Top dicas sobre como empreender do zero

Entender como empreender do zero pode ser um grande desafio. Confira as dicas que separamos para te ajudar a dar o primeiro passo.

Ser o seu próprio chefe é o sonho de muitos brasileiros, e o empreendedorismo é a forma de alcançar essa meta. Para isso acontecer, o primeiro passo é buscar entender como empreender do zero. E o fato é que existem muitas etapas que precisam ser cumpridas antes da abertura de um negócio.

Para ter uma empresa bem sucedida, é fundamental investir em um bom planejamento, conhecimento de gestão e estudo de mercado. Além disso, existem algumas dicas bem importantes que podem te orientar a como empreender do zero e a como ter sucesso durante

todo o processo.

Conheça agora as principais dicas que vão te mostrar como empreender do zero e se tornar um empresário de sucesso.

Como empreender do zero?

Existem alguns passos essenciais na hora de entender como empreender do zero. E é fundamental seguir esses passos, antes mesmo de iniciar a empresa, porque dessa forma, o empreendedor poderá ter sucesso. Acompanhe agora o passo a passo que preparamos, cheio de dicas importantes para colocar em prática no seu novo negócio.

A ideia do negócio

O primeiro passo é buscar uma ideia com potencial para gerar lucro. Para ter um negócio bem sucedido, não é preciso reinventar a roda, mas é preciso entender uma necessidade que os produtos ou serviços atuais não estejam resolvendo. Para isso, é preciso criar uma  solução, adaptar algo que já existe ou mudar a forma que se vende.

Para entender como empreender do zero você deve garantir que haja uma demanda no mercado e pensar em algo que tenha um bom diferencial.

Por exemplo, em um restaurante você pode vender um tipo de comida que ninguém vende na região ou pode vender algo que já vendem, mas oferecer sabores diferentes.

Além disso, você também pode vender de uma forma inovadora, como por exemplo, criar um clube de assinatura de marmitas.

Sendo assim, para saber como empreender do zero, o primeiro passo é trabalhar a ideia. É prestar atenção ao redor e buscar a necessidade que não está sendo atendida, e a partir daí utilizar essa demanda como uma oportunidade para iniciar o seu negócio.

A validação da ideia por meio de pesquisa

Várias ideias podem parecer incríveis, porém, só podem ser levadas adiante depois de serem validadas através de uma boa pesquisa de mercado. É esse estudo que poderá confirmar se realmente existe uma demanda para o serviço ou produto que se deseja comercializar. Por isso, se você deseja aprender como empreender do zero, faça esse levantamento através de:

  • Perguntar às pessoas ao seu redor, que se encaixem no seu público-alvo, se elas comprariam os produtos ou serviços imaginados para a sua empresa;
  • Buscar potenciais clientes para formar um grupo controle, e perguntar se a solução pensada é válida para eles;
  • Calcular o tamanho do público-alvo em potencial que o seu produto ou serviço poderá alcançar, diversificando os cenários.

O caminho familiar

Na hora de entender como empreender do zero, é um diferencial muito grande conhecer o mercado em que você pretende atuar. Por isso, o ideal é buscar uma área com a qual você já tenha alguma familiaridade. Ou seja, que esteja relacionada a sua profissão ou a algum dos seus hobbies.

Dessa forma, você terá o conhecimento básico sobre o mercado em que irá atuar, o que é um ótimo ponto de partida. Por exemplo, muitas pessoas deixam seus empregos estáveis para empreender, abrindo um negócio que está na área em que sempre desejou atuar. Eles transformam uma paixão antiga na sua principal fonte de renda.

Se você tem um hobby, projeto paralelo ou paixão antiga, esse pode se tornar um negócio lucrativo. Por isso, lembre disso na hora de pensar em como empreender do zero. Porém, nada impede que o seu foco também esteja na sua própria área de atuação. Nesse caso, se enquadra no sonho de deixar de ser empregado e virar empregador.

Demanda no mercado

Ter uma ótima ideia não é o bastante na hora de entender como empreender do zero. É preciso ter uma demanda real no mercado para o seu produto ou serviço. Por exemplo, antes podíamos encontrar os clubes de assinatura de calçados, porém, como as pessoas preferem ir à loja escolher, ou comprar de forma avulsa na internet, esses clubes acabaram sumindo.

