Fature vendendo velas aromáticas pela internet

Aprenda passo a passo como fazer velas aromáticas e dê o primeiro passo para montar seu negócio de sucesso, vendendo pela internet. Vem com a gente!

Tem o sonho de abrir o próprio negócio, mas não por onde começar ou qual área atuar? Que tal aprender como fazer velas aromáticas e montar sua loja virtual de decoração? Essa é uma alternativa que está atraindo cada vez mais empreendedores e pode ser a solução perfeita para você.

Até pouco tempo atrás, velas só eram usadas em festas de aniversário ou em jantares românticos aqui no Brasil, isto é, em momentos mais especiais. Só que, com o sucesso das velas aromáticas mundo afora, era questão de tempo para os brasileiros olharem para esse item de uma outra forma.

De acordo com dados do Google Trends, velas aromáticas estão mais em alta do que nunca no Brasil. Entre abril de 2021 e o mesmo período de 2022, o interesse pelo tema aumentou mais de 100%. Isso quer dizer que tem mais pessoas usando os itens decorativos. E, consequentemente, comprando e vendendo no mercado.

Para empreendedores, esse modelo de negócio é uma oportunidade de ouro. O investimento é relativamente baixo, pois requer poucos materiais. Além disso, é bem simples de aprender como fazer velas aromáticas, mesmo que você nunca tenha trabalhado na criação de produtos do tipo.

Por esses e outros motivos, vamos te mostrar abaixo quais são os principais benefícios do mercado de velas aromáticas, do que você precisa para fazê-las e o caminho para montar um negócio online de sucesso vendendo esse item decorativo. Confira!

Principais vantagens do mercado de velas aromáticas

Que o mercado de velas aromáticas está em alta, você já sabe. Mas quais são exatamente os benefícios de investir na área, abrindo um negócio para vender esse item decorativo? Logo abaixo, listamos 3 das principais vantagens de aprender como fazer velas aromáticas. Dá uma olhadinha!

Baixo custo de produção

De forma geral, o processo de produção de velas aromáticas possui um baixo custo. Um ou outro tipo de vela pode até ser um pouco mais caro, porque precisam de materiais melhores, por exemplo. Só que, os modelos mais comuns podem ser feitos por um preço que cabe no seu bolso.

Essa é ótima vantagem para quem quer empreender, mas não tem tantos recursos financeiros para investir. Mesmo se você estiver no vermelho, por exemplo, ainda é possível adquirir materiais suficientes para confeccionar algumas velas e começar a faturar.

É possível personalizar suas velas

Como o mercado de velas aromáticas está em alta, você precisa apresentar diferenciais competitivos para se destacar e vender bastante. Porém, isso não é necessariamente um problema, porque esse item decorativo é altamente personalizável.

Há vários tipos de velas aromáticas por aí e você pode usar os itens feitos pelos concorrentes como fonte de inspiração. Para ser criativo, você não precisa criar algo exatamente do zero. Ao juntar duas ou mais ideias existentes, você pode tirar um coelho da cartola e bombar o seu negócio.

Facilidade em vender

Outra vantagem de aprender como fazer velas aromáticas é a facilidade de vendê-las. Além de abrir sua loja virtual para comercializar esses itens, você pode ir em feiras ou mercado local e oferecê-los. Sobretudo, porque são fáceis de transportar.

Assim também, uma série de públicos diferentes estão interessados em comprar velas aromáticas. O item pode ser usado apenas como decoração, mas também pode servir muito bem para rituais de autocuidado, aromaterapia e até mesmo para relaxar após um dia de trabalho cansativo, por exemplo.

Do que você precisa para fazer velas aromáticas?

Embora seja delicado e cheio de detalhes, o processo de como fazer velas aromáticas é relativamente simples. Ele não envolve tantos ingredientes e equipamentos. Então, qualquer pessoa pode aprender, ainda que não tenha nenhuma experiência na área.

Para um tipo mais básico de vela aromática, por exemplo, você só precisa dos seguintes ingredientes: parafina ou cera vegetal, ilhós, pavio e essência lipossolúvel. Quanto aos equipamentos para produção, é necessário providenciar alguns para apoiar e otimizar o processo, incluindo:

  • fogão elétrico;
  • balança;
  • varetas;
  • colher;
  • papelão ou jornal;
  • toalha de papel;
  • recipientes para banho-maria;
  • frascos.

Vale dizer que, os ingredientes usados precisam ser de qualidade e, mesmo não sendo nenhum bicho de sete cabeças, o processo de como fazer velas aromáticas requer bastante atenção e cuidado da sua parte. Só assim, o produto final ficará como o esperado.

Entenda a diferença entre parafina e cera vegetal

Perceba que, um dos ingredientes do processo de como fazer velas aromáticas que mencionamos no tópico acima foi parafina ou cera vegetal. Mas você sabe qual é a diferença entre esses dois? É justamente o que vamos te explicar mais abaixo. Bora ver?

