O brainstorming ganhou popularidade nos últimos anos com a inserção de palavras estrangeiras em nosso vocabulário do dia a dia. Mas, nada mais é do que uma tempestade de ideias.
O objetivo do brainstorm é trazer novas ideias, de diversas pessoas, para alcançar uma possível solução de um problema proposto. E sim, isso pode ser usado no e-commerce também.
Parece algo muito mais complexo e específico, mas na realidade é muito provável que você faça brainstormings desde a época da escolha. Lembra quando havia um trabalho a ser feito em equipe, e você e seus amigos se juntavam, muito provavelmente na casa de um deles, para discutir o que poderia ser feito e como vocês fariam?
Parabéns, você já fez um brainstorm.
Mas, existem maneiras mais efetivas de fazer um brainstorming, principalmente quando falamos em alavancar as vendas online.
O principal objetivo do brainstorm é trazer novas ideias e ouvir diferentes pessoas acerca da resolução de um problema específico. Porém, isso não significa que não necessitamos de um certo nível de organização.
A tempestade de ideias deve acontecer com objetivos definidos. Como por exemplo, “como aumentar o ticket médio da loja?”.
Se fizermos um brainstorm de forma muito abrangente, como “como aumentar faturamento” pode ser que as ideias sejam, da mesma forma, muito abrangentes e também que não apresente tanta eficiência, pois há muita coisa envolvida em “aumentar faturamento.
Um brainstorm eficiente precisa de foco e objetivos, como qualquer área do seu negócio. E objetivos de curto, médio e longo prazo, para que sejam traçadas estratégias e ações para um andar linear.
Então, vamos ao indispensável para um brainstorm eficiente:
· Identificar problemas
· Causas do problema
· Como pode ser resolvido
· Ações que podem ter influência
· Áreas envolvidas
· Ideias para resolução de problema
· Ações
· Objetivos
· Metas
A tempestade de ideias, dentro de uma operação de e-commerce, pode ajudar a unificar e entender melhor os setores da operação.
Em negócios grandes, é natural que cada setor seja mais independente e que conversem pouco entre si, apesar de trabalharem com um mesmo objetivo.
E a troca de ideias, com dores e pontos de pessoas diferentes em setores diferentes, pode trazer uma nova luz ao seu negócio. Por exemplo, a pessoa do tráfego pode não entender a dificuldade do pessoal da expedição. E trazer opiniões diversas pode fazer com que o negócio naturalmente aumente as vendas, trabalhando em conjunto para resolução de problemas.
O objetivo do brainstorming, porém, não é acatar a todas as ideias que foram propostas ali na mesa. E aí que entra o papel fundamental de quem organiza a reunião para que haja a seleção e entendimento do que faz sentido ser aplicado e do que não.
As milhares de ideias servem para ouvir novos pontos e melhorar o que está acontecendo atualmente, ou ainda, pensar em novas estratégias para resolução de problemas.
· Separe as melhores ideias
· Entenda as dores e opiniões colocadas em pauta
· Pense como novas opiniões podem contribuir para o negócio
· Monte estratégias
· Elabore planos de ação
· Meça resultados
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