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Sete maneiras eficazes de usar o WhatsApp no seu e-commerce

Estamos em plena era digital, e quem tem um e-commerce precisa lidar com a enorme concorrência nesse mercado onde, muitas vezes, apelar para algumas estratégias de marketing apresenta resultados mais eficientes.

Ou seja, é preciso não apenas diversificar os canais na hora de usar estratégias, é preciso se reinventar, ousar para, então, conseguir se destacar.

Neste artigo, veja como o WhatsApp pode ser usado como uma poderosa ferramenta de marketing para o seu e-commerce.

Nesse sentido, mesmo que apostar em redes sociais ainda seja obrigatório para quem tem um e-commerce, só isso já não é o bastante. É preciso também apelar para o, cada vez mais, onipresente WhatsApp.

Pois é, ele mesmo, o famoso aplicativo de mensagens, com seus mais de dois bilhões de usuários ativos, já provou que também pode fazer muito bonito no mundo dos negócios – no caso, do e-commerce.

Por isso, neste artigo, vamos mostrar como esse aplicativo pode ser usado como uma poderosa ferramenta de marketing para o seu e-commerce.

WhatsApp como importante canal de divulgação

Segundo recente pesquisa, 98% dos brasileiros têm o aplicativo instalado em seus celulares e 95% dos entrevistados afirmaram que acessam o app todos os dias, consolidando esse aplicativo de mensagens como o número 1 do Brasil, e do mundo.

Por isso, cada vez mais, o WhatsApp vem sendo usado como uma importante ferramenta de marketing, principalmente por todo o seu dinamismo, adquirindo frequentemente novos recursos, auxiliando empresas e possibilitando que trabalhem estratégias em cima de suas funcionalidades.

Na verdade, o WhatsApp se transformou em mais um excelente canal, que traz diversas possibilidades de comunicação, seja por áudio, mensagem escrita ou vídeo.

E mais, o aplicativo pode ainda ser usado em diferentes setores do seu e-commerce, desde atendimento, divulgação de produtos, pós-compra, entre outros, tendo a vantagem de ser um aplicativo com o qual as pessoas interagem o tempo todo, garantindo mais agilidade e eficiência nos processos.

Como usar o WhatsApp em seu e-commerce?

O WhatsApp Marketing possibilita diferentes estratégias para o seu e-commerce, desde fazer vendas diretas pelo aplicativo, podendo usar o catálogo de produtos, expor suas mercadorias de uma forma bem mais fácil, rápida e prática.

Vale ressaltar que é possível destacar o catálogo no resumo do perfil, facilitando tanto para você quanto para seu cliente. Sem falar nas mensagens automáticas que podem ser criadas, agilizando os atendimentos e deixando mais clara a comunicação. É possível registrar mensagens de saudações, horários de atendimento, entre outras opções.

E mais, ao criar a conta de sua empresa, é possível configurar várias informações, como catálogos de produtos, link para o site, horário de funcionamento da loja, endereço, e-mail etc.

Ou seja, quem for direcionado ao WhatsApp da sua loja virtual já encontrará diversas informações que podem auxiliar muito na conversão de vendas, passando uma imagem de profissionalismo, organização, mostrando que se preocupa com a experiência do cliente e que está disponível para tirar todas as suas dúvidas.

Como aproveitar ao máximo o WhatsApp no seu e-commerce

Como podemos ver, o Whatsapp pode ser usado como uma incrível ferramenta de marketing para o e-commerce, para quem pretende usar o mundo digital para ganhar dinheiro, como vender na Amazon, podendo aproveitar ao máximo a ferramenta na hora de planejar suas estratégias de marketing. Confira!

1. Elabore um planejamento estratégico para usar a ferramenta

Antes de tirar uma ideia do papel, é fundamental planejar muito bem para se alcançar metas e objetivos. E até na hora de implementar o WhatsApp em seu e-commerce, é preciso planejar muito bem, elaborando ações e estratégias para explorar ao máximo o aplicativo.

Por isso, antes de começar a usar essa ferramenta, planeje muito bem o que pretende com ela, defina metas e objetivos.

