Melhores práticas de e-mail marketing para micro e pequenas empresas

O avanço das formas de comunicação trouxe diversos benefícios para as pessoas e para as empresas, atualmente é possível ter nosso consumidor por perto, e até mesmo saber o que ele pensa sobre cada assunto, produto e serviço. A tecnologia nos permite criar campanhas mais eficientes, exclusivas para cada público, e esse é um modelo de negócio vencedor. Veja abaixo as melhores práticas para e-mail Marketing para micro e pequenas empresas.

Micro e Pequenas Empresas precisam pensar e investir em comunicação com seu público, é necessário avaliar maneiras eficazes para falar com as pessoas que compõe o seu público alvo de maneira exclusiva, com baixo investimento e alta taxa de retorno, e com isso, atingimento dos objetivos do negócio.

Usar e-mail marketing é uma estratégia que precisa ser adotada por micro e pequenas empresas, pois é de baixo custo e traz retorno efetivo, é necessário somente se atentar ao modo correto de fazer, ou, se possível, contar com a consultoria especializada da DBMK.

O que é campanha de e-mail marketing?

Usamos e-mails há décadas, e se engana quem pensa que as redes sociais substituíram a comunicação via e-mail com o seu cliente, precisamos compreender que são ações complementares, cada pessoa usa a internet de uma forma, e fazer com que seu cliente te veja no facebook, por exemplo, e depois receba uma promoção por e-mail, de um produto que você já sabe ser do interesse dele, certamente faz com que suas vendas aumentem.

É preciso entender que o tão falado SPAM não funciona nos dias de hoje, os provedores de e-mail já sabem como barrá-los, o seu cliente já sabe como criar regras e filtrar ainda mais, assim, chegar até a caixa de entrada é um desafio, mas, seguindo algumas regras simples, é possível passar por tudo isso e entregar uma mensagem que o seu cliente vai abrir, clicar e saber mais sobre seus produtos e serviços, e é claro, comprar.

Campanhas de e-mail marketing para micro e pequenas empresas trazem muito resultado, mas é preciso estruturá-las antes de começar a enviar qualquer coisa, para qualquer pessoa, de qualquer maneira. Pense nos e-mails que você recebe, naqueles que você abre, os que que caem diretamente em sua caixa de spam, aqueles que você joga fora sem abrir, considere esses fatores, e você começará a entender o que é legal e o que não é.

Para que servem as campanhas de e-mail marketing?

As campanhas de e-mail marketing para micro e pequenas empresas servem para atrair mais público e contribuir com os resultados de sua empresa, gerando vendas de seus produtos e serviços.

Você pode também decidir realizar campanhas institucionais, mas, talvez e-mail marketing não seja a melhor solução para este tipo de comunicação, é necessário avaliar o que será dito, qual é o tipo de lista de e-mails que você tem, como será a comunicação, tanto a escrita quanto visual, para junto com a DBMK decidir o melhor caminho a percorrer.

Uma informação factual que você precisa ter, pessoas que recebem e-mail marketing bem feitos em todos os quesitos, seja na apresentação, envio, assunto do e-mail, imagens, texto, promoção e especialmente, adequação do produto ou serviço oferecido, promoção e perfil, compram 80% mais! É isso mesmo, as pessoas abrem os e-mails que são de seu interesse, ao abrir o e-mail, temos ou não atração pelo produto, ou pela promoção, a apresentação é fundamental para despertar interesse do possível cliente seguir naquela tela, clicar e comprar.

Quais são os reais benefícios das campanhas de e-mail marketing?

Como dissemos, quando acertamos na comunicação através de campanhas adequadas de e-mail marketing para micro e pequenas empresas, as pessoas compram mais, este é o principal benefício!

Aqui vão alguns pontos nos quais precisamos pensar quando desejamos iniciar uma campanha de e-mail marketing para micro e pequenas empresas:

  1. Você tem uma lista de e-mails?

Não saia por aí comprando listas aleatórias, crie a sua própria! Em alguns casos pontuais, comprar uma lista pode ser uma boa forma de iniciar, se esse for o seu caso, converse com a DBMK, diversos critérios precisam ser seguidos, tanto na compra da lista, quanto na maneira de comunicar com esse público que você não conhece, e que não conhece a sua empresa.

  1. Deixe o botão Descadastrar sempre:

Isso é uma regra importante, quem recebe o e-mail pode querer não receber mais, e tentar mantê-lo em sua lista de maneira forçada não é uma boa ideia, as pessoas precisam ter como escolher receber ou não, além de tudo isso lhe dá credibilidade, representa ao seu cliente que sua empresa cumpre regras e respeita a opinião e desejos de seus clientes.

  1. Use uma ferramenta apropriada para o envio dos e-mails:

Algumas são gratuitas e outras tem investimento acessível, além de tornar o envio profissional, você não corre o risco de colocar 2 e-mails, de pessoas diferentes num mesmo envio e não cumprir a simples regra do sigilo dos dados do cliente, a imagem transmitida para que recebe o conteúdo é muito melhor. Além disso, ao usar ferramentas apropriadas, você tem relatórios de acompanhamento, sabe quantos e-mails foram enviados, quantos receberam, quantos abriram, e somente assim sabe o status de sucesso de sua campanha.

  1. Atenção à relevância:

Estruture primeiro o que quer comunicar, para quem e de que maneira, entenda qual a periodicidade adequada para a sua empresa, a DBMK certamente pode te ajudar nestes passos. É importante pensar na relevância do assunto que deseja comunicar através da campanha de e-mail marketing, cada empresa tem que avaliar a sua, não existe uma fórmula que se adeque para todos. Depende muito da quantidade e qualidade de informação que precisa ser enviada.

  1. Atenção ao SPAM:

Alguns pontos são críticos para que a sua campanha de e-mail marketing caia diretamente no spam de seu cliente, o assunto do e-mail e imagens podem ser seu ponto forte, ou fraco. Não use caixa alta, nem pontuação em excesso no assunto, palavras como Promoção, grátis, nome da empresa, tudo isso é um prato cheio para os filtros de spam. As imagens também são grandes vilãs, não use JPG ou PNG, elas são facilmente barradas. O ideal é envie tudo em formato HTML, que é o padrão das principais ferramentas de disparo profissionais.

  1. Atraia as pessoas:

Envie e-mails diferentes para pessoas com gostos diferentes, crie formas de atrair seu público em suas campanhas de e-mail marketing.

Para quem se dedicam as campanhas de e-mail marketing?

As campanhas de e-mail marketing são dedicadas para todas as micro e pequenas empresas que desejam melhorar a forma como se comunicam com seu público, ou vender mais!

Com baixo investimento e consultoria da DBMK, certamente a sua empresa atingirá os resultados esperados com cada tipo de campanha de e-mail marketing.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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