do seu negócio. Trata-se do serviço de anúncios da gigante plataforma de vídeos conhecida no mundo todo. Essa opção possibilita você divulgar o ecommerce dentro dos vídeos de produtores de conteúdo ou como sugestão. Com isso, é capaz de atrair uma quantidade incrível de visitantes para o site.

Por ser anúncios feitos essencialmente no formato de vídeos, usar o Youtube pode ser bastante efetivo no tráfego pago. Os usuários tendem a prestar mais atenção em conteúdos assim. Além disso, você tem à disposição os mesmos recursos de segmentação do Google Ads para usar nas campanhas.

3. Bing Ads

O Bing é um dos mecanismos de busca mais populares do mundo. Sendo uma plataforma designada pelo Microsoft para competir com o líder da Indústria, isto é, o Google. O serviço de anúncios do Bing, conhecido como Bing Ads, lembra muito o Google Ads. É o mesmo conceito. Porém, cada um tem particularidades importantes.

Uma vantagem do Bing Ads, por exemplo, é que os anúncios publicitários criados aparecem em três motores de busca diferentes: Bing, Yahoo! e MSN. Isso porque, o Bing Ads é uma parceria entre essas empresas.Assim também, a concorrência de anunciar no Bing é mais baixa do que no Google.

Desse modo, você tem chances de aparecer nos primeiros resultados das pesquisas. Sem contar que, há um público não explorado dentro do Bing, pois há muitas pessoas que só usam esse navegador. Então, a possibilidade de conquistar novos clientes com o Bing Ads é maior.

4. Facebook Ads

O Facebook é uma das redes sociais mais acessadas em todo o mundo. Mesmo com a ascensão de outras redes sociais, como Instagram e TikTok. De acordo com dados de estatísticas do próprio Facebook, há 2,9 bilhões de usuários ativos na plataforma. Entre tantas pessoas, 148 milhões são brasileiras. Sendo assim, o Facebook Ads, serviço de anúncios do Face, ainda é uma das melhores formas de se fazer tráfego pago.

Ele tem diversos recursos que permitem você criar campanhas de anúncios em uma grande variedade de formatos. Então, é possível usar sua criatividade ao máximo para atrair potenciais clientes para o negócio. Além disso, o Facebook Ads possui um alto poder de segmentação, como outras plataformas de tráfego pago, o que te ajuda a alcançar um público realmente propenso a comprar de você.

5. Instagram Ads

Recentemente, o Instagram chegou a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos mensalmente. A Meta, detentora do Facebook e Instagram, foi quem divulgou essa informação. Números tão expressivos deixam claro o quanto essa plataforma é importante não só para o uso pessoal, mas também comercial. Uma vez que, há cada vez mais marcas posicionadas no Instagram.

E o Instagram Ads, o tráfego pago da rede social, é um dos motivos do grande crescimento do Insta. Com essa opção, você pode divulgar anúncios das mais diferentes formas, incluindo: texto, imagem única, carrossel, Stories, Reels e Instagram Shopping. Para isso, você pode usar o “botão impulsionar” ou o gerenciador de anúncios do Facebook.

O “botão impulsionar” é um jeito super simples de divulgar o negócio. A configuração da campanha pode ser feita em menos de cinco minutos. O gerenciador de anúncios do Facebook, por sua vez, é o método mais complexo de fazê-lo. Em compensação, tem recursos a mais de segmentação.

Para efeito de comparação, o tráfego pago no Instagram é muito parecido com o realizado pelo Face. Porém, o Instagram Ads mostra-se como uma opção ainda mais completa. Sobretudo, porque conta com uma série de funcionalidades possíveis de serem utilizadas nas campanhas.

6. Linkedln Ads

O Linkedin é uma rede social usada para conexões profissionais, geração de contatos e fechamento de negócios. Especialmente, na relação comercial B2B (Business to Business). Por conta disso, usar o serviço de anúncios da plataforma, o Linkedin Ads, para o tráfego pago pode ser essencial aos resultados do seu ecommerce.

