Atrair, engajar e vender é certamente o desejo de todas as empresas no ambiente físico, e no virtual também, portanto, o bom gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas, é fundamental.
Não basta simplesmente ter um e-commerce, é necessário compreender todas as possibilidades que essa plataforma traz para o seu negócio, e especialmente, saber como realizar o gerenciamento adequado.
Se engana quem pensa que ter um e-commerce é simplesmente expor produtos na internet, vender, embalar, enviar e receber. As melhores práticas no gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas, envolvem processos, estratégias, logística, atendimento, e muito mais.
As micro e pequenas empresas tem muito a ganhar com as vendas pela internet, realizar o gerenciamento do seu e-commerce requer conhecimento e uma séria de boas práticas. Para isso, contar com o suporte da DBMK, trará resultados rápidos, eficientes e assertivos para a sua empresa.
Precisamos começar dizendo que conceitualmente, e-commerce é um conceito que se aplica a qualquer transação comercial realizada pela internet, ou seja, venda de produtos, serviços e até mesmo leilões.
O Gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas, é especialmente relevante, pois garante, além de suas vendas, fidelidade e recorrência de seus clientes. Um cliente bem atendido volta a comprar, e também indica o fornecedor para seus pares, e todos sabemos que, uma indicação realizada por alguém em quem confiamos, é uma poderosa ferramenta de divulgação.
Portanto, o gerenciamento de seu e-commerce é item fundamental para sua empresa, é preciso pensar em diversos itens como, a plataforma utilizada, a operação do portal e de tudo que está por trás dele e precisa funcionar perfeitamente, como avaliar os fornecedores, a sua produção, monitorar a concorrência, mídias, atendimento, logística, pós-venda, promoções.
Como você pode notar, diversos fatores compõe o gerenciamento do e-commerce, micro e pequenas empresas, precisam ter muita atenção a cada ponto, adquirir conhecimento e chegar a expertise para cada um deles, é certeza de sucesso para a sua empresa.
O Gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas, serve justamente para que seja possível controlar cada pedacinho de sua operação de vendas online. Pensar em toda a cadeia, estruturar os processos, pensar nas estratégias, vender mais, ter mais clientes satisfeitos, gerar mais engajamento, mais vendas, e mais sucesso para a sua empresa.
Confira agora diversas dicas sobre pontos fundamentais para o sucesso de seu e-commerce!
Plataforma:
A plataforma é o sistema responsável pelo gerenciamento e também pela forma como as pessoas verão os seus produtos os serviços na internet. Existem muitas opções no mercado, mas antes de escolher, é preciso considerar alguns pontos.
É preciso pensar em duas vertentes ao avaliar fornecedores para o seu e-commerce. A Avaliação de Fornecedores é o ato de olhar de perto tudo que compete a empresa que lhe fornecerá um produto ou serviço, antes de contratá-la é claro.
Isso é válido tanto para os fornecedores de produtos e serviços para a plataforma, como a plataforma, servidores, anúncios, etc. Como também para possíveis fornecedores de produtos ou serviços que você venderá, ou revenderá em seu portal.
Gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas, envolve também o gerenciamento adequado do seu Ciclo de Produção. É realmente necessário planejar produção e estoque, para que haja efetivo sucesso em suas vendas.
Deixar o seu e-commerce sem determinado produto que vem sendo procurado, é ruim, faz com que, além da sua empresa perder vendas, seus concorrentes se tornem mais conhecidos por um público que você já havia conquistado.
Por outro lado, ter um estoque muito grande de produtos com baixa comercialização, faz com o dinheiro de sua empresa fique dentro do seu armazém, e não girando e movimentando seu negócio.
Quem compra na internet, considera segurança um item fundamental na hora de determinar de qual loja comprarão. Portanto, é imprescindível que o gerenciamento de seu e-commerce, leve a segurança muito a sério.
O consumidor precisa se sentir seguro em seu portal, para assim, dar seus dados e informações bancárias e pessoais. Ninguém dá estas informações para sites que pareçam passíveis de vazamentos, ou de operações fraudulentas.
Há 3 itens fundamentais, veja:
Opções de pagamento convencionais do mercado são importantes para o seu e-commerce! Os clientes buscam por soluções fáceis e comuns, como boletos, cartão de crédito, pagseguro. Você pode criar a sua, o que no final tem um custo relativamente alto, pois envolve desenvolvimento e manutenção, ou, usar uma solução de mercado.
