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Relacionamento eficaz com o seu cliente na internet

O mundo passou por tantas mudanças nos últimos anos, e todas foram acompanhadas pelos consumidores. Antigamente era preciso ir até uma loja física, hoje em dia, compras online crescem a cada nova pesquisa, e com isso, o relacionamento com cada usuário também precisa evoluir. Veja abaixo algumas dicas de como explorar o relacionamento eficaz com o seu cliente na internet.

Relacionamento eficaz com o seu cliente na internet

Atualmente o desafio não é simplesmente se comunicar com o seu cliente, ou potencial cliente, é necessário criar relacionamento, engajar, criar um ambiente de troca de informação transparente e precisa, e tudo isso, dentro de pouco tempo, porque o seu cliente, ao lhe enviar uma questão, deseja ser atendido de maneira rápida e eficiente.

As redes sociais contribuem muito para o aumento do número de pessoas que conhecem a sua empresa, e trazem também mais pessoas que desejam ser bem atendidas, que participam de suas publicações, comentam, fazem perguntas e precisam ser atendidas.

Para isso, é fundamental que você pense de maneira ampla na comunicação de sua empresa, ou seja, como deseja transmitir sua mensagem, para cada tipo de público e segmento que atende, em quais momentos, de qual maneira e, pensar em como dar retorno efetivo à todas as demandas que surgirem.

Existem diversas maneiras de se comunicar com seus clientes e potenciais compradores, falaremos sobre como utilizar algumas delas, citando sempre as melhores práticas para o seu negócio!

Newsletter e Email Marketing:

Em primeiro lugar, tenha em mente que sim, as pessoas leem e-mails, desde que seja algo do interesse de cada um que recebe. Por isso, não adianta comprar mailings, nem enviar o mesmo tipo de comunicação para toda a sua lista, é necessário contar com a ajuda especializada da DBMK para organizar o que enviar para quem e quando.

Uma pesquisa da Mailigen mostra que, e-mails marketing entregam resultado 18 vezes maior do que qualquer outro canal online, portanto, é sim necessário realizar campanhas, pensar na informação ou promoção a ser comunicação, separar os e-mails marketing das newsletters, ou seja, adotar um método.

Boas práticas para o envio dos e-mails e das newsletters precisam ser seguidas, por exemplo, é necessário que o seu usuário tenha autorizado o envio de suas mensagens ao endereço eletrônico dele, é fundamental que você envie conteúdo relevante, que desperte o interesse de quem recebe para que a pessoa clique e leia aquilo que foi pensado para ela, considerando a sua persona, e não somente aquilo que a loja precisa vender.

Como enviar e-mails marketing:

Considerando que você tenha formado uma boa lista de clientes e potenciais clientes, é impensável enviar e-mails um a um, é necessário que você tenha uma ferramenta de disparos de e-mails automatizada.

Existem diversas opções no mercado, algumas das mais conhecidas Mailchimp, RD Station e Mail2easy, antes de escolher, é importante avaliar as funcionalidades de cada uma delas, e compreender qual efetivamente se adequa ao seu negócio e ao tipo de comunicação que precisa fazer.

Consultoria especializada, como a DBMK, que está a sua disposição é primordial neste momento, fazer a escolha mais adequada, que será pensada por um time de alta expertise, considerando todas as variáveis do seu negócio, é item fundamental para investir o seu dinheiro no lugar certo, e garantia de bons resultados.

Automatização do Marketing e da Comunicação:

Automatizar o marketing de sua empresa significa que o profissional contratado, ou o consultor, terão mais tempo para se dedicar a estratégia do negócio, a criação de novas e boas campanhas, pois o trabalho repetitivo, ou manual, passa a ser realizado de maneira automatizada.

Alguns exemplos para isso são as ferramentas de disparo de e-mails automáticas, onde dizemos o que o sistema deve fazer, ao invés de fazer um a um, a distribuição de conteúdo através das redes sociais, através de links patrocinados escolhidos pelo profissional, o uso de templates para sites e muitos outros.

Chatbots

São muito utilizados atualmente, a uma pesquisa da Gartner Summit aponta que 2020, 85% dos atendimentos realizados na internet serão feitos via chatbots, e a Walker Information complementa dizendo que essa será a primeira opção para diferenciar uma empresa de seus concorrentes.

Para quem nunca ouviu falar sobre chatbots, o conceito é simples, colocando de maneira resumida, é um robô que responde perguntas dos seus usuários, há diversas opções das mais simples as mais complexas, o ideal é que o seu robô responda as perguntas chamadas de primeiro nível.

No primeiro nível estão as dúvidas mais comuns e recorrentes de seus usuários, que em geral, não são complexas, mas que tomam bastante tempo de sua equipe. Operando com chatbots, sua empresa consegue operar com pequenas equipes, prestando atendimento de excelência a todos.

Boas práticas para relacionamento com seu cliente através das redes sociais:

É cada vez mais comum que seus clientes deixem dúvidas, comentários, reclamações, elogios e muito mais nas páginas das redes sociais de sua empresa, e você precisa responder todos eles, com agilidade, cordialidade e transparência.

Para isso, definir quem é o responsável por dar todas as respostas é um primeiro e fundamental passo, abaixo mais dicas:

  • Definição de responsável pelas respostas
  • Educação, cordialidade sempre e acima de tudo, lembre-se muitas pessoas estão lendo e tirando conclusões sobre a sua empresa
  • Agilidade, quem faz comentários em redes sociais quer ser respondido rápido
  • Transparência e ética é sempre fundamental em todos os momentos e em toda a comunicação de seu negócio
  • Respondam tudo, mesmo elogios e críticas
  • Tenha um plano para gerenciar crises, isto é, quando houverem comentários negativos colocados de maneira pública, como reagir
  • Frequência, o responsável precisa estar sempre atento as redes sociais, é necessário que o acesso seja frequente para que seja possível responder todas as questões de maneira ágil
  • Se errar, se desculpe
  • Preste suporte, ajude o seu consumidor a realmente resolver o problema ou sanar a questão.

Para implementar cada tópico, conte com o auxilio da DBMK, nós temos know how e experiência que pode ser aplicada a sua empresa para gerar resultados surpreendentes!

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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