O que é marketplace: como funciona?

Para entender o que é marketplace, é essencial conhecer o funcionamento e as vantagens desse modelo de negócio.

Há diversas formas de iniciar um empreendimento online de sucesso, e o marketplace é uma das opções mais promissoras. Esse modelo reúne vendedores em uma mesma plataforma, oferecendo uma grande variedade de produtos e facilitando o acesso ao consumidor.

Um marketplace funciona como uma vitrine digital onde diversos lojistas podem expor seus produtos, alcançando um público mais amplo. Grandes marcas como Mercado Livre, Amazon e Walmart são exemplos populares, mostrando o potencial desse formato de venda.

Neste conteúdo, vamos esclarecer o que é marketplace, explorando os princípios do modelo de negócio, seu funcionamento e as vantagens em relação a outras formas de comercializar na internet.

O que é marketplace?

Em linhas gerais, o que é marketplace resume-se a uma plataforma digital em que empreendedores dos mais variados segmentos concentram-se para comercializar seus produtos ou serviços. Ou seja, trata-se de um shopping center virtual, porque reúne diversas lojas num só lugar e conta com uma grande quantidade de visitantes diariamente.

Para consumidores, o marketplace é uma mão na roda para encontrar itens desejados. Por exemplo, há produtos bastante semelhantes ou completamente idênticos na plataforma promovidos por diferentes lojistas. Assim, rapidamente pode-se analisar qual é a melhor oferta para efetuar a compra.

Empreendedores, por sua vez, encontram no marketplace uma ótima oportunidade para acelerar seu crescimento. Desde que ofereçam diferenciais e agreguem valor aos potenciais clientes, eles podem obter resultados expressivos com esse tipo de plataforma.

Isso porque, é possível aproveitar todo o tráfego qualificado do marketplace, a estrutura pronta e a autoridade da marca para vender. Não à toa, cada vez mais comerciantes procuram saber o que é marketplace com o intuito de construir ou potencializar seu negócio.

Como funciona?

Para entender o que é marketplace, também é interessante conhecer sua operação prática. Ele funciona como uma parceria entre a marca detentora da plataforma e o lojista. Desse modo, há uma divisão de toda a parte operacional de seu negócio. Alguns aspectos ficam por responsabilidade da plataforma, enquanto outros sob o cuidado do empreendedor.

Pelo lado do marketplace, tem-se o trabalho de marketing, por exemplo. Ele realiza campanhas tanto nas mídias sociais quanto nos mecanismos de busca para atrair mais compradores à plataforma.

Também é o marketplace que disponibiliza formas de pagamento, estrutura para hospedar produtos ou serviços e operação para que o potencial cliente realize sua compra.

O lojista, por sua vez, cuida do processo de inserir os itens à venda no marketplace, com imagens de qualidade e descrições precisas. Assim como, receber o pedido do cliente, separar o item, enviá-lo para transportadora e emitir a nota fiscal, por exemplo.

À medida que realiza a entrega do produto ou serviço, o empreendedor recebe o pagamento do marketplace. Porém, há um custo referente a todo o serviço prestado pela plataforma, o qual é descontado automaticamente no valor total.

Quem pode vender em marketplace?

Para vender em marketplace você pode ser pessoa física ou jurídica, ou seja, você pode fazer o cadastro com seu CPF ou o CNPJ da sua empresa. Porém, nem todas as plataformas aceitam as duas formas, você precisa pesquisar antes de iniciar o cadastro. Alguns marketplaces, como a Amazon, oferecem as duas opções.

Em algumas plataformas você pode precisar apresentar certidões negativas de débitos tributários, trabalhistas e previdenciários, além de declarações sobre o sistema tributário do ecommerce. Mas, pode ficar tranquilo, que geralmente isso não acontece com frequência.

Para facilitar a vida de quem desejar vender e deixar o cadastro o menos burocrático, a maioria dos marketplaces permite anúncios tanto de pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.