No Linkedln, você pode, por exemplo, promover campanhas de anúncios na timeline da rede social, na barra lateral dos textos ou através de emails. Seja como for, o tráfego pago no Linkedin possui uma ótima segmentação. O tom profissional da plataforma favorece a veiculação de anúncios e a taxa de conversão.

É importante dizer que o Linkedln Ads é uma das formas mais caras de se fazer tráfego pago. Então, o orçamento para usá-lo terá que ser relativamente maior do que outras opções. Ainda assim, você pode contornar esse impasse criando anúncios segmentados, os quais dialogam diretamente com potenciais clientes.

7. TikTok Ads

O TikTok é uma rede social que virou uma verdadeira febre da internet nos últimos anos. Ela conta com um formato inovador de criação de conteúdo, isto é, vídeos de curta duração. Assim como, tem um grande potencial viral, por se tratar de conteúdos essencialmente engraçados.

Seguindo a mesma linha de raciocínio de outras redes sociais, o Tiktok também tem um serviço de anúncios, conhecido como TikTok Ads. É possível criar diversos tipos de anúncios com a ferramenta, dentre os quais, estão feed, spark, top view, por exemplo.

Além disso, planejar o orçamento de investimento em tráfego pago é mais fácil com o TikTok Ads. Considerando suas preferências, o TikTok define um teto de gasto às campanhas, impedindo que a estratégia ultrapasse o valor definido para veiculação dos anúncios.

Falando nisso, a distribuição das propagandas no TikTok Ads tem duas opções de velocidade: padrão e acelerada. Isso ajuda a tornar a segmentação da campanha ainda mais forte, o que já é outro ponto forte do serviço de anúncios desta rede social.

8. Uol Ads

Portais de notícias possuem milhares de visitas todos os dias. Que tal, então, colocar sua loja virtual à mostra em uma das maiores plataformas do setor? Isso é absolutamente possível com o Uol Ads. Trata-se de uma ferramenta que possibilita criar anúncios de texto ou imagem não só nas páginas de conteúdo do Uol, mas também de seus parceiros.

O Uol tem uma grande visibilidade, recebendo cerca de 33 milhões de visitantes por mês. Assim também, conta com um alto nível de segmentação, porque você pode escolher posicionar os anúncios somente nas páginas que se relacionem com o nicho do seu negócio.

E, você não precisa de um grande orçamento para divulgar seu ecommerce com o Uol Ads. O investimento é bastante flexível. Com isso, pequenos e médios empreendedores podem usar essa opção tranquilamente. Outra vantagem é que não há riscos de ultrapassar o valor do orçamento usando o Uol Ads. Isso porque, é um produto pré-pago. Ou seja, os anúncios só vão rodar quando você tiver saldo dentro do Uol.

9. Tabolla Ads

Por último, mas não menos importante, temos o Taboola Ads entre as plataformas de tráfego pago que você deveria usar. Esse é um serviço de anúncios nativos, isto é, aqueles que os usuários não percebem que se trata de uma propaganda, porque ficam camuflados dentro do site em questão.

Campanhas de tráfego pago feitas no Tabolla Ads geram visitantes de portais de notícias, nos quais há milhares de acessos diariamente. Como a intenção é divulgar negócios sem necessariamente fazer alarde, os anúncios por meio da opção sempre se relacionam com o conteúdo do site. Dessa forma, Tabolla Ads tem uma ótima segmentação.

E tem mais: o Tabolla Ads é fácil de usar. A configuração de campanhas não tem tantas etapas. Com isso, não vai ser nenhum bicho de sete cabeças colocar os anúncios para rodar nos grandes portais do país e atrair milhares de visitantes para o site do negócio.

Dicas para aumentar sua performance no tráfego pago

Agora que você já sabe os fundamentos, vantagens e funcionamento do tráfego pago, além das melhores plataformas para fazê-lo, vamos te mostrar dicas valiosas para aumentar a performance das campanhas do seu negócio. Sem isso, acredite: os seus anúncios publicitários podem virar uma grande dor de cabeça. Então, se você não quer correr riscos, vamos lá.

