Sabe aquele alarme de segurança e as trancas nas portas das lojas físicas? No ecommerce, o certificado SSL é praticamente a mesma coisa, ou seja, é uma forma de proteção.
As lojas virtuais também precisam de medidas de segurança, pois trata-se de um ambiente onde muitas pessoas possuem acesso e isso aumenta a possibilidade de fraudes.
Entretanto, é preciso entender sobre estes certificados de proteção disponíveis no mundo online. Eles são indispensáveis para garantir a credibilidade da marca, e principalmente para deixar os consumidores mais tranquilos no momento de fazer uma compra.
Então, se quiser saber mais sobre o certificado SSL e como ele garante a integridade dos dados em transações feitas pela internet, dá uma lida no nosso artigo até o final pra conferir tudo o que você precisa saber.
A sigla quer dizer Secure Sockets Layer, ou, em português, Camada de Soquetes Segura e resumidamente é um certificado criado para estabelecer um canal seguro de comunicação em uma conexão entre dois computadores.
Isso significa que os dados trocados entre estas máquinas ficam inacessíveis a terceiros não autorizados. O certificado SSL foi criado em 1994, pela empresa Netscape, e através da criptografia, codifica as informações vindas de uma conexão entre um servidor e o navegador em que o conteúdo está sendo acessado.
Desta forma, é criada um tipo de chave que apenas estas duas conexões vão possuir, e somente os dois pontos conseguiram decodificar e ter acesso aos dados.
O principal objetivo do certificado SSL é evitar que usuários mal intencionados tenham acesso aos dados confidenciais dos visitantes, como por exemplo, informações de acesso na área de clientes ou, até mesmo, senha e números de cartões de crédito.
Este é um modelo cada vez mais usado em ecommerce, visto que dados relevantes e confidenciais são compartilhados a todo momento. Quando qualquer pessoa se conecta a um servidor habilitado pelo certificado SSL, ele já está protegido por essa tecnologia, seja qual for o browser utilizado.
Para saber se o site visitado tem essa proteção é bastante simples. A URL vai iniciar com HTTPS, sendo que o “S” vem de “Secure / Seguro”.
Embora, hoje em dia, os consumidores utilizam muito a internet para suas compras, o receio de fraudes e roubos de dados ainda é muito presente. Para tomar uma decisão de compra, os consumidores vão, certamente, preferir os sites que são mais seguros, e que adotam certificações que comprovam a segurança das transações.
Por isso, podemos falar que o certificado SSL para o seu ecommerce, demonstra preocupação com o consumidor final e aumenta a credibilidade da empresa.
Veja a seguir, 4 vantagens de ter o certificado SSL no seu ecommerce.
Essa relação de confiança entre o ecommerce e o consumidor é fundamental. Saber que o ambiente é seguro e que seus dados estão protegidos é um dos fatores levados em conta antes de adquirir um produto.
Desta forma, sua loja tem esse papel de se certificar de que não vai ocorrer nenhum vazamento de dados e transferir essa confiança para os compradores.
Os selos de segurança e o certificado SSL são portanto formas de incentivar a compra, mesmo que o cliente seja novo, e esteja pela primeira vez colocando os dados na sua loja.
Com o uso da criptografia, mesmo que um hacker consiga interceptar os dados, ele não conseguirá interpretá-los de uma forma que faça sentido, ou seja, ele não conseguirá usar estas informações.
A proteção dos dados fornecidos à loja virtual é feita a partir da codificação das informações, e só serão lidos pelo servidor do e-commerce.
Com tantas fraudes que escutamos diariamente, a segurança no mundo digital é uma preocupação frequente dos compradores, e a falta dela é algo que vai impedir a decisão de compra.
Por isso, investir em um certificado SSL para o seu ecommerce é uma forma de garantir para os seus compradores que a transação será segura.
Pensando em longo prazo, isso evita que sua loja não faça vendas porque seu cliente ficou com medo de colocar os dados, o que causará um impacto positivo nas taxas de conversão do negócio.
Todos os empreendedores de ecommerce querem ser facilmente encontrados na internet, e o SEO é fundamental para que você não fique perdido no meio da sua concorrência.
Os mecanismos de busca se referem a conquistar melhores posições para o site quando uma pessoa realiza uma pesquisa, atraindo tráfego orgânico para a loja virtual.
Uma das vantagens do certificado SSL é que a segurança do site também é um dos elementos avaliados por esses mecanismos, e um site com essa certificação pode ter melhores classificações nos resultados de pesquisas online.
O primeiro passo para conseguir um certificado SSL para o seu ecommerce é averiguar as possibilidades disponíveis junto ao seu provedor de serviços. Isso pode variar de acordo com a empresa ou a plataforma que fornece o serviço para o seu site.
A maioria das empresas está preparada para fornecer e também para instalar o certificado SSL nos sites dos seus clientes. O certificado SSL é expedido por uma empresa certificadora logo após a confirmação das informações que vão ser incluídas no pedido da certificação.
Depois de verificar as informações, é possível instalar essa proteção no servidor do cliente.
Quando possível, é interessante adquirir o certificado SSL na mesma empresa que já garante o serviço de hospedagem para o seu site, pois quando contratado com terceiros, a instalação deverá ser feita por você ou por uma contratada.
Para quem não é da área, esse pode ser um processo complexo. Entretanto, você também pode optar por um serviço parceiro da plataforma de e-commerce para emitir o certificado SSL.
O certificado SSL é fundamental para garantir a proteção dos dados do seu cliente dentro do ecommerce, e também para aumentar a credibilidade da sua loja. Outro ponto fundamental é que você pode aumentar o número de conversões com o certificado, já que ele pode atrair mais clientes, que terão segurança em efetuar compras no seu site.
Por isso, agora que você já sabe o que é o certificado SSL e todas as vantagens que ele pode trazer para o seu ecommerce, não deixe de investir nessa proteção. A opção de vender sem o certificado pode custar caro ao seu negócio.
Você vai colocar em risco as informações dos clientes, além de possivelmente perder vendas. Um ponto muito importante é analisar a reputação da empresa certificadora para garantir segurança no seu site na hora de contratar um serviço como esse.
Gostou do nosso artigo? Quer saber mais sobre este e outros serviços para melhorar o seu ecommerce? Então continue sua leitura no nosso blog.
O post O que é certificado SSL e qual a importância no ecommerce? apareceu primeiro em Blog da Loja Integrada.
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