Apresentaremos alguns tipos de plataformas virtuais bastante utilizadas em e-commerces, bem como os seus prós e contras, a fim de que você possa escolher o que melhor se encaixa em seu projeto de negócio. Há uma infinidade de opções, mas é preciso, antes de tudo, planejar bem como será a sua loja virtual.
Antes de mais nada, é preciso entender que o e-commerce nada mais é do que uma loja virtual. O termo vem se difundindo bastante atualmente, e tem sido uma excelente forma de vender tanto produtos quanto serviços de maneira rápida, prática e sem tantos gastos, como ocorre em lojas físicas.
As plataformas de e-commerce são sistemas criados para venda. Normalmente, elas possuem tudo o que precisamos. Podemos, por exemplo, personalizar a página, gerenciar estoque e preço, resgatar carrinhos abandonados, ver relatórios de acessos e, é claro, incluir os produtos e os serviços na página.
Temos, atualmente, dois tipos de plataforma e-commerce: a gratuita e a paga. Vamos conhecer, a seguir, cada uma delas, observando seus prós e contras. Vale lembrar que cada uma delas possui características próprias. Então, antes de escolher a plataforma, é de suma importância avaliar o seu negócio, pois, dependendo do tipo, uma das duas acaba sendo a mais indicada.
Plataforma open source
A plataforma open source é o sistema gratuito, pois ela possui códigos abertos. Ela é indicada para quem está iniciando no ramo do e-commerce. Porém, por ter seus códigos disponibilizados abertamente, o sistema fica mais exposto a possíveis invasões, comprometendo tanto a sua segurança quanto a de seus clientes.
Além disso, esse tipo de plataforma não possui suporte para o usuário. Caso ocorra algum problema, é preciso que uma equipe de TI especializada faça os ajustes, pois, normalmente, essas são criadas por comunidades de programadores que se disponibilizam a ajudar outros profissionais.
Em tese, não há custos para adquirir a plataforma open source. Entretanto, vale lembrar que se você não possui experiência no ramo, terá que arcar com gastos da equipe de desenvolvimento, que irá personalizar toda a loja virtual. Além disso, há o gasto com a hospedagem do site. Portanto, é preciso analisar muito bem se essa plataforma realmente vale a pena.
Plataforma licenciada
As plataformas licenciadas são pagas e costumam ser cobradas por mês ou anualmente para ter acesso aos códigos-fonte. Esse modelo é o mais utilizado por grandes empresas, que já possuem experiência com o ramo de e-commerce.
Nesse tipo de plataforma, é de suma importância ter uma equipe de TI ou uma empresa de desenvolvimento parceira, que será a responsável por criar e fazer a manutenção da loja virtual. Além disso, os sistemas licenciados dão acesso às atualizações para correção de falhas, o que não ocorre no modelo open source.
Como existem várias plataformas e-commerce, fica difícil escolher, ainda mais quando não se possui tanta experiência. Diante de tantas opções, listamos, a seguir, 15 plataformas de e-commerce de excelente qualidade e que, com certeza, atendem muito bem a qualquer modelo de negócio.
Apesar de não haver suporte, ela atende perfeitamente bem a pequenas empresas, não sendo necessária a contratação de uma agência, caso haja uma familiaridade com a ferramenta. E o interessante é que a versão grátis oferece todos os recursos básicos de comércio eletrônico, permitindo criar uma loja virtual do zero.
Por ser uma versão “free” e de código-fonte aberto, o suporte é feito de maneira colaborativa em fóruns especializados da internet. O ponto negativo dessa versão é que não é possível contar com a ajuda de especialistas, caso ocorra algum problema, como bugs.
A versão enterprise da plataforma Magento – hoje conhecida como Adobe Commerce – é uma excelente plataforma de e-commerce para médias e grandes empresas. Ela atende perfeitamente a qualquer tipo de negócio B2C, B2B, D2C, B2B2C e marketplaces. Por meio de seus códigos abertos, é possível aplicar no e-commerce qualquer regra de negócio das empresas.
Ela é a plataforma de e-commerce mais completa do mercado mundial, bastante flexível, escalável e segura com muitas funcionalidades nativas. Para a sua contratação, é preciso investir em uma licença em dólares com a Adobe, e é recomendada a contratação de uma empresa de desenvolvimento especializada.
Salesforce é uma plataforma de CRM integrada (gerenciamento de relacionamento com o cliente). Seu objetivo é mostrar uma visão única e detalhada de cada cliente, aproximando empresas e pessoas.
