O que é fulfillment?

Fique por dentro de por dentro de tudo o que você precisa saber sobre fulfillment: o que é, suas etapas, vantagens e muito mais.

A palavra fulfillment vem sendo disseminada no meio digital com bastante frequência, dado a sua importância no processo logístico de qualquer ecommerce. Entretanto, você sabe o que esse termo de fato significa? Ou então como aplicar seus conceitos na sua loja virtual de forma correta?

Se a resposta for não, relaxa! Nesse texto, você ficará por dentro de tudo o que você precisa saber sobre fulfillment: o que é, suas etapas, vantagens e muito mais.

Boa leitura!

Mas, afinal, o que é fulfillment?

O Order Fulfillment, como também é conhecido, nada mais é do que um conjunto de processos logísticos e operacionais envolvidos em vendas online.

Dessa forma, o fulfillment se inicia no processamento do pedido, passa pela separação no estoque e se estende até o pós-venda junto ao consumidor. Tanto a loja virtual quanto uma empresa terceirizada podem realizar esse procedimento.

Por fim, esse processo se mostra bastante importante no que diz respeito à satisfação do cliente, vez que procedimentos logísticos quando bem executados costumam impactar positivamente a reputação do negócio.

Quais são as suas etapas?

Agora que você aprendeu o conceito, confira como se dá cada etapa do processo de uma forma simples e bem detalhada:

Estoque

Primeiramente, é necessário armazenar todos os produtos adquiridos pela loja online, seja em um espaço próprio ou alugado. Após isso, chega o momento de gerir corretamente todas as mercadorias contidas no estoque, a fim de garantir a disponibilidade dos itens sempre que necessário.

Separação

Em síntese, aqui é preciso fazer a organização, por tamanho, modelo e cor, após uma compra ter sido realizada na loja online. Além disso, é de suma importância organizar os produtos de forma adequada, facilitando assim sua localização e separação.

Lembre-se que erros nessa parte do processo podem fazer com que a sua empresa tenha que lidar com logística reversa e todos os impactos negativos que ela gera. Portanto, esteja bastante atento.

Embalagem

A embalagem é a etapa que garantirá que o produto vai chegar em excelentes condições para o consumidor final. Logo, é preciso escolher o material certo e garantir maior eficiência nessa etapa, utilizando-se de ferramentas automatizadas e especializadas. Do contrário, podem ocorrer danos no produto ou aumentar o tempo de entrega, caso seja feito de forma manual.

Transporte

O envio do produto é realizado pelo próprio ecommerce, onde um funcionário da loja precisa se dirigir até uma transportadora ou agência dos Correios e fazer a postagem do objeto. Vale lembrar que é demandado pelo mercado consumidor que haja uma tecnologia de rastreamento do produto.

Pós entrega

Por último, a etapa de pós-venda exige que a loja virtual recolha todos os dados relacionados aos processos de negociação, que vão desde a venda na loja virtual à entrega na casa do consumidor final. Prezar pela satisfação do cliente com a compra e com o modelo de entrega é fundamental para a perenidade do negócio.

Veja algumas empresas que prestam serviços de fulfillment

A terceirização de serviços de fulfillment vem ganhando bastante notoriedade no Brasil, ao passo que empresas como Amazon e o Mercado livre vem se consolidando cada vez mais nesse mercado.

Dessa forma, separamos as principais empresas que prestam serviços de fulfillment no país para que assim você consiga escolher qual a melhor opção para o seu negócio.

Fulfillment da Amazon

O serviço de logística da Amazon se iniciou no final de 2020, oferecendo serviços de gestão relacionados ao recebimento, separação, packing e envio dos produtos. Dentre alguns dos seus principais benefícios, estão:

  • Produtos elegíveis para Amazon Prime;
  • Suporte no atendimento ao cliente;
  • Lojista pode manter mercadoria em seu armazém ou no da Amazon.

Fulfillment Mercado Livre

O Envios Full, serviço do Mercado Livre, é uma opção para lojistas que vendem em seu marketplace. Saca só os benefícios:

  • Maior exposição de anúncios no marketplace;
  • Entrega no dia seguinte com destino a São Paulo;
  • Atendimento ao cliente no pós-venda;
  • Crédito para envio de mais estoque.