Por isso, as pesquisas de mercado que indicamos acima, são a base para entender a demanda de mercado. E para ter sucesso no seu empreendimento, só continue essa jornada se tiver a certeza de que existe demanda real para o que você deseja oferecer.

O que é necessário para começar

Depois de definir qual a atividade que será exercida no seu negócio, fica muito mais fácil entender como empreender do zero. O próximo passo é descobrir o que o seu tipo de empresa exige para iniciar o negócio. Por exemplo, se você deseja abrir uma loja online, pode começar na sua própria casa, usando apenas um computador conectado à internet.

Um negócio online desse tipo tem um custo muito baixo. Ele exige apenas o trabalho de cadastro, vendas, divulgação e envio de mercadorias. Você pode, inclusive, incluir a sua loja online em marketplaces, onde o sistema de divulgação e entrega já existe, e você paga comissões por vendas.

No caso de montar uma loja física, as necessidades se tornam maiores e mais complexas. Nesse caso, é preciso alugar um ponto, ter um estoque e contratar pelo menos um funcionário. O importante é ter em mente exatamente o que você deseja e onde pretende chegar, assim você saberá o que precisa e será mais fácil entender como empreender do zero.

Plano de negócios

Agora que você já sabe o caminho que deseja seguir, é o momento de construir o seu plano de negócios. Todo projeto exige um bom planejamento, e a sua futura empresa também. O plano de negócios é um roteiro que detalha tudo o que a sua empresa vai precisar para iniciar as suas atividades.

Colocar todos os pontos no papel permite que se tenha uma visão ampla e mais assertiva sobre cada aspecto do negócio. Com um plano de negócios, é possível estruturar melhor a sua visão estratégica, financeira e de mercado, por isso, a melhor forma de saber como empreender do zero é aprender a elaborar um bom plano.

Um plano de negócio pode variar de acordo com o empreendimento. Porém, existem alguns pontos principais que não podem faltar. Conheça agora esses pontos:

  • Nome da empresa e área de atuação;
  • Estudo do mercado e da concorrência;
  • Descrição do produto ou serviço e seus diferenciais;
  • Definição do público-alvo;
  • Modelo de negócio;
  • Plano operacional;
  • Plano financeiro;
  • Plano de marketing

Público-alvo

Se você quer saber como empreender do zero, é fundamental aprender a estudar o seu público-alvo. Toda empresa precisa entender a fundo o perfil dos seus potenciais clientes, e isso inclui as suas dores, necessidades, preferências, desejos, entre outros. Algumas ferramentas que você pode utilizar para fazer esse estudo são as personas, a pirâmide de Maslow e as pesquisas de tendências.

  • Personas – é a criação de personagens que representem o seu cliente ideal. Elas são fictícias, porém, devem ser construídas baseadas nos dados reais do seu público.
  • Pirâmide de Maslow – É um diagrama que ajuda a identificar as necessidades humanas por ordem de prioridade. Ele ajuda a entender o que os seus clientes buscam e qual a melhor forma de atraí-los.
  • Pesquisas de tendências – são estudos que mostram os novos hábitos de consumo da população. Eles ajudam a entender as demandas do público e o que está funcionando mais no mercado.

Análise da concorrência

Além de analisar o mercado em que o seu negócio está inserido, e a demanda local, é fundamental fazer uma análise da sua futura concorrência. Esse é um ponto muito importante para quem deseja aprender como empreender do zero. Essa análise mostra os desafios e as oportunidades que o seu negócio terá pela frente.

É preciso mapear tanto os concorrentes diretos, como os indiretos. Busque todos os detalhes sobre os seus pontos fortes e fracos, suas estratégias e os seus dados de performance. Se inspire com as melhores práticas da área e entenda como se posicionar para ganhar espaço no segmento escolhido.

A formalização do negócio

Se você quer saber como empreender do zero de forma mais assertiva, é muito importante que você formalize o seu negócio desde o início. Parece uma dica óbvia, porém, muitas pessoas ainda optam por manter um negócio informal. Isso acontece porque elas imaginam que para formalizar a empresa terão que gastar muito dinheiro em papelada.

