Grupo de vendas no WhatsApp: vale a pena ter um?

Além de ser um dos aplicativos mais baixados e usados pelos brasileiros – de acordo com a plataforma Mobile Time, 99% dos celulares do país têm esse app instalado -, o WhatsApp vem se fortalecendo no varejo como uma excelente ferramenta de vendas. Isso acontece porque, além da praticidade e da acessibilidade do Zap, como os brasileiros apelidaram carinhosamente o aplicativo, ele tem funcionalidades, como a troca instantânea de mensagens e mídias, que podem melhorar (e muito) a experiência do consumidor digital.

Descubra neste artigo como garantir o sucesso do seu e-commerce com grupos no WhatsApp e aumentar suas vendas.

Essa gama de funções fez com que muitas empresas apostassem no WhatsApp como uma ferramenta importante não só de conversão, mas também de relacionamento com seu público. Prova disso é a criação do WhatsApp Business, a versão de conta comercial do app, com funções como programação de bots (inteligência artificial que responde automaticamente) e pagamento pelo aplicativo. O resultado dessa empreitada? A modalidade corporativa já ultrapassa os cinco milhões de usuários e foi escolhida por mais de 70% dos empreendedores que possuem uma loja virtual, de acordo com o Sebrae.

Migrar para a versão corporativa pode trazer um trabalho grande para micro e pequenos empresários, mas não desanime: montar um grupo de vendas no WhatsApp é uma saída fácil, barata e que pode ser bastante efetiva. Descubra neste artigo como garantir o sucesso do seu e-commerce no WhatsApp e aumentar suas vendas!

O que é um grupo de vendas no Whatsapp?

Provavelmente, você já faz parte de algum grupo no WhatsApp: o da família, o dos amigos do colégio, a galera da empresa… Bom, um grupo de vendas no WhatsApp terá o mesmo formato, mas, como o nome diz, ele será focado em aumentar as vendas do seu negócio.

Você pode usar o grupo de vendas no WhatsApp para comunicar algum produto que voltou a estoque ou oferecer benefícios aos clientes que participam dele – uma venda especial, por exemplo, antes de abrir a todos os consumidores pelo e-commerce, ou a veiculação de algum cupom específico para quem participa daquele fórum.

Além disso, dependendo do tamanho do seu negócio, esse grupo poderá ser administrado por você, por alguém da sua confiança dentro da empresa ou, então, por um terceiro. Vamos explicar as modalidades a seguir.

Grupo próprio da empresa para vender no WhatsApp

Essa forma consiste em criar um grupo no WhatsApp com os principais clientes do seu e-commerce. Como dissemos, a ideia aqui é alimentar esse grupo com informações sobre seus produtos, conteúdo exclusivo que eles não encontram no site, novidades que estão para chegar ao estoque e, por que não, começar alguma venda ali mesmo.

Chamamos essa modalidade de “grupo próprio” porque a ideia é que o moderador dessa conversa seja algum funcionário da empresa – podendo ou não ser alguém do time de vendas, isso fica a seu critério.

Caso escolha um ou mais vendedores para fazerem parte desse grupo e administrarem as negociações por lá, é importante deixar claro como funcionará o modelo de comissão e remuneração pelo que for vendido no grupo. Lembre-se: o combinado não sai caro!

Vale lembrar que, além de uma oportunidade a mais de vender e de aumentar a receita, esse canal é uma importante ferramenta de relacionamento. Então, não demore a responder, trate bem cada um dos clientes ali presentes e use esse mailing a seu favor.

Boas práticas no grupo de vendas do WhatsApp

É interessante formular um guia de regras rápido para todos ali presentes, e você pode deixar esse texto fixo na descrição do grupo. Como padrão, sugerimos os seguintes pontos: proibir discussões ideológicas ou manifestações políticas, banir do grupo pessoas que ofenderem outras (sejam clientes ou funcionários da empresa) e também proibir o anúncio ou a venda de outros objetos e produtos que não sejam vendidos pela sua empresa.

Deixar claro que correntes, e outros conteúdos não relacionados ao tema do grupo, também não é de bom tom é uma ótima ideia para garantir o bom funcionamento das trocas naquele ambiente.

Também é essencial deixar o responsável pelo grupo bem orientado sobre como conduzir as interações ali: evitar discussões no grupo com os clientes, levar para uma conversa privada se achar necessário para não prejudicar o clima do grupo, divulgar os preços no próprio anúncio (de forma a centralizar e facilitar a busca por essas informações) e também como conduzir feedbacks negativos dos clientes ali naquele espaço compartilhado.

Grupo regional para vender no WhatsApp

Caso seu negócio seja um pouco maior, talvez seja interessante criar um grupo regional para vender no WhatsApp. Na maioria dos casos, esse tipo de grupo é gerenciado por uma pessoa externa à sua empresa e, nele, são anunciados produtos de diversas lojas, virtuais ou não.

Além da presença de marcas e empresas, é comum que esse tipo de grupo regional – de uma cidade, de um bairro, ou até de um condomínio, por exemplo – permita que os participantes façam suas próprias ofertas de produtos e vendam ali itens usados ou serviços.

Ao entrar em um grupo de vendas no Whatsapp gerenciado por outra pessoa, atente-se às regras e às boas práticas sugeridas pelo administrador para não causar nenhum desconforto ou, pior ainda, ser banido do grupo e perder ali uma oportunidade de venda. Não é raro que esse tipo de grupo permita apenas um X números de anúncios por dia ou possua restrições relacionadas a promoções.

Outro ponto sensível em grupos que não são administrados pela sua loja é a questão dos preços. É comum, em muitos grupos, que o preço só seja divulgado nas conversas privadas e que os anúncios ali feitos não contemplem essa parte. Nossa dica, no entanto, é: caso essa regra não esteja explícita nas diretrizes do grupo, divulgue, sim, o preço e até as condições de parcelamento quando anunciar ali um novo produto. Isso evita retrabalho de parte da sua equipe e garante uma comunicação mais clara e assertiva com seus possíveis clientes.

Leia também: Dez dicas valiosas para vender mais pelo WhatsApp

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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