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Quais as etapas necessárias pra abrir um e-commerce?

Abrir um e-commerce exige mais planejamento e estratégias do que muitos pensam. A parte fácil é colocar o site para funcionar, o difícil é deixar o funcionamento fluído e ir trazendo clientes para se interessar por seus produtos.

Na consultoria da Doutor E-commerce, parceiro da Loja Integrada, é utilizada uma metodologia própria, chamada de 9 pilares do e-commerce, que estabelecem quais são os pilares que vão sustentar a operação online. E a fim de ter uma estrutura e base sólida é fundamental que estes pilares sejam levados em conta.

Conheça as etapas necessárias para abrir seu e-commerce.

9 pilares do e-commerce

Planejamento

O planejamento é indispensável para qualquer negócio. É a primeira etapa antes de iniciar qualquer projeto, pois este vai permitir que sejam estabelecidos metas, orçamento, planos e os cursos de ação que o negócio irá tomar ao longo de sua existência.

Este é um item que precisa ser revisado de tempos em tempos para manter o bom funcionamento da loja. E afinal, as metas também precisam se renovar de vez em quando.

Sistemas de integração

A escolha da plataforma (ele não executa a venda, mas sim a viabilidade da venda). Muita gente diz que a plataforma é fundamental para o seu negócio. Ela é parte do seu negócio. Ela não é o fim, ela é o meio. E com tantas opções no mercado, é preciso analisar qual melhor opção para seu projeto. A loja integrada, por exemplo, disponibiliza planos gratuitos, para os pequenos projetos, quanto planos profissionais para aportar e-commerces grandes e bem estruturados.

É nessa etapa que demais sistemas devem ser escolhidos, como ERPs, Ferramentas google e demais fornecedores.

Equipe

Não adianta ter um sistema, não adianta ter planejamento, se você não tiver um time para executar isso com você. É preciso prever todas as responsabilidades de cada funcionário, até mesmo as suas. Se você estiver começando um negócio sozinho também.

Dentro dessa área teremos o gerente de e-commerce, que é o gestor e responsável, o líder, o comandante, o maestro, que vai orquestrar essa sinfonia de instrumentos musicais. E aí vamos entender como trabalhar com essas áreas.

Comunicação visual

A loja precisa ser visualmente apelativa para que os consumidores se sintam motivados a continuar olhando seus produtos, e eventualmente compre na sua loja.

Um layout bem aplicado pode causar boa impressão e ficar guardado na memória do internauta. Encontre temas disponíveis que possam ser customizados para sua loja.

Conteúdo

Aqui vamos trabalhar o cadastro de produtos, necessidade de fotos, descrições completas, informações comerciais, apresentação do item, etc. Enfim, tudo isso com o objetivo de realizar a venda.

Dentro do e-commerce não temos o papel do vendedor físico, que vai dar aos consumidores as informações quando eles tiverem dúvidas de um produto. Você terá apenas uma página estática, que vai trazer os argumentos comerciais para convencer as pessoas a levarem aquele item.

Logística

A parte da logística não é somente a entrega e, sim, a organização disso: o estoque, a gestão, a necessidade de fazer inventário, a necessidade de agrupar melhor e de endereçar melhor esse estoque.

São pontos de uma evolução do e-commerce. Não necessariamente se você começando de uma forma modesta, de uma forma pequena, vai utilizar isso. Mas, quando você crescer já vai saber que tem uma linha de sequência a ser seguida dentro do seu negócio.

Pagamento

Não somente a dificuldade de receber e pagar para receber são os maiores problemas. Às vezes, você pode ser enganado pelo consumidor ou pelo fraudador de verdade. Existe a fraude arquitetada, que é quase um roubo, e existe uma fraude de má índole, porque no cartão de crédito você pode não reconhecer uma compra e você tem 90 dias para isso. É o próprio cliente fraudando, dando uma de esperto, vamos dizer assim. E têm as fraudes profissionais, que são robôs, empresas dedicadas a fazer isso.

Selos e segurança

A reputação onde você, que é uma boa loja virtual, entrega, cumpre com os direitos que tem com o seu cliente e a segurança da transação. Você deve passar essa segurança para o cliente, que você está protegendo os dados dele.

Os selos são de autenticidade; certificado de segurança com cadeado SSL; segurança que você está comprando em um site que não vai armazenar os seus dados de forma ilícita; certificado de PSAI; certificado de autenticidade do pagamento, que ele está criptógrafo; que ele não vai armazenar os dados do seu cartão, somente a operadora para poder processar. Então, há uma série de fatores que vai dar essa reputação e credibilidade para você.

Marketing

Se você não está bem estruturado, você pode divulgar, pode gastar um caminhão de dinheiro com publicidade, que não vai realizar a venda.

Não tem uma composição comercial, não estruturou bem o seu negócio, comprou errado, não descreveu bem o produto, a foto é feia, o site não está harmonioso, a forma de entrega não está adequada, condições de pagamento fora da realidade, etc.

O post Quais as etapas necessárias pra abrir um e-commerce? apareceu primeiro em Blog da Loja Integrada.

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