Marketplace de nicho: o que saber sobre essa tendência que está em alta?

O marketplace de nicho é uma tendência crescente, que não pode ser ignorada. Além de venderem seus produtos em sites próprios, diversas marcas usam essas plataformas para não perder clientes em potencial e maximizar os lucros.

Neste artigo, conheça melhor o marketplace de nicho e confira informações importantes sobre essa tendência que está em alta.

Fazer parte de um e-marketplace de nicho beneficia uma empresa de muitas maneiras. Esse é um modelo de negócio vantajoso para quem deseja abrir um negócio online.

Continue a leitura deste artigo para conhecer melhor essa tendência e conferir informações importantes sobre o marketplace de nicho.

O que é marketplace de nicho?

Marketplace de nicho é um ambiente virtual que reúne os produtos de várias marcas do mesmo segmento em um só lugar. Um marketplace que só vende produtos de hotelaria, por exemplo, atende a um nicho específico do mercado.

A tendência é de que os consumidores que visitam um marketplace de nicho tenham necessidades iguais ou semelhantes, já que eles estão em busca de produtos ou serviços do mesmo segmento.

Esse é um tipo de loja virtual que abre a possibilidade de o consumidor encontrar uma grande quantidade de itens da mesma categoria, além de comparar fatores como preços, tempo de entrega e custo de frete em um só lugar.

Os tipos de marketplace de nicho são vários, uma vez que existem inúmeros nichos de mercado: farmacêutico, moda masculina, moda feminina, fitness, produtos eletrônicos e muito mais. Para cada nicho, pode existir um marketplace.

Um exemplo de marketplace de nicho é a loja Netshoes, que reúne marcas de artigos esportivos. No setor de calçados, existem marketplaces como a Dafiti. No setor de móveis, o MadeiraMadeira é um bom exemplo.

O marketplace de nicho pode funcionar no formato B2C (empresa vende para o consumidor), B2B (empresa vende para outra empresa) ou C2C (consumidor vende para consumidor).

Qual é a diferença em relação ao marketplace tradicional?

Um marketplace de nicho funciona da mesma forma que um marketplace tradicional. A única diferença é que o primeiro se restringe a marcas de um segmento específico, enquanto o segundo abrange empresas de segmentos diferentes.

Essa distinção acaba influenciando em outro aspecto: o público que visita um marketplace de nicho é mais segmentado do que o público de marketplaces tradicionais.

Um marketplace tradicional recebe a visita de consumidores com necessidades diferentes umas das outras, enquanto o marketplace de nicho atende a um público específico, que está mais avançado no funil de vendas.

Como funciona um marketplace de nicho?

Para entender como funciona um marketplace de nicho, vamos a um exemplo. Imagine que você está precisando de um fone de ouvido para praticar exercícios físicos escutando música, e deseja encontrar opções de boa qualidade e preços atrativos.

Você entende que é importante comparar os preços e estilos antes de efetuar a compra, mas o processo de entrar em vários sites para pesquisar as opções de fone de ouvido pode ser muito cansativo.

O que aconteceria se você encontrasse um e-commerce que reúne várias lojas de fones de ouvido e uma extensa variedade de opções? Nesse site, você poderia analisar itens de diferentes marcas e ainda concluir a compra sem sair de lá.

Ao se colocar no lugar do consumidor, fica fácil perceber por que o marketplace de nicho é uma tendência para o comércio virtual. Se o consumidor deseja ter uma experiência cada vez mais rápida e simples, ele pode encontrar o que precisa em um marketplace desse tipo.

Em relação à comissão do marketplace de nicho, o funcionamento não difere do tradicional. A cada venda, um percentual pela negociação fechada no site é cobrado do lojista. No geral, a comissão por venda varia entre 10% e 16% para a maioria dos marketplaces do país.

Quais são as vantagens?

Está pensando em montar um marketplace de nicho? Se você ainda não se convenceu de que essa é uma boa opção, confira as vantagens de fazer esse investimento.

Menos concorrência

Pode ser mais difícil se destacar da concorrência e crescer no mercado de marketplaces que não atuam em um segmento específico. Por outro lado, ao se concentrar em um segmento, você diminui a quantidade de empresas concorrentes e consegue refinar os hábitos e as necessidades do seu consumidor ideal.

Nada impede você de criar um marketplace de nicho e, com o tempo, expandir as categorias de produtos vendidos, assim como fez a Amazon.

O marketplace da Amazon concentrava-se na venda e distribuição de livros. Hoje, você encontra produtos de diversos nichos de mercado na plataforma, incluindo eletrônicos, brinquedos, vestuários, alimentos e muito mais.

Outro exemplo parecido é o Airbnb, que proporciona o aluguel de casas de férias e experiências de viagem, embora tenha começado apenas com o aluguel de apartamentos e quartos.

Consumidores mais qualificados

Como já falamos neste artigo, os consumidores que visitam marketplaces de nicho compõem, em sua maioria, um público mais segmentado, por isso, mais qualificado para fechar uma compra. No funil de vendas, podemos dizer que são as pessoas que estão na fase de consideração, procurando a melhor solução para resolver seus problemas.

A segmentação do público melhora até mesmo o resultado das estratégias de marketing digital. Se você quer criar anúncios e outras formas de publicidade bem direcionadas, não basta ter criatividade: é preciso conhecer bem as características do público.

