O que é SKU do Produto: Como usar na sua loja virtual?

SKU significa Stock Keeping Unit ou seja, Unidade de Manutenção do Estoque em português. Apesar do nome complicado, o SKU nada mais é do que um código que o ecommerce utiliza para identificar os produtos em estoque, ou não, de forma rápida e simplificada.

Como se fosse um código de barras no mercado físico, o papel do sku é substituir nomes grandes e possivelmente confundir produtos.

Então quando dizemos que a loja possui 100 skus significa que a loja possui 100 produtos diferentes.

E cada produto possui um sku único, mesmo que possua apenas pequenas variações como cor e tamanho.

Confira algumas vantagens de usar os skus no seu ecommerce e como cria-los.

SKU x código de barras

Apesar de terem a mesma função de identificação do produto, a principal diferença entre o código de barras e o sku são as usabilidades dele.

O código de barras não muda de acordo com o estabelecimento sendo vendido. O código de barras do pacote de suplementos é o mesmo na grande distribuidora e na lojinha de bairro.

Já quando são vendidos online, os skus do mesmo produto são diferentes nas duas lojas virtuais.

Os skus são modificáveis quando há alguma alteração no produto, digamos em relação a peso. Já código de barras são inflexíveis.

Como criar o SKU para produtos

Os skus são definidos pelo próprio lojista e não há regras específicas para cria-los, já que o uso deles é para sistema e controle interno.

Porém, a criação de skus fáceis e simples ajudam na hora de cadastrar os produtos e também de expedir os pedidos.

Confira algumas dicas para criar skus:

Crie códigos únicos

Geralmente os skus são formados por letras e números. Mas, cada loja pode definir seu próprio método para definição deste código.

Geralmente, os skus incluem marca, tipo de produto, tamanho e cor. Porém, de acordo com cada segmento, algumas informações podem ser mais relevantes do que outras como gênero ou material de fabricação.

Então por exemplo, um código sku de uma camiseta branca lisa de algodão em tamanho 40, pode ser definido como MZCALG40, sendo:

  • MZ: marca
  • C: camiseta
  • ALG: material em algodão
  • 40: tamanho

E demais informações que o lojista julgar úteis.

Não reutilize códigos

Cada produto possui um sku diferente, mesmo que as diferenças entre produtos sejam mínimas, como tamanho.

Isso vai facilitar a identificação do produto em estoque na hora de fazer inventário ou expedir a compra.

Quanto mais fácil for de identificar seu produto pelo sku, mais simples pode ser a sua operação. Porém, cuidado ao fazer códigos muito longos baseado em muitas informações.

Utilize a lógica para criar skus

Utilizar skus muito simples pode não ser muito prático quando a loja dispõe de muitos produtos e com tamanhos e cores variados. Da mesma forma que utilizar códigos muito longos pode trazer problemas na identificação.

Pense no seu segmento e também na possível expansão do negócio para facilitar a vida do cadastro de produtos futuramente.

Qual a vantagem de utilizar os skus?

Parece que os skus são códigos sem muita usabilidade no dia a dia do ecommerce. No entanto, estes trazem algumas vantagens no momento certo.

Controle e organização

Como cada mercadoria apresenta um código único, é através dos skus que você consegue um controle mais preciso do estoque.

Mais do que organizar seus produtos por nome, pois podem ser muito parecidos, a utilização do código de sku facilita agrupamento, identificação de curva ABC e também de gerenciamento de estoque.

Planejamento estratégico

As tomadas de decisões, criações de campanhas e estratégias são baseados em números e metas pré-estabelecidas.

Os skus deixam a organização mais fácil e rápida para o planejamento estratégico de campanhas e demais ações, visando evitar acúmulo de mercadorias e também incentivar venda dos produtos estrela.

Os skus também podem ser utilizados pelos seus consumidores, caso seu site disponha de muitos produtos. Ao postar um produto na rede social, deixe-o acompanhado do sku para facilitar a busca!

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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