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Otimizações de SEO: importância para o crescimento de um e-commerce

O segmento de e-commerce vive hoje um momento importante, não apenas em razão da expansão do faturamento, mas principalmente em decorrência da evolução verificada em todas as frentes.

Nesse contexto, é impossível ignorar a relevância das estratégias e técnicas de SEO. Num ambiente cada vez mais competitivo, as empresas devem garantir que, ao entrar em contato com a sua marca, o público tenha sempre a melhor experiência.

Otimizações de SEO são muito relevantes para atrair novos consumidores e ajudam a direcionar a movimentação do cliente dentro da loja.

A partir dessa visão, posicionar-se bem nos motores de busca não tem relação apenas com a performance do e-commerce em termos de ranqueamento, envolve também a forma como a marca é percebida pela sua audiência.

E, ainda que as otimizações de SEO sejam extremamente relevantes para atrair novos consumidores, é importante lembrar que elas podem ajudar a direcionar a movimentação do cliente dentro da própria loja, ampliando as taxas de conversão do negócio.

Afinal, se a página tem um tempo de carregamento muito alto ou mesmo apresenta quebras de links, isso não prejudicará apenas o ranqueamento no serviço de busca.

O foco deve ser a experiência do cliente e, nesse caso, não faz muito sentido deixar de analisar todos os elementos que facilitam a navegação e qual é o comportamento do usuário nesse ambiente, até para aprimorar as estratégias empregadas.

SEO para e-commerce: por que ele é tão importante?

O primeiro aspecto a ser considerado é que estratégias adequadas de SEO são as responsáveis por garantir uma melhor posição para a marca nos serviços de busca. Esse é um aspecto relevante para qualquer negócio, uma vez que o Google, no caso do Brasil, é a porta de entrada dos usuários na internet.

E, segundo diversos estudos, os clientes não costumam avançar muito na navegação. Ou seja, se a empresa não aparecer nas primeiras posições, corre o risco de perder boas oportunidades de negócio.

É importante considerar também que, em tese, estamos falando de um público bastante qualificado. O raciocínio é simples: quem resolve fazer uma busca é porque tem interesse naquele produto ou serviço.

A conversão propriamente dita dependerá, claro, de outros fatores, como ter uma oferta aderente à necessidade da pessoa, mas o fato de o usuário ter encontrado a empresa já é um bom começo.

A visibilidade orgânica, portanto, é uma estratégia importante, independentemente do porte ou ramo de atuação da empresa, uma vez que influencia na própria reputação da operação.

Atualmente, de acordo com a pesquisa realizada pela Conversion, SEO já é a segunda estratégia de marketing digital mais utilizada dentro do próprio mercado (71%), perdendo apenas para mídias sociais (77,3%).

Palavra-chave: comece com um bom planejamento

Antes de detalharmos as questões prioritárias que devem ser consideradas nas otimizações para o e-commerce, vale enfatizar: o primeiro passo é realizar uma boa pesquisa sobre palavra-chave, porque é a partir desse planejamento que a estratégia será orientada para alcançar os objetivos.

Os termos mais importantes para a visibilidade da empresa serão trabalhados em suas ações de marketing e de divulgação, além de integrarem também a própria estruturação da página.

SEO técnico: o que isso significa para o e-commerce?

No desenvolvimento das iniciativas nessa área, é fundamental investir no chamado “SEO técnico”, que envolve toda a parte de estruturação das páginas.

A preocupação com o assunto, vale lembrar, deve começar ainda no processo de escolha da plataforma de e-commerce. Ter um sistema SEO friendly vai garantir que a organização das informações já obedeça, minimamente, aos requisitos necessários para a indexação das páginas.

Em termos mais gerais, para os e-commerces, as melhorias do SEO On-Page incluem:

URLs amigáveis

A recomendação é utilizar palavras claras, evitar códigos e caracteres especiais e não ignorar o protocolo SSL.

