Funcionalidade facilita venda de autopeças no Mercado Livre

A compatibilidade é uma nova iniciativa do Mercado Livre que mudará a maneira como os usuários compram e vendem peças de reposição automotiva. O consumidor encontrará o item necessário, inserindo os dados do veículo na busca e, assim, conferir os acessórios compatíveis. Já os vendedores, ao inserirem todas as informações, aumentarão a confiança dos clientes, reduzirão reclamações, perguntas, devoluções e, claro, lucrarão mais.

A nova função do Mercado Livre surgiu da necessidade de solucionar o problema que os vendedores tinham com todas as variações dos produtos.

O que é compatibilidade no Mercado Livre?

A compatibilidade de autopeças surge como uma solução para simplificar a vida dos sellers e os anúncios que seguirem essa estrutura terão mais relevância.

O ponto de partida para a criação da ferramenta foi a dificuldade que os vendedores dessa categoria enfrentavam para lidar com as variações na hora de anunciar seus produtos. Isso porque um único item pode ser usado por diversos modelos de carros, de diferentes marcas e anos.

Nesse cenário, os compradores também se deparam com alguns desafios, como a dificuldade para achar a peça que precisam, a ausência de informações que atestam se o acessório é aplicável ao seu carro e a falta de confiança no momento de fechar a compra.

Com a implementação da função compatibilidade, o Mercado Livre passa a mostrar todas as peças compatíveis com o carro pesquisado. Vendedores e compradores ficam satisfeitos. Além de facilitar a busca pelo item, melhora a qualidade e simplifica a gestão dos anúncios.

Por que o módulo de compatibilidade foi criado?

A nova função do Mercado Livre surgiu da necessidade de solucionar o problema que os vendedores tinham com todas as variações dos produtos. Até então, a única solução que eles encontravam era criar inúmeros anúncios de uma mesma peça, mas para modelos de carros diferentes.

Se o item anunciado fosse, por exemplo, um jogo de cabo de vela, o vendedor precisaria criar vários anúncios, diferenciando apenas o modelo de carro em que a peça em questão será aplicada. Desta forma:

Anúncio 1: Jogo de Cabo de Vela Fusca

Anúncio 2: Jogo de Cabo de Vela Brasília

Anúncio 3: Jogo de Cabo de Vela Kombi

O problema é que, assim, os sellers gastavam muito tempo na criação e na gestão de uma infinidade de anúncios, gerando dificuldades para oferecer uma boa experiência de compra para os seus clientes.

Compatibilidade na prática

Com o uso da nova função, os vendedores conseguem atribuir compatibilidades para até 200 anúncios ao mesmo tempo. Eles também podem filtrar e classificar os anúncios por vendas, visitas, estoque ou categorias, além de alterar ou eliminar as informações de compatibilidade a qualquer momento. O recurso pode ser usado diretamente no painel do Mercado Livre, na aba de anúncios, por meio de uma ferramenta externa.

A funcionalidade também simplifica o processo de escolha e compra dos clientes, já que a plataforma passa a mostrar todas as peças compatíveis com o carro pesquisado. O resultado disso é a redução das incertezas dos consumidores e maior confiança na hora da compra de peças para o seu carro.

O Mercado Livre também espera que o setor aumente sua taxa de conversão e reduza o tempo gasto em tarefas operacionais para atualizar e sincronizar os anúncios, além de passar por uma queda de 40% no índice de reclamações e devoluções. Ou seja, o novo módulo proporcionará maior agilidade na pesquisa, confiança para adquirir novos produtos no futuro e maior lucro para o empresário, que conquistará o cliente e terá redução na carga operacional ao reduzir anúncios duplicados.

A categoria de autopeças é líder de vendas na plataforma desde 2014. No ano seguinte, em 2015, o setor viveu uma explosão de crescimento de 75% no e-commerce, segundo dados do E-bit. Com a nova funcionalidade lançada pelo Mercado Livre, a expectativa é de que a qualidade dos anúncios e a experiência de compra dos consumidores melhorem, aumentando ainda mais o sucesso da categoria. Prontos para oferecer mais qualidade aos seus clientes e aumentar sua conversão?!

Leia também: Mercado Coin: Mercado Livre lança criptomoeda própria no Brasil

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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