Marketplaces que aceitam MEI:

  • Americanas
  • Mercado livre
  • Submarino
  • Carrefour
  • Shoptime
  • Amazon
  • Magalu

Marketplaces que não pedem CNPJ

  • Mercado livre
  • Shopee
  • Amazon
  • Facebook Marketplace
  • OLX

Mercado Livre, Amazon, B2W, Shopee: qual marketplace começar a vender?

Tipos de marketplace

Existem diferentes tipos deste modelo de negócio, os quais devem ser compreendidos para complementar seu entendimento sobre o que é marketplace. Eles funcionam para atender precisamente os segmentos do mercado.

B2C

Marketplace B2C (Business to Consumer, Negócio para Consumidor) é o tipo mais conhecido pelas pessoas. Basicamente, trata-se das transações que acontecem entre empresas e consumidores. Sendo alguns exemplos de adeptos a esse formato, marcas como:

  • Amazon;
  • Netshoes;
  • Magazine Luiza.

B2B

Marketplace B2B (Business to Business, Negócio para Negócio), por sua vez, é o tipo que prioriza a relação comercial entre negócios. Ou seja, empresas que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Dentre marcas com este formato destacam-se:

  • Walmart;
  • Elo7;
  • B2W.

C2C

Enquanto o Marketplace C2C (Consumer to Consumer, Consumidor para Consumidor) é o tipo essencialmente focado em vendas de consumidores para outros consumidores. Entre as principais marcas nestes moldes, estão:

  • OLX;
  • Enjoei;
  • Buscapé.

Além disso, há marketplaces focados em um nicho em específico, a exemplo da Submarino que é uma plataforma voltada para o público mais jovem, permitindo somente a divulgação de itens que se relacionem com esse requisito, como produtos de:

  • tecnologias;
  • cultura pop;
  • esportes.

Neste caso, vale dizer que o marketplace de nicho não é necessariamente um tipo do modelo de negócio. Sendo assim, essa opção pode ser classificada como B2C, B2B e C2C.

Vantagens do marketplace em relação à outras formas de negócio online

Entendendo o que é marketplace em suas características e tipos, é hora de conferir algumas das principais vantagens que esse modelo de negócio proporciona em relação às outras opções encontradas no mercado. Dá uma olhadinha!

Grande visibilidade

Uma das maiores vantagens do marketplace é sua visibilidade. No Mercado Livre, por exemplo, você encontra cerca de 300 milhões de usuários cadastrados logo de cara para oferecer seus produtos ou serviços, os quais visitam a plataforma regularmente.

E o melhor: trata-se de visitantes com uma alta intenção de compra. Isso significa que você terá à disposição um tráfego enorme e qualificado, o que pode culminar na expansão de seus resultados.

Estrutura pronta

Contar com uma estrutura pronta para apenas colocar seus itens à venda é com certeza uma grande vantagem do marketplace. Como já frisamos, boa parte do aspecto operacional do negócio fica por responsabilidade da plataforma. Então, você vai ter menos dores de cabeça para deixar sua loja neste shopping virtual nos trinques.

Custo-benefício

Embora plataformas de marketplace cobrem uma comissão por cada venda realizada, em demais aspectos elas podem oferecer uma ótima relação custo-benefício.

Por exemplo, para empreendedores que ainda estão começando a vender pela internet, o marketplace pode ser fundamental no sentido de fazê-lo aumentar seu tráfego sem precisar gastar muito.

Importante: essas e outras vantagens definem o que é marketplace. Assim como, aquelas outras características e tipos do modelo de negócio comentados anteriormente.

E as desvantagens?

Como nem tudo é um mar de rosas, também há desvantagens que definem o que é marketplace para vender seus produtos ou serviços pela internet. Logo abaixo, destacamos duas delas. Confira!

Impacto na construção de marca

Em termos de branding, o marketplace não é nem um pouco interessante. A marca detentora da plataforma é quem acaba recebendo todos os créditos pelos produtos ou serviços comercializados. Isso faz seu empreendimento ficar pouco conhecido no mercado, ainda que tenha bons resultados em vendas.