Tenha objetivos estabelecidos

Nossa primeira dica é: tenha objetivos estabelecidos. Para quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Ou seja, qualquer resultado que vier será considerado bom. E não é assim que se faz marketing e muito menos tráfego pago. É necessário ter objetivos claros para fazê-lo realmente funcionar no negócio.

Assim como qualquer outra estratégia, os anúncios de tráfego pago precisam de tempo para serem elaborados. E a principal premissa que deve nortear a criação das campanhas é a necessidade da sua loja virtual. O que o seu negócio quer neste exato momento?

É mais visibilidade? Mais leads? Mais clientes? Não importa. A campanha de tráfego pago precisa ser construída como base nisso. De modo que, fique óbvio que o negócio está em uma jornada, indo de um ponto A para um ponto B. Caso contrário, o ecommerce ficará vulnerável a erros e prejuízos ao veicular anúncios em vez de aumentar seus resultados.

Defina o orçamento das campanhas

Sem dúvidas, o orçamento é um dos fatores mais importantes na hora de usar tráfego pago. Por um lado, o investimento não pode ser baixo demais, porque pode tornar os anúncios ineficazes. Por outro, também não pode ser muito alto, pois pode comprometer os outros setores do ecommerce. Então, é preciso encontrar um equilíbrio.

Isso deve ser feito de forma personalizada. Não é uma receita de bolo em que você apenas olha e faz o mesmo. Uma vez que, possui muitas variáveis que impedem qualquer tipo de análise padrão de orçamento. O investimento ideal depende do negócio e seus objetivos, segmento, plataforma escolhida, tipo de campanha, público, palavra-chave, dentre outras coisas.

Enfim, existem muitos dados que você precisa analisar para chegar no orçamento mais preciso possível para campanhas de tráfego pago. Às vezes, esse valor só vai ser encontrado depois de você veicular alguns anúncios. Ainda assim, é importante dar a atenção devida para o investimento para que você não jogue dinheiro fora.

Conheça a fundo o público do negócio

Para aumentar o desempenho da estratégia de tráfego pago, você também precisa conhecer a fundo o público do seu negócio, identificando suas características, necessidades, dores, desejos e muito mais.  Isso é importante para que você possa segmentar os anúncios, direcionando-os para o público certo, isto é, para aquelas pessoas que têm mais chances de comprar os produtos do negócio.

Além de não funcionar, a ideia de falar com todo mundo pode virar um grande prejuízo para sua loja virtual no tráfego pago. A chance de alguém que não tem o menor interesse no que você vende clicar em um dos seus anúncios e comprar algo é quase nula. Por outro lado, quanto mais segmentadas forem suas campanhas de tráfego pago, mais eficientes e baratas elas serão.

Use técnicas de neuromarketing

Ainda falando da construção do anúncio, é fundamental que você use técnicas de neuromarketing nas campanhas. Não é apenas o que você fala que é importante, como você fala também é. Assim, essas técnicas te ajudam justamente nisso, a  expressar de forma persuasiva a proposta do negócio.

O uso de gatilhos mentais, por exemplo, podem aumentar exponencialmente o desempenho de uma campanha de tráfego pago. Sabe aqueles comércios que usam preços quebrados, como R$99,90 ou R$999,00? Então, esse é o gatilho mental da especificidade. As pessoas tendem a prestar mais atenção em números, informações ou histórias que são específicas.

A urgência é outro dos gatilhos mentais. Quando um produto está acabando no seu estoque e você diz: “aproveite e compre logo, porque são as últimas peças”, esse gatilho é ativado na mente dos consumidores, o que os fazem aumentar o desejo pelos produtos.