Essa ferramenta é de suma importância para os e-commerces, pois, com ela, é possível ter informações privilegiadas e bem organizadas de seus clientes. Com tais informações, você, ou sua agência, pode potencializar ações de campanha ou, ainda, otimizar a gestão das tarefas e a comunicação entre colaboradores e equipes.
Oracle é o sistema de gerenciamento de banco de dados mais utilizado no mundo. Ele serve para armazenar informações na nuvem e em um data center, ajudando a coletar, armazenar, organizar e processar os dados. Assim como o Salesforce, ele é de suma importância para o seu e-commerce, mesmo que seja um pequeno negócio. Afinal, é vital ter um banco de dados.
Ele é utilizado pelas maiores empresas do mercado, por conta da sua capacidade de armazenar e processar dados com segurança. Antes de contratar esse sistema, observe qual versão do Oracle Database mais se adequa à sua empresa. Atualmente, há quatro versões: Express Edition, Standard Edition One, Standard Edition e Enterprise Edition.
Zyro é uma plataforma licenciada e permite criar páginas facilmente, sendo possível montar uma loja em até uma hora (pelo menos é o que o site da própria diz), não sendo necessário ter tanta experiência para fazer a criação e o seu gerenciamento.
Entre as infinitas possibilidades que a Zyro proporciona a seus usuários, ela também fornece uma equipe de suporte 24 horas, sete dias na semana, designs inspiradores, glossário de termos corporativos, um guia totalmente gratuito, que ensina como lançar, operar e divulgar uma loja virtual de sucesso, começando do zero.
Além disso, a Zyro faz reembolso em até 30 dias em caso de cancelamento, mas é possível fazer um teste gratuito antes. O plano mais barato custa R$ 11,90 por mês.
Nuvem Shop é outra plataforma licenciada, bastante utilizada por pequenas e médias empresas. Com ela, é possível criar ofertas-relâmpago, banners, recomendar produtos, além de contar com uma busca inteligente, e com mais de 30 layouts personalizáveis. A Nuvem Shop também é dedicada a dispositivos móveis e está integrada a outros canais de venda, como Instagram Shopping e Facebook Store.
Os contras da Nuvem Shop são os seguintes: rede de suporte apenas por e-mail e somente os planos avançados possuem atendimento com o gerente. O plano mais barato custa R$ 49,90 por mês, tendo um desconto de 25% se o pagamento for anual (R$449,10). Mas, assim como o Zyro, é possível fazer um teste grátis por 30 dias.
A DBMK é parceira oficial da NuvemShop e oferece serviços de configuração, integração com outras plataformas, gestão de tráfego etc.
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Jet Commerce também é uma plataforma SaaS Enterprise utilizada para criar uma loja virtual, sendo mais procurada por pequenas e médias empresas. Apesar de o site não informar o valor da mensalidade, você pode entrar em contato com um consultor e buscar mais informações.
O seu diferencial é que, além de poder fazer todo o gerenciamento por meio de dispositivos móveis (até por WhatsApp), a plataforma atua com API aberta. Com isso, você pode personalizar, integrar e desenvolver funcionalidades sob medida.
Outra opção de plataforma paga, a Linx Commerce cria lojas virtuais de alta performance e faz a integração nos maiores marketplaces, oferecendo os melhores recursos de personalização. O site também não informa valores, mas ele é bem explicativo em relação às suas funcionalidades e benefícios frente às outras plataformas.
Como diferenciais, podemos citar: melhor ferramenta de busca, vitrines personalizadas, utilização de overlays, webpushes e e-mails para converter clientes que abandonaram o site, aumento de conversão, gerando tráfego qualificado, além de usar espaço para os anunciantes.
Plataforma de e-commerce canadense, a Shopify tem a vantagem de poder realizar um teste grátis por 14 dias. O seu pagamento mensal é feito em dólar (o plano básico custa U$ 29 dólares).
O interessante do Shopify é que sua interface é intuitiva e os recursos são fáceis de serem usados, como ferramentas de layout, design e temas prontos. Além disso, há a possibilidade de fazer a integração com redes sociais e outras plataformas, mesmo que você não tenha experiência, e fazer o gerenciamento, tanto pelo desktop quanto por dispositivos móveis.
