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Storytelling no e-commerce: como contar histórias para vender

Neste artigo, iremos mostrar dicas valiosas para te ajudar a usar o storytelling e aumentar suas vendas. Confira!

Você sabe o que é storytelling? Saiba tudo sobre essa estratégia de marketing e aprenda a contar histórias para vender ainda mais.

O que é storytelling?

O termo storytelling soma duas palavras em inglês: story, que significa história, e telling, que significa contar. Ou seja, storytelling é a ação de contar histórias para criar uma conexão emocional.

Em vendas, o storytelling pode ser usado para encantar e envolver clientes, com o objetivo de incentivar pessoas a uma tomada de decisão, desde o agendamento de uma reunião até fechar uma compra ou negócio.

O storytelling não é uma prática nova. Na verdade, a prática de contar histórias é algo antigo, que antecede até mesmo a escrita.

Interessante, não é?

Por que contar histórias é importante para vender?

Você se lembra das histórias que nos contaram quando éramos crianças?

Consegue perceber como essas histórias se tornaram uma memória que guardamos por toda a nossa vida?

É isso que você quer que aconteça com a sua marca. Quando você conta histórias sobre sua empresa, faz com que as pessoas criem um vínculo com a sua marca.

Contar histórias é uma maneira diferente de levar o público a conhecer seus produtos, serviços ou marca. Com uma jornada baseada na conexão emocional, fica mais fácil se aproximar dos potenciais clientes.

Isso porque quando você conta histórias…

Cria conexões reais com as pessoas

Quando nos reconhecemos em uma história, a resposta natural é gerar uma conexão real com os cenários, personagens ou situações. Isso aumenta as chances de um cliente se aproximar da sua marca.

Gera identificação com a sua audiência

Quando você apresenta personagens com dores parecidas de clientes e mostra como esse personagem superou os desafios que surgiram pelo caminho, você tem mais chances de ficar na mente das pessoas.

O storytelling é uma maneira diferente de vender

O storytelling é uma boa maneira de deixar de lado os argumentos de vendas mais conhecidos, já que você não precisa falar de produtos ou serviços em si.

Como contar histórias e vender mais usando o storytelling

Depois de conhecer as vantagens em usar o storytelling na sua marca, veja como construir uma narrativa eficiente!

Aposte nos gatilhos mentais

Já velhos conhecidos do marketing de conteúdo, os gatilhos mentais ativam padrões de comportamento que levam pessoas a agir de determinada maneira.

Alguns exemplos de gatilhos mentais interessantes para usar no storytelling são: reciprocidade, empatia e afinidade, entre outros.

Desperte o interesse com suas histórias

Nós passamos boa parte dos dias consumindo histórias, seja na internet ou interagindo com outras pessoas. É só pensar nos feeds do LinkedIn, Instagram e Facebook, e até em vídeos. Com essa enorme variedade de informações, fica fácil se desligar de uma história que não é bem contada, certo?

Isso também vale para vendas. Se a narrativa do storytelling não for interessante, as pessoas não vão chegar até o fim.

Por isso, conheça alguns pilares importantes para criar um storytelling eficiente:

  • Apresente um herói que gere identificação na sua audiência
  • Mostre os obstáculos o herói precisa/precisou superar
  • Leve o herói até um momento de dúvida, com pelo menos duas opções para atingir o objetivo
  • Diga como foi o momento de superação dos obstáculos
  • Finalmente, explique o que o seu público pode aprender com aquela história

É importante que você defina a história que vai contar

Quando você conta histórias atraentes, acabando guiando clientes na jornada de compra no futuro – ou os transforma em defensores da marca, responsáveis por divulgar sua empresa para outras pessoas.

Além de contar histórias interessantes, é importante definir quais são essas histórias. Algumas perguntas para começar a criar o storytelling na sua empresa:

  • Qual é a história por trás da marca, produto ou serviço?
  • Quais os propósitos e os valores da empresa?
  • Por que essa marca faz o que faz?
  • Quais os caminhos seguidos para atingir esses propósitos?
  • Qual benefício clientes têm com a sua marca?

Para exemplificar: uma marca que usa embalagens biodegradáveis vai criar conexão com pessoas que valorizam a sustentabilidade e a preservação de recursos naturais.

Ao deixar isso claro para o público, a marca diz: nós contribuímos para um mundo melhor, e você pode fazer parte disso.

Que bom que você chegou até aqui…

O que achou deste conteúdo?

Saber contar histórias é um passo importante para fazer com que as pessoas se identifiquem com a sua marca.

Esperamos que, depois de ler este artigo, você consiga aplicar as técnicas de storytelling com sucesso no marketing da sua loja virtual.

Leia também: Storytelling: por que narrar histórias da marca é importante?

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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