Mas o fato é que para ter um negócio formalizado não é preciso gastar muito e nem envolver muita papelada. E com essa formalização você terá acesso a uma série de vantagens exclusivas para quem possui um CNPJ, e também evitará inúmeros possíveis problemas fiscais no futuro.

O primeiro passo é procurar um contador para te orientar no processo e te ajudar a entender qual a categoria que o seu negócio se encaixa. Se você está iniciando é possível se enquadrar como MEI, ou seja, Microempreendedor Individual. Essa categoria é exclusiva para pequenos negócios que possuem um faturamento de até R$81.000 no ano.

Se você quer saber como empreender do zero, tendo uma empresa regularizada e ainda poder desfrutar dos benefícios do INSS, o MEI é a categoria ideal. Para abrir sua MEI, é preciso apenas ter um plano de negócios pronto e conhecimento atualizado, por isso, é a forma mais fácil, e com o mínimo de burocracia, de iniciar um empreendimento.

O primeiro passo é fazer o cadastro no Portal do Empreendedor. Para se enquadrar na categoria MEI, a sua empresa precisa cumprir alguns requisitos. Além de faturar até R$81 mil por ano, você não pode participar como sócio, administrador ou titular de outra empresa, precisa exercer uma das atividades MEI permitidas e deve contratar, no máximo, um funcionário.

Capacitação em gestão

A capacitação é fundamental para qualquer profissional, e isso inclui o empreendedor. Para administrar um negócio é importante ter uma série de capacidades operacionais, mas também, é fundamental possuir capacitação em gestão. Por isso, se você quer saber como empreender do zero e ter sucesso na sua empresa, não menospreze esse passo.

Muitas pessoas acabam ignorando esse item e pagando pela falta conhecimento na área. Muitos focam apenas no conhecimento voltado para o mercado escolhido, por exemplo, se a sua empresa for alimentícia, no conhecimento sobre os produtos produzidos e vendidos no local. Porém, se você quer saber como empreender do zero, vai precisar estudar mais.

O fato é que uma empresa não sobrevive apenas com profissionais técnicos. É o conhecimento de gestão que faz com que a empresa se mantenha e progrida no seu mercado. E esse conhecimento é fundamental independente da área em que o seu negócio atua. Por isso, se você deseja entender como empreender do zero, estude as melhores práticas de gestão.

Muitas empresas que são abertas por especialistas em suas áreas acabam fechando por falta de gerenciamento de negócios. Por isso, a maioria das empresas acabam fechando antes de completar 5 anos de atividade. Entender sobre gestão, contabilidade, finanças, operações, vendas e marketing é o que faz com que as empresas consigam progredir.

Networking

Fazer networking é o mesmo que investir em uma rede de contatos profissionais e criar conexões que ajudam a empreender com sucesso. Essas conexões podem envolver parceiros de negócios, clientes, colegas de trabalho e pessoas, em geral, que façam parte da sua comunidade.

O fato é que compartilhar ideias com outros empreendedores te ajuda a ter acesso a diferentes experiências e dicas importantes para saber como empreender do zero. Eventos e palestras sobre empreendedorismo, grupos de uma escola de negócios ou até redes profissionais como o LinkedIn são ótimos locais para fazer networking.

Fluxo de caixa

Quando o plano de negócios é montado, é preciso fazer um planejamento financeiro. Porém, além disso, se você quer saber como empreender do zero e ter sucesso, é fundamental entender que a partir do momento que a sua empresa tiver a entrada do primeiro dinheiro, é necessário organizar o fluxo de caixa, fazendo o registro da prestação de contas, como um hábito diário.

Nunca misture as contas pessoais com as contas da sua empresa. Registre todas as entradas e saídas, e assim, você sempre terá uma ótima visão da situação financeira atual e futura do seu negócio. Esse cuidado vai evitar possíveis problemas na prestação de contas aos órgãos fiscalizadores. E se você deseja entender como empreender do zero, esse é um passo muito importante.