Parafina

A parafina é o material mais usado como base da vela aromática. Especialmente, porque é mais barata, fácil de encontrar e simples de manusear. Por ser um produto derivado do petróleo, porém, muitas pessoas estão optando pela cera vegetal.

Cera vegetal

Por sua vez, a cera vegetal é um produto natural e mais ecológico do que a parafina, o tipo mais comum. Na vela aromática, esse material pode ser à base de coco, arroz e soja, por exemplo. Os vegetais fazem as velas queimarem de forma mais limpa e durarem mais tempo em comparação com a parafina.

Como fazer velas aromáticas para faturar na internet?

Dito isso, é hora de você aprender passo a passo como fazer velas aromáticas para começar a faturar na internet o quanto antes com esses itens decorativos. São seis etapas muito fáceis de assimilar. Então, se você segui-las à risca, não tem erro, viu? Confira!

1. Prepare os materiais

O primeiro passo de como fazer velas aromáticas é preparar os materiais para o banho-maria, isto é, o derretimento da cera. Para isso, você deve encher uma panela de água e colocar o recipiente em que a parafina ou cera vegetal será colocado acima dela.

Falando na cera, é interessante que você use uma balança para medir a quantidade de parafina ou cera vegetal usada na receita. Sendo assim, nas próximas vezes em que repeti-la, colocou a quantia do material de forma mais precisa.

Além disso, você já pode colocar o papelão ou jornal onde for produzir suas velas aromáticas, evitando sujar muito seu ambiente de trabalho. Assim como, deixar a toalha de papel por perto para limpar algum item ou que ficou com cera, por exemplo.

2. Derreta a cera (Parafina ou cera vegetal)

Preparando os materiais, é a hora de você efetivamente colocar suas mãos na massa, derretendo a cera no fogão elétrico. Lembrando que a panela e recipientes escolhidos para o processo de como fazer velas aromáticas não podem ser usados na cozinha ― fazer alimentos.

O derretimento da cera deve ser feito em fogo baixo. Uma vez que, a temperatura ideal para deixar a parafina ou cera vegetal em estado líquido é 65°C em média, pois temperaturas mais elevadas podem deixá-las com uma tonalidade amarelada.

O que pode ser uma variável na temperatura ideal é a base do material. O coco, por exemplo, pode receber um pouco mais de calor, isto é, cerca de 70°C. Seja como for, mexa a cera enquanto ela estiver no fogo para dissolvê-la completamente e tenha muito cuidado: a cera é altamente inflamável.

Dica: caso você ainda não comprou a parafina ou cera vegetal e mesmo assim quer fazer a vela aromática, somente como teste, sabia que dá para usar velas brancas? Basta derretê-las, tirar os pavios e seguir os próximos passos do processo.

3. Adicione a essência no timing certo

Na próxima etapa de como fazer velas aromáticas, você deve adicionar a essência que dará o aroma da vela. Ela precisa ser do tipo lipossolúvel para dissolver na mistura da receita e perfumar o ambiente em que a vela for inserida, quando estiver pronta, por mais tempo.

O timing certo para adicionar a essência é quando a cera chega na temperatura de 60°C a 65°C. Sendo necessário usar o termômetro de cozinha para fazê-lo. Caso você coloque a essência no momento errado, a vela pode ficar sem o aroma quando ficar pronta.

Em relação à quantidade de essência a ser colocada na receita, o ideal é que seja entre 10% e 15% do volume de cera adicionado no recipiente. E mais: você deve adicionar a essência aos poucos, continuando a mexer a cera com a colher para que ela não endureça.

4. Deixe os pavios posicionados nos frascos

Terminando a mistura de cera com essência, pegue os frascos onde ela será colocada e posicione os pavios no centro. É necessário cortar o pavio na medida certa ― um pouquinho maior do que o tamanho do frasco ― e colocar a peça de metal chamada ilhós na ponta que vai ficar dentro dos frascos.

Se por algum motivo você não tiver o ilhós, não tem problema. Faça um nó achatado na ponta do pavio e use varetas para mantê-lo fixo no centro. Desse modo, quando você colocar a mistura no frasco, o pavio vai continuar no lugar certo.

5. Coloque a mistura nos frascos

O próximo passo de como fazer velas aromáticas é justamente colocar a mistura dentro dos frascos. Faça isso sem pressa, tendo cuidado para não derramar suas bordas. Um detalhe importante é que o frasco precisa ter um fundo grosso para resistir bem à alta temperatura da mistura.

Além disso, um frasco mais fino pode rachar ou até mesmo quebrar durante o uso da vela aromática. Então, é importante ter esse cuidado para que nada prejudique a experiência dos seus clientes. Após colocar a mistura nos frascos, espere suas criações endurecerem totalmente por cerca de 1 dia.