2. Crie mensagens personalizadas para seu público

Esqueça mensagens robotizadas e muito formais. Procure usar a linguagem de seu público, criando mensagens personalizadas para se relacionar com ele. Com certeza, seus consumidores se sentirão muito mais à vontade com isso e terão bons motivos para comprar do seu e-commerce.

3. Cuidado com o envio excessivo de propagandas

Nada mais inapropriado do que bombardear seus clientes com propagandas e mensagens excessivas, e sem conteúdos relevantes. Infelizmente, isso é muito comum, o que faz com que os clientes acabem até bloqueando você. Ou seja, esse tipo de estratégia desesperada não dá certo, afastando os consumidores da sua loja.

A dica, portanto, é procurar comunicar apenas o necessário aos seus clientes, evidenciando conteúdos que de fato possam interessar a eles.

4. Use o WhatsApp para oferecer atendimento ao cliente

Nada mais em dia com as tendências de marketing do que priorizar o cliente e oferecer uma boa experiência de compra, um bom atendimento, colocando vários canais a seu dispor, e o WhatsApp deve ser um deles.

Acredite, oferecer atendimento ao cliente por meio do WhatsApp é importantíssimo para seu e-commerce, sendo uma forma de relacionamento cada vez mais procurada pelos consumidores, por toda sua praticidade, agilidade e comodidade.

Por isso, se ainda não oferece esse canal ao seu público, saiba que está perdendo pontos e dando espaço para a concorrência, pois, certamente, outras lojas já estão fazendo uso dessa poderosa ferramenta, agregando mais valor ao negócio.

5. Utilize o WhatsApp para interagir com quem já é cliente da sua loja

Sabe aquele cliente sumido? Ou mesmo aquele cliente que comprou e ficou de retornar, mas não voltou? Então, o WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para interagir com clientes antigos do seu e-commerce, ajudando a fortalecer a relação.

Experimente enviar mensagens falando que sentiu sua falta, e com novidades da sua loja, por exemplo. Ofereça cupons de desconto, brindes e outros mimos que farão com que eles voltem a comprar de você. Use a ferramenta com sabedoria, resgatando aqueles clientes que eram fiéis, mas não retornaram mais à loja.

Aproveite para obter informações sobre o porquê não retornaram. Sem dúvida, pode ser uma ótima forma de corrigir falhas que, muitas vezes, nem sabe que existem.

Mas nunca é demais lembrar: evite o excesso de mensagens. O efeito pode acabar sendo o oposto ao esperado, poderá incomodar seus clientes em vez de agradá-los.

6. Venda diretamente pelo aplicativo

Sabia que é possível fazer vendas diretas pelo aplicativo? Pois é, essa estratégia já está sendo usada por grandes e pequenos e-commerces, ou seja, você pode fazer muito bom uso dela.

Para isso, utilize toda a praticidade do aplicativo para oferecer vendas consultivas e trazer a experiência das compras físicas para o universo digital.

Enfim, saiba tirar proveito da praticidade proporcionada pelo aplicativo aos usuários.

7 . Saiba utilizar o WhatsApp no pós-venda

Engana-se quem pensa que a jornada do consumidor termina após a efetivação da compra.

Na verdade, cada vez mais, o pós-venda vem sendo valorizado. Por isso, vale investir nessa etapa, que pode trazer ótimos resultados ao seu e-commerce.

A dica, então, é enviar mensagens para seus consumidores após a compra e pedir um feedback sobre o serviço prestado. Isso mostrará que você se preocupa com a qualidade de seus serviços e do atendimento, mostrará que seu e-commerce não estava interessado somente em vender o produto, mas também na satisfação deles.

Outra dica é aproveitar esse momento para obter informações valiosas para corrigir erros e aperfeiçoar processos.

Enfim, como pode ver, o WhatsApp pode, e deve, ser usado como uma poderosa ferramenta de marketing, com a qual ficará mais simples criar estratégias e se aproximar de seus clientes.

Leia também: Como vender por WhatsApp e apostar na integração da loja física e online pode transformar a jornada de compra

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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