Marketplace: conheça algumas estratégias para alavancar as vendas

Com a expansão do e-commerce durante e após a pandemia, os comerciantes do varejo eletrônico tiveram uma certeza: é preciso investir em uma boa plataforma de vendas. Um caminho para conquistar essa plataforma, no entanto, tem sido árduo. Muitos empresários apostaram na estratégia dos marketplaces, um ótimo espaço para alavancar as vendas, embora ainda apresente algumas dificuldades.

De fato, os marketplaces criam um ambiente propício para que diferentes tipos de comércio se encontrem em um mesmo ambiente, o que facilita a busca do consumidor e, ao mesmo tempo, fornece suporte e visibilidade para e-commerces que possuem pouco tempo de mercado ou baixa visualização.

Há dificuldades em aumentar a conversão de clientes em marketplaces. Veja dicas de ações que podem alavancar as vendas.

No entanto, obter destaque nesse ambiente pode ser uma tarefa mais difícil do que parece. Dentro do próprio marketplace, a competição é mais dura, o que exige estratégias de venda e táticas mais específicas para conquistar o cliente.

Pensando sobre as dificuldades em aumentar a conversão de clientes para os e-commerces que fazem parte de marketplaces, separamos algumas dicas de ações que podem ajudar a alavancar as vendas. Confira:

Apresentação é a alma do negócio

O marketplace nada mais é do que um catálogo virtual de lojas e produtos de diferentes fornecedores de todos os lugares do Brasil, ou seja, a concorrência é muito acirrada, e qualquer vantagem deve ser aproveitada ao máximo para converter novos clientes.

Ficar atento aos detalhes e à apresentação do produto é muito importante para conseguir atrair novos consumidores. Os anúncios devem ser caprichados, com fotos em alta qualidade e boa iluminação, sempre em busca de exibir todos os aspectos daquele produto, além de detalhes e diferenciais que vão atrair os clientes.

A descrição do produto também deve ser elaborada, concisa e direta para apresentar todas as informações técnicas e aplicações. Um produto bem descrito vai sanar as dúvidas de um possível cliente, que, consequentemente, não vai precisar perder tempo entrando em contato com FAQ.

Pratique preços competitivos

A desvantagem de comercializar em um marketplace é contar com várias marcas que vendem o mesmo tipo de produto. Ou seja, se o vendedor não praticar o preço do mercado, muitas vezes, vai ficar de fora da competição. Afinal, quando o consumidor está à procura de algum produto, ele vai avaliar o preço para decidir sua compra.

Se o valor do produto está de acordo com os outros do mesmo ramo, ele vai passar para analisar outros aspectos, como preço de frete e tempo de entrega do produto.

Portanto, é de suma importância ajustar os preços dos produtos vendidos para que o e-commerce se encaixe no setor pretendido de forma competitiva. Isso significa rever processos de produção, fornecedores de insumos, entre outros aspectos, para que o ajuste seja feito de maneira inteligente.

Com os preços competitivos, a chance de atrair novos clientes aumenta. Vale lembrar que é importante monitorar a concorrência frequentemente para assumir uma postura competitiva, ter um panorama do setor e poder se prevenir contra futuros problemas que podem atingir o mercado.

Cuidado com o valor do frete

Depois de se convencer do valor do produto, o cliente vai analisar o valor do frete e o prazo de entrega. Nesse momento, ele vai dar prioridade para os e-commerces que possuem tarifas de entrega mais baixas e prazos mais curtos.

Para se tornar mais competitivo nessa área, é preciso conseguir igualar essas tarifas e prazos com os concorrentes de mercado. O ideal é rever contratos e parcerias tanto com o marketplace quanto com transportadoras ou os Correios, de maneira a conseguir abater os valores e tornar o frete mais amistoso para o consumidor.

É extremamente importante cumprir os prazos de entrega para não ser punido pela plataforma e receber uma avaliação negativa do consumidor.

Acumule reviews positivos

Uma das vantagens dos marketplaces – e do e-commerce, no geral – é a vitrine de opiniões e impressões dos consumidores sobre os produtos. Essas avaliações impactam a decisão de futuros consumidores que estão indecisos na hora da escolha.

Quanto mais elogios e reviews positivos, maior a chance de converter aquele visitante do e-commerce e convencê-lo de que a loja traz um bom produto e um bom serviço, além de ser segura para compra. Já uma grande quantidade de reviews negativos faz os consumidores se afastarem, porém também dá um panorama sobre em quais aspectos investir para melhorar a qualidade do serviço prestado e começar a angariar novas análises positivas.

Leia também: Vale a pena a indústria aderir às vendas online via marketplaces?

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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