Primeiro, devemos entender o que são canais de tráfego para ecommerce. Algo que é necessário botar na cabeça é que o comércio eletrônico é uma loja no deserto. E pra quem está começando sua primeira loja virtual, a maior dificuldade é trazer público para a loja. Pois desse público, virão as conversões, em outras palavras, as vendas.
Canais de tráfego são os canais por onde os potenciais clientes visitarão sua loja, olharão seus produtos e com muita sorte e trabalho duro, comprarão alguma coisa.
Mas antes de escolher qual o melhor, é necessário entender quais os tipos:
Agora que conhecemos quais os canais, sendo os 5 primeiros, qual é melhor para investir mais tempo (e dinheiro), pra conseguir melhores conversões?
A resposta é: todos!
A lógica disso, é que se não conseguir conversão de um canal, o outro pode compensar tendo mais conversão.
A forma mais “rápida”, a curto prazo, para um e-commerce que está iniciando, é focar tanto nas redes sociais quanto no tráfego pago e na base existente de clientes.
Faça lives frequentes, de preferência semanais, promovendo produtos, criando enquetes, interagindo com seus seguidores! Crie publicações frequentes! Faça stories! Ao faze-los, sempre adicione um link ao post ou story. Utilize suas redes sociais ao máximo!
Enquanto isso, invista em Ads. Faça anúncios! Ads são literalmente os outdoors virtuais! Crie propagandas bacanas que chamem a atenção.
Essencialmente, adquira atenção dos usuários! Ao conseguir isso, as pessoas podem começar a comentar sobre sua loja, enviando links para os outros visitarem.
Anuncie seus produtos em marketplaces. Se alguém não conhece seus produtos, pode muito bem conhecer sua loja através do marketplace, visitando seu site pra ter conhecimento de sua loja, ter uma base se terá problemas ao comprar, ter noção de como é aquela loja.
Ao conseguir uma base de clientes, envie e-mails com promoções relâmpago! Quando os clientes se cadastrarem, coloque no formulário a data de nascimento, assim você pode enviar até mesmo mensagens desejando feliz aniversário, com cupom de desconto para aquela pessoa!
Ou, envie e-mails ou mensagens, como “faz X dias desde sua última visita, sentimos sua falta”. Faça o cliente entender que vocês lembram dele.
De nada adianta os canais cumprirem suas funções, quando sua loja virtual está um caos. Banners desorganizados, estoque faltando, preços desatualizados, poucas fotos de produtos.
Praticamente, interaja com os recursos disponíveis. Invista em essencialmente, adquirir a atenção dos usuários. Interaja com seus clientes.
Talvez, o texto não tenha deixado muito claro, mas todos os canais de tráfego tem uma coisa em comum: a atenção das pessoas. E após chamar a atenção, se dedique em oferecer a melhor experiência de compra possível.
O, melhor maneira de adquirir clientes fiéis, é a interação e a importância com seus clientes, não importa de qual fonte ou meio.
Interaja com as pessoas.
E-commerce não se trata apenas de vender pela internet ou criar anúncios e vender mil produtos sem se preocupar em olhar a cara do cliente.
Se trata de se importar com as pessoas, e de dar a elas uma ótima experiência, isso fideliza!
Essencialmente, o melhor canal de tráfego é apenas o meio para uma ótima experiência que você irá oferecer aos seus clientes.
O post Qual o melhor canal de tráfego para meu ecommerce? – Por Mago do E-commerce apareceu primeiro em Blog da Loja Integrada.
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