O metaverso é um assunto que sempre está em pauta. Recentemente, participei do Fórum E-Commerce Brasil e uma das palestras de que mais gostei foi a do Daniel Bottas, ex-diretor criativo do Meta (Facebook) e atual CCO da 20DASH. Adivinhem qual era o tema? Sim, era METAVERSO!
Sempre falo como esse meio vai criar muitas oportunidades, e o Daniel deu um exemplo bem legal do que esse espaço proporciona. Ele disse que o metaverso é um universo cheio de micromundos, onde cada um pode inventar o seu, inclusive você pode criar a sua loja. Ou seja, a gente não depende de uma ou outra empresa para estar lá. Tem espaço para todos.
Pensando nisso, não podemos deixar de falar sobre como as marcas podem explorar essa tecnologia quando o foco é varejo. Só para se ter uma ideia do crescimento, o metaverso poderá valer até 800 bilhões devido ao aumento de interesse durante a pandemia. A efeito de comparação, em 2020, ele valia aproximdamente 47 bilhões.
Mas atenção: aqueles que esperarem muito para entrar e optarem por aderir a esse novo mundo apenas em 2024 ficarão para trás. Isso porque há muito dinheiro investido no metaverso, e ele já está navegando pelo mercado esperando por desenvolvedores, ideias e empresas que enxerguem esse crescimento.
Quando falamos no varejo, nesse universo virtual existe a oportunidade, por exemplo, de experimentar produtos online e descobrir como o sofá ou a geladeira vai ficar na sua casa sem precisar estar na loja. Além de visualizar, você pode agregar informações essenciais para o cliente que no showroom você não conseguiria fornecer.
E não são apenas itens para casa que existem no metaverso. Marcas luxuosas, como a Gucci e a Burberry, já estrearam com as “skins” – roupas ou “conchas” utilizadas para personalizar o avatar.
Uma pesquisa do Facebook IQ Data diz que 74% dos consumidores desejam experiências mais imersivas no ato da compra, como utilizar a realidade aumentada para ver como um produto, tal qual um óculos fica no seu rosto. Com o metaverso, será possível não somente isso, mas também que uma loja seja acessada de qualquer lugar do mundo.
Por fim, é impossível não falar de uma das últimas novidades desse mundo virtual. Quem me conhece sabe: eu amo falar sobre metaverso e participar de conversas que envolvem esse tema. Por isso, fiquei muito animado com a presença do metaverso no Rock in Rio 2022.
Feita dentro do Fortnite, a plataforma será nomeada como Rock in Verse e oferecerá experiências inovadoras. E como funcionará? A ação vai utilizar os cenários da Cidade do Rock, apresentar histórias do festival, atrações e muito mais em um mundo virtual. Inclusive, isso já está disponível e durará até depois do festival. Ao todo, são 12 espaços inéditos e, com certeza, vale separar um tempo para conhecer cada um deles.
É maravilhoso ver o metaverso aparecendo para tanta gente! Com certeza, muitas pessoas aproveitarão pela primeira vez e é isso que precisamos fazer cada vez mais: EXPANSÃO!
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