Saiba como o Dark Dealer se relaciona com o setor automotivo

Agora, o Dark Dealer pode parecer algo distante, mas, em poucos anos, acredito que essa tendência irá se concretizar. Antes de mais nada, você já ouviu falar em Dark Kitchen?

É um conceito novo, que foi popularizado na pandemia. Ele se refere aos restaurantes que não possuem salão e trabalham apenas com delivery. Ou seja, a única maneira de comer em um desses restaurantes é pedindo e recebendo na sua casa.

Dark Dealer se refere aos restaurantes que não possuem salão e trabalham apenas com delivery.

Resumindo, você só consegue consumir se for através do pedido e da entrega. “Mas o restaurante Dark Kitchen é pior por não possuir um salão?”

Não, mas também não é melhor. São propostas diferentes e modelos de negócios que priorizam situações e experiências distintas. Ambos podem ter sucesso. A questão é que, para alguém com poucos recursos, construir um restaurante com a proposta Dark Kitchen é muito mais proveitoso.

É um modelo mais enxuto, que não precisa de tanto investimento em manutenção e em atendimento. Ele funciona bem para o pequeno empreendedor. Mas esse modelo só foi possibilitado agora, com o avanço da tecnologia, criação de aplicativos e educação do público para consumir dessa forma.

O Dark Dealer

Esse modelo de negócios é resumido em uma concessionária sem salão, funcionando apenas com uma operação virtual. Portanto, todos os investimentos e esforços em estruturas físicas são voltados para o estoque.

A publicidade é resumida em estratégias digitais. 100% dos vendedores serão encantadores de leads e consultores digitais, focando em quebrar objeções e entender o que os leads desejam para entregar o veículo perfeito para o cliente.

Resumindo, é um modelo totalmente enxuto, no qual custos desnecessários serão evitados e, mesmo assim, o cliente terá uma ótima experiência de compra.

“O Dark Dealer matará as concessionárias tradicionais?”

Eu respondo esse tópico com outra pergunta: o Dark Kitchen matou os restaurantes com salão?

Não. Ele só possibilitou que o público pudesse consumir o alimento de outra forma. Nem sempre você quer sair de casa para comer e nem sempre você terá disponibilidade e tempo para passar um bom tempo fora de casa escolhendo um veículo.

Assim, por que não realizar esse processo da sua casa, no conforto do seu sofá? A ideia é focar no cliente e criar o máximo possível de opções para os diferentes tipos de cliente.

Existe o cliente que quer ir na concessionária, mas também existe o outro que quer fazer uma compra online. Além disso, existem ainda os que desejam realizar um processo omnichannel.

Há espaço para os diversos modelos no mercado. No entanto, é indiscutível que qualquer negócio precisa firmar um bom posicionamento na internet.

Quais os benefícios do Dark Dealer?

Existem vários benefícios nesse modelo de negócio, principalmente para o pequeno empreendedor ou dealers visionários que buscam testar novas ideias:

  • Menos custos com estruturas para receber clientes
  • Um custo por aquisição de cliente menor
  • Menos burocracia
  • Uma experiência de compra incrível para os clientes
  • Mais dados para embasar tomadas de decisão

Existe uma imensidade de outros benefícios que poderia citar aqui. Mas esses já são suficientes para entender o poder do modelo.

Até pode parecer que o Dark Dealer surgirá em um futuro distante. Mas, com todo o avanço da tecnologia e de empresas trazendo soluções de e-commerce para o mercado, ele não irá demorar muito para se difundir.

Portanto, essa tendência só representa mais um marco de como a tecnologia e a internet podem possibilitar o crescimento de mercados e a evolução de setores que ficaram sem evoluir por muito tempo.

Leia também: Como a gestão pode ajudar as entregas no e-commerce

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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