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Passo a passo para iniciar um projeto de inbound marketing eficaz

O Inbound Marketing exige que você seja um profissional em dezenas de habilidades específicas – redação de conteúdo, otimização de mecanismos de pesquisa, mídias sociais, design de sites, otimização de taxa de conversão, pagamento por clique, marketing por e-mail.

Porém, antes disso, se faz necessário a criação de um plano de Inbound Marketing.

Não importa se você está lançando uma nova empresa ou procurando maneiras rápidas de renovar seu marketing corporativo, um plano sólido pode fazer a diferença quando se quer alcançar um crescimento exponencial.

Dessa maneira, esse passo a passo ajudará você a implementar o plano de Inbound Marketing adequado para sua organização, focando naquilo que gera os melhores resultados.

1) Defina Suas Personas Do Comprador

Persona do comprador é uma representação fictícia de seu cliente ideal e a base de todas as coisas no Inbound Marketing.

Entender exatamente para quem você está fazendo negócios ajudará você a criar mensagens que realmente cheguem aos seus clientes ideais.

2) Encontre os Pontos de Dor

Depois de identificar quem são seus clientes ideais e suas características, o próximo passo é identificar os pontos problemáticos que os levam a procurar informações sobre seu produto, serviço ou setor.

O marketing baseado nesses gatilhos tem como objetivo atender clientes em potencial em um ponto de necessidade, sendo reativo e direcionado.

3) Crie Uma Lista De Palavras-chave

O próximo passo é descobrir como as pessoas estão pesquisando informações sobre seu produto ou serviço.

A pesquisa de palavras-chave permite que você veja o volume de pesquisa estimado por local, além da dificuldade de classificação de determinadas palavras-chave.

A elaboração de conteúdo rico de palavras-chave que atenda às perguntas comuns que os compradores têm garante que você esteja atraindo as pessoas certas, no momento certo, para o seu site.

4) Defina Suas Metas De Inbound Marketing

O primeiro passo para medir o ROI de seu Inbound Marketing é identificar exatamente o que você deseja alcançar e quando espera ver os resultados.

Para definir suas metas de marketing de entrada, comece avaliando a capacidade atual do seu website de atrair tráfego, converter leads e fechar negócios.

5) Monte Sua Estratégia De Conteúdo

Ao analisarmos o funil de vendas, podemos ver que os leads geralmente se enquadram em um dos três estágios: 

Conscientização na parte superior do funil, avaliação no meio do funil e decisão de compra na parte inferior do funil.

O objetivo do conteúdo do topo do funil é atrair o máximo de conhecimento possível e converter esses visitantes em leads.

O conteúdo do meio do funil começa a posicionar seu produto/serviço.

Os leads no funil inferior mostraram sinais de que estão avaliando especificamente seu produto/serviço. Às vezes, esses leads só precisam ter um gostinho do que você tem a fornecer.

6) Projete Seu E-mail Marketing

A melhor maneira de alcançar leads e responder às suas perguntas é por meio de uma série de e-mails automatizados.

A automação de e-mail dá aos clientes uma pequena cutucada ou lembrete de que você tem um conteúdo valioso à sua disposição. Isso incentiva a interação com o seu conteúdo e o avanço no funil de vendas.

7) Crie Uma Estratégia De Blogs Com Foco Em Conversões

As estratégias de blogs com foco em conversões são projetadas para atrair tráfego altamente relevante para seu site com o objetivo de converter tráfego em leads qualificados.

Cada postagem do blog oferece suporte a uma oferta exclusiva de conteúdo, respondendo às perguntas comuns do comprador e incentivando-o a acessar seu conteúdo exclusivo.

8) Utilize uma Plataforma de Inbound Marketing

Embora a maior parte do trabalho na elaboração de um plano de Inbound Marketing seja roteada em estratégia e criação de conteúdo, a tecnologia não deve ser negligenciada.

Ao considerar a infraestrutura, escolha plataformas que permitirão que você se concentre em seus negócios, em vez dos detalhes básicos.

Conclusão

Mudar os tradicionais programas de marketing para o Inbound Marketing pode parecer um salto perigoso, mas os benefícios são indiscutíveis.

Quanto mais cedo você colocar esse plano em prática, mais cedo estará colhendo as recompensas do Inbound Marketing – mais leads, a um menor custo , gerados por uma estratégia completamente escalonável.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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