Mercado em expansão

É impossível falar das vantagens do marketplace de nicho sem mencionar que esse mercado está em expansão, sendo uma tendência promissora para o comércio virtual. O aumento das vendas online nos últimos anos contou com uma parcela significativa dos negócios fechados em marketplaces – dos mais variados tipos.

Esse modelo de loja já ocupa 78% do faturamento obtido no comércio virtual (B2C), segundo a 42ª edição do Webshoppers, pesquisa realizada pelo Ebit | Nielsen.

Espera-se que, no futuro, o marketplace ocupe um espaço ainda maior no faturamento das vendas online. A oportunidade de o consumidor encontrar o que deseja com mais facilidade e de o vendedor vender para um nicho específico é uma vantagem que torna as compras mais rápidas.

Como começar um marketplace de nicho?

Agora que você sabe o que é um marketplace de nicho e conhece as vantagens desse mercado, é hora de dar início à sua loja virtual. Nesta parte do conteúdo, apresentamos algumas dicas para você que tem interesse em empreender com um marketplace de nicho. Confira!

Defina seu nicho de atuação

O primeiro passo não poderia ser outro: definir o nicho de atuação do seu marketplace. Por definição, o nicho de atuação se refere a uma parcela pouco ou nada atendida de diversos consumidores.

A vantagem de definir seu nicho é trabalhar com um grupo de consumidores carentes de produtos ou serviço de boa qualidade em um mercado pouco explorado.

Defina o modelo de receita

Existem alguns modelos de receita para usar no marketplace. Cada um tem sua maneira de repartir a comissão sobre as transações realizadas na plataforma.

Os modelos mais comuns são a comissão por transação e a mensalidade. No primeiro, o marketplace fica com uma porcentagem sobre cada negócio fechado pelo vendedor. No caso da mensalidade, cada lojista deve pagar um valor mensal para fazer parte da plataforma.

Escolha um modelo de negócio

O melhor modelo de negócio depende das características do próprio marketplace que você está montando. Nesse momento, é preciso considerar fatores como o modelo de receita adotado e os produtos/serviços que serão oferecidos no site.

Abaixo, veja quais são os modelos de negócio mais comuns para um marketplace.

  • Serviços por orçamento: serviços que dependem de uma negociação prévia do orçamento, de prazos e outras condições.
  • Produtos por orçamento: modelo que também envolve uma negociação entre as partes, mas para a venda de produtos.
  • Serviços por agendamento: serviços que depende de um agendamento prévio, como aulas particulares e consultas médicas.
  • Aluguel de espaços ou produtos: tipo de marketplace que facilita o aluguel de espaços para eventos, venda de roupas etc.
  • Marketplace de produtos: modelo mais popular, usado por marketplaces que funcionam como mediadores na venda de produtos.

Identifique qual modelo tem mais a ver com o seu negócio para tomar a melhor decisão.

Conte com uma plataforma para marketplace

Para lançar um marketplace, você pode contratar um profissional especializado em programação (para desenvolver uma plataforma de vendas), mas essa é a maneira mais complexa e custosa de vender pela internet – via loja virtual ou marketplace.

Uma boa opção é usar uma plataforma de marketplace já pronta, que permite que o gestor faça alterações para personalizá-la de acordo com as necessidades do seu projeto.

Faça a prospecção de vendedores

Se você já tem um marketplace de nicho quase pronto, é chegada a hora de atrair vendedores para a sua plataforma.

Nesse momento, é importante definir a persona dos seus lojistas ou prestadores de serviço. A persona é uma personagem semifictícia, que reúne as dores e as necessidades do vendedor que pode se interessar em vender na sua plataforma de marketplace.

A partir das características definidas para a persona, fica mais fácil saber em quais canais você pode encontrar potenciais vendedores para o seu marketplace.

Chegamos ao final e esperamos que tenha ficado nítido que criar um marketplace de nicho é uma excelente oportunidade de vender na internet. Para investir nesse mercado, é fundamental conhecer os hábitos dos consumidores e agir sempre com planejamento.

Leia também: Marketplace de nicho é aposta para aumentar visibilidade dos lojistas e de seus produtos

O post Marketplace de nicho: o que saber sobre essa tendência que está em alta? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

Recent Posts

Como Fazer Automação de WhatsApp? Ferramentas e Dicas!

Já imaginou como a automação de WhatsApp pode revolucionar a maneira como você conversa com…

20 horas ago

Cultura Data Driven no E-commerce Para Diferenciação da Concorrência

Você já percebeu como algumas lojas online parecem sempre estar um passo à frente? O…

2 dias ago

Data Driven no E-commerce: Como Usar Dados para Tomar Decisões Inteligentes?

No universo do e-commerce, saber tomar decisões embasadas é o que diferencia lojas que crescem…

3 dias ago

Como fazer remarketing automatizado na Black Friday: recupere vendas perdidas

Chegou a Black Friday, aquele momento mágico do ano para turbinar vendas e conquistar clientes!…

3 dias ago

Inteligência de dados e automação para uma Black Friday sustentável e lucrativa

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano no e-commerce. No entanto,…

3 dias ago

Como analisar os dados da Black Friday passada para melhorar suas vendas este ano

A Black Friday está chegando, e a chance de turbinar suas vendas também! Mas para…

4 dias ago