Dependência

Outra característica negativa do marketplace é a dependência que ele pode gerar em você, empreendedor. Por mais que a plataforma mostre-se ótima, promissora e forte no mercado, ela pode deixar de existir em algum momento. Além disso, o lojista pode perder sua conta devido a uma ação contra suas diretrizes.

Nesse sentido, você fica dependente dos gestores do marketplace para ter seu tráfego restabelecido. E caso a situação seja insolúvel, talvez você tenha que reconstruir-se do zero.

Dicas para se destacar no Marketplace

Uma coisa é certa, atrair a atenção da clientela e conquistar vendas no marketplace é um super desafio! Afinal, a concorrência é grande em um único ambiente. Por isso, separamos algumas dicas práticas para seus produtos ganharem destaque.

Categorize seus produtos

Ao publicar os seus produtos é super importante definir as categoriais de cada um deles. Isso porque muitos usuários de marketplaces costumam filtrar as pesquisas, então, se o seu produto não estiver listado na categoria certa, provavelmente ele não vai aparecer nos resultados.

Capriche na descrição dos produtos

Outro ponto importante é a descrição dos produtos, ela pode influenciar desde a decisão do cliente até a posição que os seus produtos vão aparecer nas pesquisas.

Por isso, foque em duas coisas técnicas de SEO e qualidade nas informações. Uma boa descrição, precisar levar em consideração as palavras-chave fortes que são usadas pelos compradores e que traduzem o produto de forma real e intuitiva, aqui você pode ver uma lista das palavras mais buscadas no Mercado Livre.

Então, antes de cadastrar os títulos e as descrições dos seus produtos, pesquise e veja como as lojas que aparecem nos primeiros lugares fazer. Atenção, nada de copiar, hein! O importante é ver identificar as boas práticas e adaptar ao seu negócio.

Use boas fotos nos anúncios

Assim como na vitrine tradicional do shopping, as fotos em um marketplace funcionam como chamariz e são o centro das atenções dos visitantes do site.

Então, as imagens devem ser sempre claras e mostrar as características dos itens. Como o usuário não tem acesso ao produto na hora da compra, é importante ter em mente que na internet ele compra pela foto e descrição. Então, invista em fotos que apresentem o produto por ângulos diferentes, porque ao fazer isso, você consegue para que o comprador em potencial se sinta seguro pra concluir o pedido.

?? Guia grátis: Como tirar fotos incríveis de produtos pra sua loja virtual

Crie uma estratégia para receber avaliações

É muito comum que os visitantes sejam convencidos de comprar produto se a loja ou o vendedor for bem avaliados, por isso é importante criar uma estratégia de avaliações para alcançar uma boa reputação e assim, atrair mais compradores. As tecnicas mais usadas para incentivar críticas positivas são:

  1. Experiência de unboxing encantadora
  2. Surpresa com mimos ou irreverentes
  3. Atendimento atencioso e humanizado de verdade

Atitudes assim costumam gerar uma boa experiência e causar uma boa impressão no cliente. Fazer isso, também pode ser uma oportunidade de levar o cliente do marketplace para sua loja virtual. Você pode fazer isso por meio de mensagens, ou usando caixas, adesivos ou itens personalizados que mostrem ao comprador o nome da sua marca e o endereço do seu site de vendas.

Quer mais dicas para destacar seus produtos no marketplace? Então, confira um conteúdo que preparamos com 13 técnicas para vender mais no marketplace

Afinal, o que é marketplace realmente?

Em suma, entendendo o que é marketplace você tem uma oportunidade de ouro nas mãos para não só começar a vender na internet, mas conquistar resultados expressivos com seu negócio online.

O marketplace é muito mais do que um aglomerado de características, trata-se de um modelo de negócio com diferenciais únicos que podem te colocar nos trilhos do sucesso.

Para você ter uma ideia, até mesmo os pontos negativos desta opção podem ser contornados. Sobretudo, caso você opte por integrar outros modelos de negócio com o marketplace. Demais, né? Então não dorme no ponto e considere essa possibilidade de comercializar.

Gostou deste conteúdo sobre o que é marketplace? Aproveite para ler também: como a loja virtual pode impulsionar suas vendas em marketplaces.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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