Mensagem Automática – Aprenda a programar no WhatsApp Business

Descubra como programar mensagem automática no WhatsApp Business, tenha mais agilidade no atendimento ao cliente e aumente suas vendas.

Quem tem uma loja virtual, sabe o quanto a agilidade no atendimento é fundamental, e ter mensagem automática no WhatsApp será fundamental para otimizar seu atendimento.

Estas mensagens são úteis para otimizar o tempo de resposta e ainda oferecer um bom atendimento ao cliente.

Hoje em dia as pessoas não usam mais o WhatsApp apenas para conversas pessoais. Ele vem se mostrando uma ferramenta incrível de vendas e para usar todas as suas funcionalidades, é preciso ter um WhatsApp Business, ou seja, uma conta comercial.

Esta versão do aplicativo só funciona se for configurada, e portanto, não adianta contratar serviços de terceiros.

Não é interessante para nenhum negócio perder vendas por falta de atendimento, então, se você é um empreendedor que quer atender seus clientes de forma rápida e ainda mostrar mais profissionalismo, leia nosso artigo até o final e saiba tudo sobre como programar mensagem automática no WhatsApp Business.

Quais as vantagens do Whatsapp Business?

O WhatsApp Business não é mais uma novidade. Ele já faz parte da estratégia de vendas de muitas empresas, visto que apresenta diversos benefícios, como por exemplo um atendimento rápido para engajar e fidelizar clientes.

Pense sempre se você prefere mandar um WhatsApp ou um e-mail ou SMS quando quer se comunicar com uma marca?

O comportamento do consumidor mudou muito nos últimos tempos, e todos querem respostas rápidas e assertivas, e acabam se tornando clientes fiéis das lojas que capricham na experiência do cliente com um atendimento ágil e prestativo.

E não é apenas para o consumidor que o aplicativo traz vantagens.

Ferramentas como a configuração de mensagens automáticas ajuda muito o empreendedor, que pode reduzir o seu tempo de trabalho com digitação, além de não precisar se preocupar com uma saudação rápida para todos os possíveis clientes que entram em contato.

Outra vantagem desta versão business do aplicativo é que você também pode colocar informações importantes do seu negócio como endereço, site e e-mail, além de um catálogo dos seus produtos.

Aprenda a configurar a mensagem automática no Whatsapp Business

A primeira coisa que você deve saber para começar a programar sua mensagem automática no WhatsApp é ter o aplicativo instalado no seu celular.

Ele está disponível gratuitamente na Google Play Store ou Apple Store, então, você pode usar tanto para IOS quanto para Android.

Agora vamos entender o passo a passo dessa configuração:

  • Passo 1: Depois de instalar o app, toque nos três pontinhos no canto superior da tela;
  • Passo 2: Selecione configurações e depois clique em configurações da empresa;
  • Passo 3: Na parte de conversa, você pode configurar as mensagens de saudação e de ausência;
  • Passo 4: O próximo passo é escrever a sua mensagem, clicando no ícone do lápis e após terminar o seu texto, é só salvar.

Para te ajudar, o WhatsApp disponibiliza um modelo padrão de resposta, mas você pode editar e colocar da forma que seja mais adequada para o seu negócio.

Uma função bem interessante que você tem ao programar mensagem automática no WhatsApp é que você pode selecionar o horário que ela será enviada (é possível deixar por exemplo a mensagem de ausência apenas nos períodos que você não irá responder as mensagens).

Além disso, você também pode escolher os destinatários que irão receber a mensagem automática no WhatsApp. A mensagem de saudação é o texto de boas-vindas, onde você mostra que a mensagem foi recebida e se coloca à disposição para ajudar.

Ressaltamos que o WhatsApp Business permite  escrever uma mensagem de saudação ou ausência com textos de até 512 caracteres. Caso você não tenha uma conta comercial e deseja usar o seu número de celular particular no WhatsApp Business, é preciso trocar sua conta para uma comercial.

Esse é um processo fácil e rápido, mas é fundamental que antes da transformação, você faça um backup das suas mensagens.

Tenha a resposta na ponta dos dedos – Saiba como configurar respostas rápidas no WhatsApp

Como falamos, ter a programação de mensagem automática no WhatsApp vai te ajudar a agilizar o atendimento, mostrar mais profissionalismo e mostrar um cuidado especial para o seu cliente.

Então, para facilitar a vida do empreendedor, o aplicativo também disponibiliza a função de mensagens rápidas, para que você não precise digitar sempre as mesmas coisas e perder tempo com isso.

Sabe aquelas respostas que você já tem pronta e costuma mandar para muitas pessoas? Você já pode deixar tudo salvo para usar de forma mais ágil nos seus atendimentos.

E como fazer isso? Confira o passo a passo.