Título e meta descrição

O usuário deve ser conquistado com um título e descrição atraentes, observando-se também a necessidade de trabalharmos com informações bem completas – isso vai ajudar o Googlebot a entender melhor o site.

Heading tags

Ainda refletindo sobre os aspectos considerados pelos robôs do Google, é fundamental cuidar da hierarquização do conteúdo, evidenciando os marcadores H1, H2, H3 e demais.

Imagens

Tempo de carregamento das páginas é um dos fatores que exigem atenção, até em razão de o acesso à internet hoje acontecer prioritariamente via aparelhos celulares. Por isso, a recomendação é manter os tamanhos sempre abaixo de 100kb e incluir a alt tag descritiva.

De acordo com estudos do próprio Google, quando o carregamento de uma página sobe de um para três segundos, a taxa de rejeição mobile pode crescer até 32%.

Dados estruturados

Inclua dados estruturados na sua página e forneça uma melhor experiência para os usuários e para o Googlebot.

UX – Experiência do usuário: como ela deve ser valorizada

Para finalizar essas questões mais técnicas do SEO, vale enfatizar a importância do UX. De acordo com as novas diretrizes de qualidade do Google, uma experiência de usuário é considerada boa quando:

  • o site é mobile-friendly, ou seja, se adapta às diferentes telas, como smartphones;
  • o tempo de carregamento de uma página está abaixo de 2,5 segundos;
  • a página não possui pop-ups que “saltam” aos olhos do usuário;
  • não há anúncios intrusivos ou que atrapalhem a leitura e visualização do conteúdo principal;
  • o site possui HTTPS, ou seja, navegação segura;

O que não pode faltar em relação ao conteúdo?

Além dessa parte mais técnica, no caso do e-commerce, os gestores devem redobrar ainda a atenção com toda a parte de conteúdo.

Nesse caso, a otimização deve priorizar alguns pontos, como:

Descrição dos produtos

Tecnicamente, elas devem incluir as principais palavras-chave do negócio e, em termos de estratégia, é essencial ter em mente que esse conteúdo ajudará o usuário a solucionar suas dúvidas sobre o que deseja comprar.

A recomendação é fornecer o máximo de informações, de forma que a pessoa sinta-se mais segura ao avaliar as opções disponíveis.

Seguindo esse mesmo raciocínio, deve-se cuidar também dos chamados textos de apoio, que são aqueles presentes na lateral, topo ou rodapé da página de um produto ou categoria.

Avaliações

Com a importância conquistada pelo social commerce, é bem provável que o cliente busque referências de terceiros para validar sua compra.

Assim, as lojas devem estimular seus compradores a fazerem avaliações no seu e-commerce e precisam incorporar esses reviews ao seu conteúdo, exibindo-os em suas páginas.

Marketing de conteúdo

O investimento em marketing de conteúdo é outro importante aliado para quem deseja ampliar a performance da loja.

No desenvolvimento das estratégias nessa área, vale lembrar a importância dos conteúdos multimídia, uma vez que os vídeos, por exemplo, têm hoje a preferência do público e, por isso, tendem a alcançar índices mais altos de engajamento.

Quais as vantagens do SEO para e-commerce?

Como vimos, a aplicação das técnicas e estratégias de SEO envolve uma olhar mais atento para diversos fatores.

Mas o investimento tende a ser recompensado, com o aumento da lucratividade da loja virtual. Essa é uma vantagem relevante, principalmente se considerarmos que as outras opções para a geração de tráfego têm custos elevados.

Outro aspecto importante: observar que, com o comportamento omnichannel do cliente, mesmo que a venda não aconteça no digital, as interações nesse ambiente influenciam na decisão de compra.

Nunca é demais lembrar que marcas de sucesso hoje são aquelas que conseguem aprimorar o relacionamento mantido com o seu público, o que depende da adoção de boas iniciativas em todas as frentes do negócio.

Leia também: Como fazer seu e-commerce ranquear melhor com imagens otimizadas

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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