É importante que, além da transação financeira, a ferramenta cuide da gestão do relacionamento com o cliente, informação, por exemplo, liberação do pagamento, dos produtos. Faça gestão de riscos, inadimplentes, e proteja os dados do comprador.
Tenha em mente que check-outs complicados, são responsáveis por até 11% dos carrinhos abandonados em sites, esse momento precisa passar credibilidade e ser fácil.
Considere que o check-out, ou pagamento, precisa ser:
É muito importante estar atento aos preços praticados por seus concorrentes, analisar o que, como, para quem, quanto vendem. Com o auxílio da DBMK, é possível traçar estratégias para que a sua empresa entenda os concorrentes, e saiba como definir boas práticas para combatê-los.
Este ponto é fundamental para o gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas. Gerir o seu estoque é, sem dúvida, um dos maiores desafios para o sucesso de seu canal de vendas online.
Não é simplesmente manter tudo organizado, é potencializar o uso do espaço físico, controlar cada item com precisão, saber qual a melhor forma de envio para cada cliente, e acompanhar cada entrega, de ponta a ponta.
O processo de picking and packing, ou seja, retirada, embalagem e envio da mercadoria, tem que ser preciso. Seu cliente não comprar algo que não existe mais no estoque real, então, a atualização de sua plataforma tem que acontecer na mesma velocidade de suas vendas.
Considerando a logística, precisamos pensar também em tributos, se a sua loja vende para diversos estados, fique atento a tributação de cada um deles. Além disso, é preciso fazer muitas contas para definir a sua estratégia para frete.
Muitas lojas começam oferecendo frete grátis, faça as contas e veja se isso é possível ao seu negócio, um entrega bem realizada, inclui manuseio correto da mercadoria, e isso tudo, em geral, tem algo custo. Pode ser uma boa estratégia oferecer gratuidade ao frete, depende muito do caso de sua empresa, certamente uma consultoria especialidade em micro e pequenas empresas pode ajudar nessa decisão, como a DBMK.
Você precisa considerar por exemplo, se é mais viável contratar uma transportadora, ou ter uma parceria com os correios. Precisa saber como calcular o valor e o prazo de entrega dos produtos para local. Veja aqui pontos importantes:
Veja um breve comparativo entre o uso dos Correios e Transportadoras:
Além disso, você pode o seu serviço exclusivo de entregas, ao menos para determinada região, contratando motoboys, por exemplo.
Pense também na maneira como embala seus produtos, é claro que eles precisam estar seguros, especialmente os itens que quebram com facilidade, mas você também pode aproveitar a embalagem para dizer algo ao seu cliente.
Seja sempre transparente com o seu cliente, se houver algum problema na entrega, não cause incomodo, mas informe. Primeiro, tente resolver qualquer problema, e, em caso de real necessidade, avise cordialmente seu cliente sobre atrasos na entrega.
A maneira e a agilidade com que atendemos as pessoas, faz total diferença na decisão de compra, e também na indicação e volta deste cliente ao nosso site. O atendimento precisa ser um ponto estratégico do seu e-commerce, bem planejado e executado.
O autoatendimento, direto pelo site é uma ótima estratégia para micro e pequenas empresas. Isso torna possível solucionar as principais dúvidas dos clientes 24 horas por dia, 7 dias por semana, uma ferramenta de chat também ajuda muito.
Veja pontos muito relevantes sobre a qualidade do Atendimento:
Invista na divulgação de seu e-commerce! Realize campanhas de e-mail marketing regulares, apareça em seus canais de mídia social, gere engajamento de seus seguidores.
SEO – ou Search Engine Optimization, ou, otimização dos motores de busca, pode ajudar muito a aumentar e melhorar o tráfego em seu e-commerce.
O bom gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas, passa por uma estratégia de SEO, afinal, que loja não quer estar entre os primeiros resultados do Google?
Como você deve ter notado, o gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas, é fator primordial para aumento de vendas, e muito mais sucesso do seu negócio.
O bom gerenciamento lhe permite atrair cada vez mais clientes, vender e entregar com muito mais precisão e controle, saber melhor quanto investe em cada área, e quanto vende.
Certamente, vender mais, investir adequadamente em cada área, são benefícios que as empresas buscam constantemente, e com a consultoria da DBMK, isso é plenamente possível
O gerenciamento de e-commerce para micro e pequenas empresas, como o nome já deixa claro, é dedicado à todas as micro e pequenas empresas.
Basta ter desejo de vender através da internet, que a DBMK lhe auxilia a fazer da melhor maneira, com o investimento correto, previsões de retorno, aumento de vendas e muito mais!
Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.
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