  • Passo 1: Da mesma forma que você configurou as mensagens de ausência e de saudação, você vai no mesmo caminho, clicando nos três pontinhos no canto superior direito;
  • Passo 2: Clique em ferramentas comerciais;
  • Passo 3: Na parte das conversas, você deve selecionar respostas rápidas;
  • Passo 4: Agora é o momento de escrever suas respostas, selecionar um atalho e, quando terminar, salvar.

É importante destacar que você pode escrever diversas mensagens automáticas, ou seja, deixar tudo pronto para oferecer o melhor atendimento ao seu cliente.

Outro ponto importante é que ao enviar, você pode também editar a mensagem, então não se preocupe se for preciso fazer alguma modificação para os clientes (como por exemplo se você quer usar o nome dele ao responder).

Algo importante para salientar é que você consegue fazer até 50 respostas rápidas e as palavras que você coloca no atalho não podem conter espaços ou caracteres especiais.

Veja alguns exemplos de mensagens automáticas

Para que você utilize a programação de mensagem automática no WhatsApp da melhor forma possível, é preciso entender as necessidades do seu negócio, como por exemplo qual é a velocidade ideal de resposta, quais informações você precisa para prestar o melhor atendimento, entre outros.

Com estas informações em mãos, certamente você terá as melhores mensagens configuradas para te ajudar a economizar tempo e atender de forma assertiva o seu cliente.

Você vai transformar uma função de apenas enviar uma mensagem em um auxílio para que você entregue um serviço de muita qualidade.

Então agora vamos te passar alguns modelos de mensagem automática no WhatsApp, mas lembre sempre de adaptar conforme a sua necessidade.

Modelo de mensagem automática no WhatsApp de saudação

Este é um modelo simples de mensagem de saudação, apenas para informar que a mensagem chegou.

Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]. Ficamos muito felizes com o seu contato! Digite sua dúvida ou solicitação e um atendente irá responder em alguns instantes.

Você também pode usar um modelo de mensagem de saudação para informar que o atendimento pode demorar, e assim é possível evitar que o usuário fique frustrado com o tempo de resposta. Segue um exemplo:

Olá! Seja bem-vindo a [nome da empresa]. Ficamos muito felizes com o seu contato! Estamos com um número muito grande de mensagens, mas nossos atendentes irão te responder em até “x” minutos.

Modelo de mensagem automática no WhatsApp de ausência

Aqui, é fundamental deixar claro que, apesar da ausência, o cliente será atendido futuramente. Você pode usar a mensagem de ausência com ou sem o seu horário de atendimento.

Modelo sem o horário de atendimento

Olá! No momento não conseguiremos responder a sua mensagem, mas agradecemos o seu contato e retornaremos o mais breve possível!

[nome da empresa]

Modelo com o horário de atendimento

Olá! Aqui é [nome da pessoa] da [nome da empresa]. Neste momento, não estamos disponíveis para responder sua mensagem. Nosso horário de atendimento é de [dias da semana que a empresa fica aberta] das [horário de funcionamento].

Agradecemos seu contato e responderemos assim que possível!

Modelo para informar ausência, recesso ou férias

Prezado cliente, informamos que a partir do dia [data] nossas atividades serão suspensas por conta das férias coletivas da nossa empresa.

Todas as atividades serão retomadas em [data]. Agradecemos a compreensão. Atenciosamente, [nome da empresa]

Modelo de mensagem automática no WhatsApp de follow up

Neste caso, você pode usar esse exemplo para suas mensagens rápidas, e é importante sempre adaptar ao seu negócio.

O modelo abaixo serve para entrar em contato com um cliente que já adquiriu o seu produto.

Olá, tudo bem? Gostaria de saber se deu tudo certo com a entrega do seu (produto). Estamos à disposição se você tiver alguma dúvida, ok?

Tenha um ótimo dia!

Conclusão

Para quem tem uma loja virtual ou outro negócio onde é preciso ter uma comunicação rápida e assertiva com os clientes, é fundamental usar as ferramentas de configuração de mensagem automática no WhatsApp.

Esse aplicativo vai além de uma ferramenta de comunicação, ou seja, hoje em dia é possível usá-lo para realizar transações econômicas.

Então, não podemos deixar de falar que colocar mensagem automática no WhatsApp vai te ajudar a alavancar as vendas, atender com mais rapidez e melhorar a experiência do cliente.

Alguns cuidados precisam ser tomados ao programar mensagem automática no WhatsApp como por exemplo o uso de emojis, stickers e gifs. Apesar de serem uma forma de deixar a comunicação mais leve e lúdica, eles não devem ser usados em excesso para que o tom da conversa não soe como debochado ou infantil.

Outro ponto importante é não usar textos muito longos ou palavras rebuscadas, para ter certeza de que o consumidor irá compreender a sua mensagem por completo.

Agora é hora de colocar a mão na massa e começar a escrever e configurar a mensagem automática WhatsApp para ajudar no seu negócio.

Gostou do nosso artigo? Quer mais dicas como essa? Então clique aqui no blog da Loja Integrada e veja muitos outros conteúdos interessantes para quem tem uma loja online.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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