Mercado Shops é a plataforma de e-commerce do Mercado Livre. E qual a diferença entre eles? No Mercado Livre, o vendedor paga um percentual de suas transações, de acordo com o tipo de anúncio. No Mercado Shops, o funcionamento é semelhante, mas a loja virtual não possui taxas de criação nem manutenção. Os valores são pagos somente após a venda.
A plataforma é totalmente open source, ideal para quem está começando o seu negócio. Entre os benefícios estão: múltiplos canais de vendas, armazenamento, despacho e embalagem dos produtos são feitos pelo Mercado Envios, e aumento de conversão graças aos clientes cadastrados no Mercado Livre.
O Wix é uma plataforma licenciada, criada para todos os bolsos. Isso porque ela possui dois tipos de planos: o pessoal, a partir de R$ 6 reais por mês (exibe anúncios), e o de negócios, sendo o mais barato, a partir de R$ 29 reais por mês.
A plataforma é indicada para todas as empresas, até mesmo aquelas que estão iniciando no ramo, pois ela conta com um modelo completo de e-commerce, com vários templates customizáveis, sistema de “arrasta e solta” e de pagamento avançado, bem como design moderno de vitrine virtual.
A Loja Integrada é a plataforma ideal para aqueles que nunca venderam nada e não possuem experiência no ramo do e-commerce. Ela possui um modelo híbrido, ou seja, tem a parte gratuita e a parte paga.
A versão gratuita permite inserir até 50 produtos ativos, e limita cinco mil visitas por mês, além de o suporte ser por chat robô. Já a versão paga possui muito mais recursos, como diário de bordo, vendas pelo Tiktok e criação de pedido manual. O plano mais barato custa R$ 49 reais por mês, tendo um desconto de 20% no plano anual.
O interessante dessa plataforma é que ela apresenta a sua própria loja de aplicativos e temas, sendo possível integrar a ela, de maneira muito fácil, ferramentas para atendimento, pagamento, frete etc.
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Citada como uma das melhores plataformas de e-commerce, a Tray possui planos a partir de R$ 49 reais por mês no modo iniciante. A Tray é indicada para aqueles que desejam encontrar todas as ferramentas em um só lugar, pois ela possui e-mail marketing, opções de frete, integração com marketplaces, compatibilidade com dispositivos móveis etc. Vale lembrar que a Tray é totalmente escalável.
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VTEX é uma plataforma licenciada (preços sob consulta) bastante popular, estando, inclusive, presente em mais de 28 países há mais de 20 anos.
Os diferenciais da VTEX são os seguintes: comunicação unificada; é possível gravar dados do cartão de crédito para compras futuras; todo processo de compra é feito em apenas uma página; código único para todos os clientes; altamente veloz; há templates, mas é possível criar um do zero, fazer testes e integração com marketplace.
Magazord é uma plataforma paga que está disponível no mercado há oito anos. É completa, pois oferece desde a criação de layouts até a integração do sistema ERP nativo. Magazord é tão boa quanto as demais já citadas e possui, entre outras funcionalidades, chats de atendimento, e-mail marketing e vendas nos maiores grupos de marketplace do Brasil. Os valores podem ser consultados entrando em contato com o site.
A Loja Virtual está no mercado há 12 anos e possui planos a partir de R$ 39 reais. A plataforma fornece domínio grátis, suporte completo, infinitos temas, loja otimizada para computadores e celulares, personalização e integração. Além disso, é possível fazer um teste por 15 dias. O seu diferencial é a possibilidade de escolher o nicho do negócio a ser implantado, focando mais no resultado das buscas, além de ter visitas ilimitadas.
A plataforma Site123, além de criar lojas virtuais, cria websites e até blogs, e promete criar um e-commerce em poucos minutos e em três passos. Além disso, ela possui sua versão gratuita, e a versão paga custa apenas R$ 7,80 por mês. Se não gostar, o site faz o reembolso de 14 dias.
O diferencial do SITE123 é que a plataforma é totalmente intuitiva, responsiva, sendo possível criar, também, cupons e outras ferramentas de vendas. Ou seja, não é preciso ter experiência na área para criar uma loja virtual.
A Webnode é uma empresa da República Tcheca, mas, apesar disso, ela não poderia ficar de fora da nossa listagem, principalmente pela sua qualidade. A plataforma é traduzida para o português e há planos a partir de R$ 11,95 por mês.
Webnode é indicada para todos os tipos de empresas, pois ela é fácil de ser manuseada, bastante intuitiva, sem contar que há modelos pré-prontos, carregamento rápido, alojamento confiável e muito mais.
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