Não seja invasivo, seja criativo

As pessoas estão cansadas de mais do mesmo na internet. Ainda mais quando diz respeito àqueles anúncios publicitários invasivos, nos quais em poucos segundos o anunciante oferece seus produtos ou serviços com uma promessa irreal. Quer um exemplo? Vamos lá! “Compre produtos x e emagreça 20 kgs em apenas 5 dias”  ou “Emagreça comendo quantos chocolates quiser com produto x”.

Atualmente, esse tipo de abordagem está afastando mais as pessoas do que aproximando. Para piorar, também está acabando com a credibilidade de negócios que ainda são sensacionalistas demais nas campanhas de tráfego. Por isso, você deve seguir outro caminho, convidando de forma criativa o público a conhecer mais sobre seu negócio, dando promessas realistas e que façam sentido.

Crie anúncios claros, objetivos e impactantes

A verdade é que só tem um bom desempenho, anúncios que são claros, objetivos e impactantes. Eles devem levar facilidade, simplicidade e autenticidade para o público. Assim, vão chamar não só a atenção, mas gerar resultados expressivos ao negócio.

Vale dizer que, caso um anúncio da campanha tenha excelentes resultados, com números mais expressivos do que os outros, vale a pena rodá-lo novamente na plataforma. Essa estratégia é conhecida como remarketing. Basicamente, você configura a veiculação de anúncios para potenciais clientes que já tiveram, de alguma forma, um contato com o negócio.

Às vezes, só falta um pequeno empurrão para que aquele usuário faça a compra de um dos produtos da esteira. Dessa forma, o remarketing pode ser essencial para destravar situações em que o potencial cliente colocou os produtos no carrinho e não comprou. Assim como, quebrar as últimas objeções de leads para fazê-lo.

Prepare o site para receber os visitantes

De nada adianta criar anúncios excelentes, segmentados e por um ótimo preço na plataforma, se o site do negócio não estiver preparado para receber os visitantes. Assim que entrar no endereço do ecommerce, aquele que talvez fosse um potencial cliente, vai sair e procurar outra opção.

Para preparar o site para os receber os visitantes gerados pelas campanhas de tráfego pago, é interessante você criar uma página de boas-vindas, pontuando os principais benefícios deles estarem ali. Você pode, por exemplo, dizer que o visitante vai ter acesso a conteúdos exclusivos ou suporte ativo para quando precisar.

Além disso, você pode oferecer recompensas para os visitantes, a exemplo de um cupom para usar em uma eventual primeira compra na sua loja virtual. Assim como, um brinde especial por adquirir determinado produto. Seja como for, procure recepcionar bem os visitantes. A taxa de conversão do seu ecommerce depende disso.

Faça uma análise periódica dos resultados

Quando a tomada de decisão de um negócio passa a ser mais precisa, os resultados se tornam cada vez melhores. Para isso, porém, é necessário analisar tudo o que acontece na estratégia, entendendo o que está funcionando e o que não está. Com o tráfego, não é diferente. De tempos em tempos, você deve analisar como anda o desempenho das campanhas. Sempre há algo para ajustar e fazê-las mais efetivas do que antes.

Certamente, o que não falta é dados para mensurar os seus resultados. Seja no Google, Facebook, Instagram ou TikTok, há diversas informações à disposição para não só compreender o que aconteceu, mas também montar raciocínios que ajudam a otimizar a estratégia.

Conclusão

Por fim, o tráfego de pago é uma estratégia que não pode ficar de fora do planejamento do seu negócio. Os famosos anúncios publicitários são simplesmente uma das formas mais rápidas e efetivas para potencializar os resultados de qualquer empresa. Eles contam com diversas plataformas, métodos e ferramentas que podem colocar seu ecommerce em um lugar de destaque mais cedo do que você imagina.

Portanto, se antes de ler todo este conteúdo você nem sequer pensava em usar o tráfego pago em seu plano de marketing, reconsidere. Quando feito da maneira correta, nenhuma outra estratégia supera o potencial do tráfego pago em dar a visibilidade, resultados e relevância que o seu negócio precisa.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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