Correios Log+

O serviço de fulfillment dos Correios é voltado para as pequenas empresas e exige que o lojista realize um pagamento de um valor fixo por cada item armazenado e pedido atendido. Abaixo, veja a lista com as suas principais vantagens:

  • Integração com softwares de ERP e atendimento;
  • Embalagem gratuita;
  • Sem cota mínima de pedidos;
  • Emissão de nota fiscal.

B2W Fulfillment

A princípio, essa solução é voltada para os comerciantes e clientes presentes nas plataformas das Lojas Americanas, Submarino e Shoptime.

Assim, o serviço funciona para empresas com CNPJ nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. O faturamento mínimo exigido é de R$ 50 mil mensais.

Conheça os benefícios:

  • Embalagem gratuita;
  • Atendimento ao cliente;
  • Expedição no mesmo dia.

DHL Fulfillment

Voltada tanto para empresas do segmento B2C como também para e-commerce B2B, o serviço de Fulfillment da DHL oferece a criação de pedidos, armazenamento, remessa e também atendimento ao cliente. Na sua lista de vantagens, temos a seguinte relação:

  • Montagem de kits e packaging;
  • Opções de click & collect ou entrega direta;
  • Envio doméstico e internacional.

Direct

A Direct, especializada em logística para e-commerce, oferece fulfillment para lojistas de todos os portes.

Eu ouvi benefícios? Opa! Aqui:

  • Mercadoria armazenada em armazém da Direct ou centro de distribuição próximo;
  • Impressão remota de notas fiscais;
  • Atendimento a ocorrências dos clientes.

Pier 8

Por último, temos a startup brasileira Pier 8 que funciona tanto para marcas que operam em marketplaces como para aquelas que contam com lojas virtuais próprias. A empresa vende como diferencial a tecnologia para acompanhamento dos pedidos.

Na lista de benefícios oferecidos por esse serviço, temos o seguinte:

  • Check-in automatizado de mercadorias;
  • Acompanhamento em tempo real das etapas;
  • Entregas em até 6 horas para a Grande São Paulo.

Quais as vantagens do fulfillment para o ecommerce?

Redução de custos

Ao aderir a essa prática, sua loja virtual não será obrigada a manter um espaço próprio para estocagem de produtos, reduzindo assim despesas com custos fixos de manutenção da estrutura física, segurança e etc.

Economia e otimização de tempo

Em suma, delegar o fulfillment a um operador especializado pode agilizar e padronizar processos, fazendo com que você consiga focar em assuntos estratégicos e pontuais do seu negócio.

Escalabilidade do negócio

Por fim, essa prática colabora com a escalabilidade do seu negócio, pois, mesmo que a sua loja apresente um aumento considerável no volume de vendas, esse tipo de operação não requer a contratação de mais pessoas e de um armazém maior para dar conta da logística.

Além disso, sua flexibilidade também precisa ser destacada. Assim, se não quiser terceirizar o fulfillment de vez, você pode optar por essa estratégia apenas em períodos sazonais e datas comemorativas.

Conclusão

Conforme vimos no texto, o fulfillment vem se mostrando altamente eficaz no que se refere à organização da logística das lojas virtuais e, ao que tudo indica, parece ser uma prática que chegou para ficar e se consolidar no mercado.

Logo, cabe aos novos e antigos empreendedores digitais se adequarem a essa nova realidade e incorporarem esse modelo de logística ao seu negócio sempre que necessário.

Curtiu? Aproveite pra ler também o conteúdo sobre Melhores práticas para organizar a logística do seu ecommerce.

O post O que é fulfillment? apareceu primeiro em Blog da Loja Integrada.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

Recent Posts

Como Fazer Automação de WhatsApp? Ferramentas e Dicas!

Já imaginou como a automação de WhatsApp pode revolucionar a maneira como você conversa com…

1 dia ago

Cultura Data Driven no E-commerce Para Diferenciação da Concorrência

Você já percebeu como algumas lojas online parecem sempre estar um passo à frente? O…

2 dias ago

Data Driven no E-commerce: Como Usar Dados para Tomar Decisões Inteligentes?

No universo do e-commerce, saber tomar decisões embasadas é o que diferencia lojas que crescem…

3 dias ago

Como fazer remarketing automatizado na Black Friday: recupere vendas perdidas

Chegou a Black Friday, aquele momento mágico do ano para turbinar vendas e conquistar clientes!…

3 dias ago

Inteligência de dados e automação para uma Black Friday sustentável e lucrativa

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano no e-commerce. No entanto,…

3 dias ago