SEO para e-commerce: insights do Fórum E-Commerce Brasil 2022

O Fórum E-commerce Brasil é o terceiro maior evento de e-commerce do mundo e, em 2022, reuniu mais de 15 mil congressistas e 200 expositores, entre os dias 26 e 27 de julho, em São Paulo.

Palestras de marketing, vendas, transformação digital e tecnologia aconteciam simultaneamente, trazendo os principais pontos de atenção que varejistas online devem ter ao conduzirem as estratégias de suas marcas.

E foi no palco Soluções, no primeiro dia de evento, que Felipe Bazon, CSO da Hedgehog Digital Brasil, falou sobre SEO para e-commerce desmembrando os principais pontos da estratégia que leva o usuário da intenção até a conversão.

Confira, a seguir, alguns dos principais pontos que você também pode implementar em sua loja virtual para obter mais resultados.

Intenção de busca do usuário

Ao conduzir uma busca no Google, por exemplo, o usuário tem uma clara intenção do que deseja encontrar.

Por exemplo, ao procurar por “tênis de corrida”, o leitor quer encontrar as melhores opções de calçado para a prática esportiva, assim como o preço e as lojas disponíveis para compra.

Já ao buscar por “link building”, o leitor quer encontrar um guia completo sobre o assunto para iniciar a estratégia em seu negócio.

As buscas são classificadas em transacionais, informacionais, navegacionais e comerciais. E é necessário entender o que é esperado do usuário em cada uma dessas classificações para ter certeza de que suas páginas e seus conteúdos estão de acordo com o que é buscado.

Em uma página transacional, dificilmente um blog post de guia conseguirá uma boa colocação. Da mesma forma, ao procurar pela definição de um assunto, o leitor não quer encontrar um carrossel do Google Shopping.

Topical Authority

Quem trabalha no mundo digital certamente já ouviu falar do E.A.T., o fator de rankeamento do Google que leva em consideração autoridade, expertise e confiabilidade dos domínios e conteúdos.

A melhor forma de trabalhar bem seu domínio, para que ele seja visto como uma autoridade no assunto, é por meio da estratégia de Topical Authority. Como o próprio nome diz, ela visa a levar autoridade dos tópicos, em profundidade, para a estratégia de Topic Cluster.

Para tanto, é necessário mapear os assuntos mais relevantes de cada negócio e, em seguida, produzir conteúdos de qualidade sobre todos os temas relacionados a ele. Isso significa ir em profundidade, ainda que o volume de buscas para a palavra-chave não seja tão relevante.

Google Discover

Créditos: Google Web Stories

O formato de stories, do Instagram, é um grande sucesso. Não apenas as redes sociais do Meta, como LinkedIn e TikTok também usam do formato de pequenas pílulas de conteúdo, que podem ser consumidas rapidamente.

O Google lançou há alguns anos os Web Stories, que são justamente um formato de conteúdo visual, disponibilizado aos leitores com base nos seus hábitos de pesquisa.

Para aqueles que estão sempre lendo sobre futebol, um giro com a última rodada do Campeonato Brasileiro. Para quem está buscando passagens aéreas para a Cidade Maravilhosa, cinco dicas de hotéis para se hospedar no Rio de Janeiro, e assim por diante.

Os stories são como no Instagram: usando de imagens e vídeos, pequenos textos de informação são compartilhados. O objetivo é que o leitor se informe, sem precisar de muito tempo disponível para isso.

O resultado é um aumento considerável de impressões e cliques.

Uma boa estratégia de otimização para lojas virtuais deve levar em consideração, principalmente, a experiência do usuário.

Trabalhar as palavras-chave na intenção certa para garantir que elas serão encontradas no momento em que o leitor está buscando, produzir conteúdos relevantes e de qualidade e estar presente no formato de pílulas são apenas algumas das estratégias que podem alavancar seus resultados.

Se você perdeu a palestra do Felipe Bazon no Fórum E-commerce Brasil, mas ficou interessado no assunto, cadastre-se agora no webinar “Da intenção de busca do usuário à conversão em seu E-commerce!”, no dia 31 de agosto, às 11h!

Leia também: Como fazer seu e-commerce ranquear melhor com imagens otimizadas

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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