6. Capriche no visual da suas velas aromáticas

A última etapa do processo de como fazer velas aromáticas é dar um tapa no visual nos itens decorativos para deixá-los nos trinques. Você pode, por exemplo, colocar adesivos, flores ou frutas secas neles. Seja como for, faça suas criações ficarem ainda mais belas.

Montando sua loja virtual de velas aromáticas

Aprendeu como fazer velas aromáticas? Após confeccioná-las com dedicação, o tão sonhado momento de ter seu próprio negócio vai chegar. Ou seja, agora o foco é montar sua loja virtual de decoração para divulgar suas criações e faturar na internet. Para isso, o passo a passo é o seguinte:

Defina um público-alvo

Primeiramente, você precisa definir um público-alvo para montar sua loja virtual de velas aromáticas. Por mais que pessoas distintas se interessem por esse item decorativo, vender para todos não é uma boa ideia. Foque em oferecer suas criações para um público mais específico. Assim, terá melhores resultados.

Inclusive, o tipo e essência das suas velas aromáticas devem ser moldados de acordo com o gosto do público. Com isso, mais clientes vão ficar satisfeitos e mais pessoas vão querer comprar de você. Então, definir o público-alvo faz toda a diferença.

Precifique suas criações

Após definir o público para o qual você pretende vender suas velas aromáticas, é hora de precificá-las. O valor das velas deve considerar os gastos que você teve para produzi-las, o tempo de trabalho e o diferencial da sua marca. Assim como, os custos de operação da loja virtual.

Não se esqueça de analisar o preço dos concorrentes também. Um preço muito acima da média pode afastar os consumidores. Enquanto um preço abaixo do mercado pode dar a entender que o produto oferecido não é tão bom. Sendo necessário encontrar um equilíbrio para precificar certo.

Insira um bom rótulo

Feito isso, insira um bom rótulo nas suas velas aromáticas. Ele deve contar com informações relacionadas à composição do item e orientar o cliente sobre como usar e cuidar da vela corretamente.  Você pode, por exemplo, mencionar qual é o peso do produto e dizer que menores não devem usá-lo sem acompanhamento.

Neste espaço, você pode colocar também o nome e logotipo da loja virtual. Assim como, dados de contato para que a pessoa sempre lembre de onde comprar novamente sua vela aromática ou até mesmo o nome do seu perfil nas redes sociais.

Monte sua loja virtual

Para montar sua loja virtual efetivamente, o melhor caminho é contar com uma plataforma de ecommerce, como a Loja Integrada. Ela fica responsável por diversos processos estruturais do negócio online e otimiza vários outros. Sendo uma mão na roda para quem ainda está começando no mundo dos negócios.

Além disso, o custo para montar sua loja virtual por meio de uma plataforma de ecommerce é bem menor, o site pode ser personalizado do jeito que você quiser e os processos de compra são 100% seguros. Por essas e outras vantagens, vale a pena abrir sua loja virtual de velas aromáticas com a gente.

Conclusão

Por fim, você tem tudo o que precisa para começar o próprio negócio que sempre sonhou. Mais do que uma tendência, o mercado de velas aromáticas é uma realidade. Assim, aprendendo como fazê-las e montando sua loja virtual, há grandes chances de você conquistar resultados expressivos.

Como vimos, não é nenhum bicho de sete cabeças montar um ecommerce de decoração e vender suas criações. A produção das velas aromáticas é simples e barata, porque envolve pouquíssimos materiais. Quanto à montagem da loja virtual, também não é complicado.

Contando com uma plataforma de ecommerce, a exemplo da Loja Integrada, a abertura do seu mais novo empreendimento fica com meio caminho andado. Ela oferece todo o suporte estrutural e informacional que você precisa para não só começar o negócio, mas também levá-lo ao sucesso.

Gostou deste conteúdo? Veja também: quanto custa para abrir uma loja virtual!

O post Fature vendendo velas aromáticas pela internet apareceu primeiro em Blog da Loja Integrada.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

Recent Posts

Como Fazer Automação de WhatsApp? Ferramentas e Dicas!

Já imaginou como a automação de WhatsApp pode revolucionar a maneira como você conversa com…

2 dias ago

Cultura Data Driven no E-commerce Para Diferenciação da Concorrência

Você já percebeu como algumas lojas online parecem sempre estar um passo à frente? O…

3 dias ago

Data Driven no E-commerce: Como Usar Dados para Tomar Decisões Inteligentes?

No universo do e-commerce, saber tomar decisões embasadas é o que diferencia lojas que crescem…

4 dias ago

Como fazer remarketing automatizado na Black Friday: recupere vendas perdidas

Chegou a Black Friday, aquele momento mágico do ano para turbinar vendas e conquistar clientes!…

4 dias ago

Inteligência de dados e automação para uma Black Friday sustentável e lucrativa

A Black Friday é um dos momentos mais esperados do ano no e-commerce. No entanto,…

4 dias ago