Tenha em mente que toda empresa precisa de um tempo de estruturação. Ter ansiedade por resultados e lucros é normal, porém, todo negócio precisa de tempo para se estruturar. O seu fluxo de caixa pode parecer desnecessário no início, enquanto o dinheiro for pouco, mas criar esse hábito será fundamental quando o seu faturamento começar a aumentar.

Use a internet ao seu favor

Para quem desejar entender como empreender do zero, uma dica bem importante é usar a internet para promover o seu negócio e aumentar as suas vendas. Ainda que a sua empresa não seja digital, é muito importante saber como utilizar a internet para atrair clientes e ganhar visibilidade.

O primeiro passo é colocar o seu negócio nas redes. Você não precisa estar em todas elas, mas busque se informar onde os seus potenciais clientes estão e invista nelas. Entre as principais redes sociais podemos citar Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e YouTube. Além disso, no caso de loja física é bem importante utilizar o Google Meu Negócio no Google Maps.

Além disso, reserve uma verba para investir em links patrocinados e em anúncios para aumentar o seu alcance. Busque uma agência de marketing digital para te auxiliar com essa tarefa.

Empreendendo na internet: Lojas Online

Muitas pessoas que desejam saber como empreender do zero, também desejam começar um negócio em casa, fazendo seus próprios horários. O melhor caminho para alcançar esse objetivo é através da criação de uma loja online. Existem muitas opções do que vender nessas lojas, por isso, o primeiro passo é decidir o seu nicho.

É fundamental escolher os produtos que melhor se enquadram no seu plano de negócios. Não esqueça de levar em consideração o seu público-alvo e a persona desenvolvida. Para te ajudar a decidir o que vender na internet, conheça agora algumas ideias interessantes e que podem te trazer bons lucros.

Roupas

As roupas são ótimos produtos para vender na internet, principalmente se você ainda estiver aprendendo como empreender do zero. Mas, para ter sucesso, o ideal é se destacar no ramo, para isso, você pode focar em um nicho específico. Por exemplo, você pode vender apenas pijamas, lingeries ou roupas e acessórios para corrida.

Você pode focar também em camisetas com estampas personalizadas, roupas de academia, biquínis e sungas, maiôs ou camisetas temáticas do universo geek. Outra opção para aumentar as suas vendas é investir no material usado para confecção, ou seja, escolher fornecedores e materiais de qualidade, que atendam as necessidades do seu público.

Cosméticos

A área de beleza e perfumaria está sempre em crescimento. Por isso, se você deseja entender como empreender do zero, uma ótima opção é investir em uma loja online de cosméticos. Para se destacar busque os produtos favoritos do momento, mas que tenham uma boa qualidade e não sejam comuns, como por exemplo, o setor de importados.

Os clientes serão atraídos pelos itens que estão em alta. Porém, se você oferecer qualidade, eles vão confiar no seu empreendimento e vão experimentar outros produtos, e até indicar a sua loja. Nesse segmento você pode investir, por exemplo, nos nichos de maquiagens importadas e perfumes masculinos, femininos e unissex.

Pode também apostar em acessórios para tingimento de cabelo, secadores, barbeadores, equipamentos para maquiagens, cremes, e outros.

Acessórios eletrônicos

Outro nicho que pode ajudar quem quer entender como empreender do zero, é o de acessórios eletrônicos. Não estamos falando de computadores e notebooks, e sim de acessórios para essas peças. Esse setor pode ser bem vantajoso, afinal, novas tecnologias são lançadas a todo momento, e os clientes estão sempre buscando novas peças.

Outra vantagem é que esse nicho exige um baixo investimento por parte do empreendedor. Para se destacar, faça uma boa pesquisa da concorrência e invista em novidades. Algumas peças que podem ser vendidas na sua loja online são carregadores para computador e celular, pendrive, cartão de memória, roteador, modem, console para video games, monitores, suporte para GPS de carro, entre outros.

Comida

Se você quer aprender como empreender do zero, o setor de comida pode ser excelente. Para quem tem dotes culinários, é possível criar um site de vendas para comercializar os seus quitutes. Comida é um produto que tende a trazer retorno rápido, por isso, é uma ótima opção para quem está começando.

