Neste artigo, iremos mostrar dicas valiosas para te ajudar a usar o storytelling e aumentar suas vendas. Confira!
O termo storytelling soma duas palavras em inglês: story, que significa história, e telling, que significa contar. Ou seja, storytelling é a ação de contar histórias para criar uma conexão emocional.
Em vendas, o storytelling pode ser usado para encantar e envolver clientes, com o objetivo de incentivar pessoas a uma tomada de decisão, desde o agendamento de uma reunião até fechar uma compra ou negócio.
O storytelling não é uma prática nova. Na verdade, a prática de contar histórias é algo antigo, que antecede até mesmo a escrita.
Interessante, não é?
Você se lembra das histórias que nos contaram quando éramos crianças?
Consegue perceber como essas histórias se tornaram uma memória que guardamos por toda a nossa vida?
É isso que você quer que aconteça com a sua marca. Quando você conta histórias sobre sua empresa, faz com que as pessoas criem um vínculo com a sua marca.
Contar histórias é uma maneira diferente de levar o público a conhecer seus produtos, serviços ou marca. Com uma jornada baseada na conexão emocional, fica mais fácil se aproximar dos potenciais clientes.
Isso porque quando você conta histórias…
Quando nos reconhecemos em uma história, a resposta natural é gerar uma conexão real com os cenários, personagens ou situações. Isso aumenta as chances de um cliente se aproximar da sua marca.
Quando você apresenta personagens com dores parecidas de clientes e mostra como esse personagem superou os desafios que surgiram pelo caminho, você tem mais chances de ficar na mente das pessoas.
O storytelling é uma boa maneira de deixar de lado os argumentos de vendas mais conhecidos, já que você não precisa falar de produtos ou serviços em si.
Depois de conhecer as vantagens em usar o storytelling na sua marca, veja como construir uma narrativa eficiente!
Já velhos conhecidos do marketing de conteúdo, os gatilhos mentais ativam padrões de comportamento que levam pessoas a agir de determinada maneira.
Alguns exemplos de gatilhos mentais interessantes para usar no storytelling são: reciprocidade, empatia e afinidade, entre outros.
Nós passamos boa parte dos dias consumindo histórias, seja na internet ou interagindo com outras pessoas. É só pensar nos feeds do LinkedIn, Instagram e Facebook, e até em vídeos. Com essa enorme variedade de informações, fica fácil se desligar de uma história que não é bem contada, certo?
Isso também vale para vendas. Se a narrativa do storytelling não for interessante, as pessoas não vão chegar até o fim.
Por isso, conheça alguns pilares importantes para criar um storytelling eficiente:
Quando você conta histórias atraentes, acabando guiando clientes na jornada de compra no futuro – ou os transforma em defensores da marca, responsáveis por divulgar sua empresa para outras pessoas.
Além de contar histórias interessantes, é importante definir quais são essas histórias. Algumas perguntas para começar a criar o storytelling na sua empresa:
Para exemplificar: uma marca que usa embalagens biodegradáveis vai criar conexão com pessoas que valorizam a sustentabilidade e a preservação de recursos naturais.
Ao deixar isso claro para o público, a marca diz: nós contribuímos para um mundo melhor, e você pode fazer parte disso.
Que bom que você chegou até aqui…
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Saber contar histórias é um passo importante para fazer com que as pessoas se identifiquem com a sua marca.
Esperamos que, depois de ler este artigo, você consiga aplicar as técnicas de storytelling com sucesso no marketing da sua loja virtual.
Leia também: Storytelling: por que narrar histórias da marca é importante?
O post Storytelling no e-commerce: como contar histórias para vender apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
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