Entre as opções que podem ser vendidas na sua loja podemos citar itens gourmet ou artesanais, produtos caseiros, produtos veganos e gastronomia sustentável. Você também pode investir em produtos orgânicos de pequenos produtores, produtos para quem tem restrições alimentares como sem glúten ou sem lactose, cervejas artesanais, vinhos, entre outros.

Acessórios

Outra opção para quem quer saber como empreender do zero é investir em uma loja virtual de acessórios. Esse é um produto que costuma ser focado, principalmente, no público feminino, porém, hoje em dia, tem muitos produtos que são bastante consumidos pelo público masculino também.

Por isso, o foco nos produtos masculinos pode ser o seu diferencial em relação aos concorrentes. Alguns exemplos de produtos que você pode investir são chapéus e bonés, anéis de casamento, relógio de pulso, óculos de grau ou de sol, bolsas, carteiras e bijuterias, como brincos, pulseiras, colares, piercings, braceletes, entre outros.

Invista em desenvolvimento

Como vimos, para ter sucesso no empreendimento, é preciso se informar sobre diversos setores. Existem vários passos a seguir, e muitas vezes, um empreendedor novo não tem esse conhecimento. Veja a seguir algumas dicas.

Sebrae

O Sebrae é uma excelente fonte de informação para quem deseja aprender como empreender do zero, por isso, é bem importante buscar esse apoio.

O Sebrae é o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Essa entidade privada promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequenas empresas, ou seja, aquelas que possuem faturamento bruto anual de até R$4,8 milhões.

Se você deseja saber como empreender do zero, você pode buscar a ajuda do Sebrae. Suas soluções atendem o empreendedor que pretende abrir seu primeiro negócio, até as pequenas empresas que já estão consolidadas e buscam um novo posicionamento no mercado e o indivíduo que busca construir seu projeto de vida desenvolvendo suas competências empreendedoras desde a sua infância.

Rick Chesther

O empreendedorismo ajuda muitas pessoas, especialmente em tempos de crise, e esse foi o caso do ex-ambulante de Copacabana chamado Rick Chesther.

Em 2015 ele estava desempregado, então pediu R$10 para um amigo. Com esse dinheiro ele comprou água e vendeu na praia. Com isso, ele começou a faturar R$200 por dia.

Um dia, postou um vídeo no Youtube compartilhando o seu segredo de prosperidade e ficou famoso ensinando a ganhar dinheiro vendendo água.

Hoje, ele lançou um livro chamado “Pega a visão”, é garoto propaganda do banco Santander e ainda foi chamado para dar palestras em Harvard.

Sendo assim, podemos concluir que se você deseja aprender como empreender do zero, criar uma loja online é a melhor opção. Além disso, vimos que existe um passo a passo que precisa ser seguido antes mesmo de iniciar o seu negócio.

Vimos também que há uma grande variedade de opções de produtos para vender na sua loja, e também aprendemos com Rick Chesther que o empreendedorismo pode te levar a lugares incríveis.

O post Top dicas sobre como empreender do zero apareceu primeiro em Blog da Loja Integrada.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

Recent Posts

Como Fazer Automação de WhatsApp? Ferramentas e Dicas!

Já imaginou como a automação de WhatsApp pode revolucionar a maneira como você conversa com…

10 horas ago

Cultura Data Driven no E-commerce Para Diferenciação da Concorrência

Você já percebeu como algumas lojas online parecem sempre estar um passo à frente? O…

1 dia ago

Data Driven no E-commerce: Como Usar Dados para Tomar Decisões Inteligentes?

No universo do e-commerce, saber tomar decisões embasadas é o que diferencia lojas que crescem…

2 dias ago

Como fazer remarketing automatizado na Black Friday: recupere vendas perdidas

Chegou a Black Friday, aquele momento mágico do ano para turbinar vendas e conquistar clientes!…

3 dias ago

Inteligência de dados e automação para uma Black Friday sustentável e lucrativa

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano no e-commerce. No entanto,…

3 dias ago

Como analisar os dados da Black Friday passada para melhorar suas vendas este ano

A Black Friday está chegando, e a chance de turbinar suas vendas também! Mas para…

3 dias ago