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Estratégias digitais para micro e pequenas empresas

A internet é uma grande aliada de toda e qualquer empresa que tem como objetivo se consolidar no mercado, seja ela grande ou pequena. Mas as micro e pequenas empresas têm uma vantagem significativa quando aplicam corretamente o marketing digital.

Existem estratégias digitais que podem ajudar o micro e pequeno empreendedor a competir com empresas grandes, muitas vezes ganhando a atenção de clientes importantes que antes eram da concorrência.

Mas como? Para que servem essas estratégias? O que são?

Todas essas perguntas serão respondidas nesse post. Continue lendo e entenda por que você deve começar a traçar estratégias digitais agora mesmo para sua marca.

Quais os benefícios de ter uma estratégia digital para sua micro ou pequena empresa?

O marketing digital revolucionou a forma como uma marca se divulga e chega até as pessoas. É preciso estar apto a acompanhar o mercado com todas as forças, para que quando chegue o momento da decisão do cliente, ele opte pela sua marca e não a do concorrente.

Veja alguns dos benefícios de uma boa estratégia digital para micro e pequenas empresas.

Presença digital

Naturalmente, as micro e pequenas empresas precisam se esforçar um pouco mais se quiserem ganhar espaço na internet, onde já existe um grande volume de informação. Portanto, aproveite todos os recursos que estão à sua disposição para extrair o máximo de eficácia da sua estratégia digital.

Você não poderá atingir as pessoas se não estiver presente na internet. Para isso, é fundamental ter um website, presença nas redes sociais, interação com seu público, atualização, dentre outros fatores. Falamos mais sobre isso aqui. (colocar link interno para o outro artigo).

A presença digital te coloca mais próximo dos seus clientes, além de ajudar a consolidar a sua marca através da identidade visual.

Segmentação de público-alvo

Quando é feita uma divulgação em massa, fora dos meios digitais, o objetivo é atingir o maior número de pessoas possível, mesmo que elas não sejam potenciais clientes ou que não tenham interesse nenhum no produto ou serviço divulgado.

Um dos grandes benefícios de uma estratégia digital bem definida é a segmentação do público-alvo. Você atingirá as pessoas certas, no momento certo e nos locais certos. É uma receita pronta para a captação de leads (os potenciais clientes).

Credibilidade

Com certeza você tem na ponta da língua nomes de empresas para diversas situações e produtos, como por exemplo, refrigerante de cola, loja de departamentos, smartphone top de linha, seguro de imóveis, etc. Se você pensou em uma marca para cada um destes itens, você descobriu o que é credibilidade.

Quando sua credibilidade aumenta, você se torna referência no que faz. Assim, seus próprios clientes te indicam para outros, o nome da sua marca surge naturalmente quando o assunto é seu ramo de atividade, sua relevância na internet aumenta, dentre outros.

Quando você aplica uma estratégia digital eficiente, você está fazendo com que mais e mais pessoas saibam que você é bom no que faz, atraindo cada vez mais clientes para sua empresa.

Competitividade

Briga de peixe grande não precisa ser apenas entre os grandes, pelo menos não na internet. Através das estratégias digitais para micro e pequenas empresas, é possível colocar a sua marca numa posição de competição com as grandes empresas do mercado.

A internet quebrou a barreira entre as empresas líderes e as iniciantes quando deu a ambas a mesma possibilidade com o marketing digital. Isso significa que você pode ter tantos clientes quanto as principais marcas concorrentes. Basta saber como aplicar as estratégias digitais corretas.

Mas atenção: existe uma diferença entre concorrer e bater de frente com essas empresas. Tome cuidado, pois elas já possuem uma grande influência no mercado e no mundo.

Fidelização

Em uma loja física, o bom atendimento é o que faz com que o cliente retorne. Na internet, isso é feito através das estratégias digitais. É preciso estabelecer um vínculo permanente com o seu cliente.

Aí entra o pós-venda. Nessa etapa, você pode encantar o seu cliente, dando a ele cupons de desconto, conteúdo exclusivo, promoções, etc. Tire como exemplo os e-mails que você recebe de lojas onde se cadastra, muitas vezes sem nem ter feito uma compra.

Custo benefício das estratégias digitais

Um grande diferencial das estratégias digitais para micro e pequenas empresas é o custo benefício. Você não precisará investir altas quantias neste trabalho como teria que fazer com a divulgação física, ou nos canais de comunicação mais tradicionais, como rádio e TV.

Na internet, tudo é mais barato. Nossa consultoria de marketing digital não te cobrará absurdos para fazer o serviço, pois o principal recurso investido é o tempo.

Caso você mesmo não tenha tempo para planejar e executar suas estratégias digitais, nós faremos isso por você! (Caso a intenção do artigo não seja essa, pode alterar essa parte para “As consultorias…” “… uma consultoria de marketing digital pode fazer isso por você!)

O que eu ganho com as estratégias digitais?

Você pode esperar um aumento exorbitante na procura pela sua marca e na demanda recebida dos seus clientes. Este é o primeiro efeito da uma estratégia digital bem estruturada.

Até os dias atuais, a divulgação ainda é a alma do negócio. Portanto, quando você tem alguém que cuide das estratégias digitais da sua empresa, você tem tempo para cuidar do resto, enquanto os clientes começam a bater à sua porta com cada vez mais frequência, até que você seja obrigado a crescer de forma natural.

Você ganhará não apenas mais retorno financeiro, como também confiança dos clientes, credibilidade, reconhecimento e relevância no mundo digital.

A relevância é o que vai fazer a sua marca decolar. É a diferença entre a sua empresa e uma marca que cobra o mesmo valor que você e oferece um serviço tão bom quanto o seu, mas não possui a relevância que você possui.

Outro ponto importante é a visibilidade. Quanto mais relevante você for, mais visível se tornará na internet e no mundo, levando o nome da sua marca cada vez mais longe.

Conclusão

É essencial aplicar boas estratégias digitais para micro e pequenas empresas, a fim de que elas cresçam com rapidez e tenham tanta visibilidade e relevância quanto grandes marcas. É possível estabelecer um planejamento estratégico de marketing digital com metas e prazos bem definidos, como número de seguidores em determinados meses, ou curtidas e comentários em alguma postagem.

Também é possível mensurar o seu retorno sobre investimento (ROI) para analisar os dados e ver quais estratégias estão dando certo e quais não estão. Tudo isso é feito sem investimentos absurdos ou abusivos e o retorno é rápido.

As estratégias digitais são o segredo para o crescimento da sua micro ou pequena empresa.

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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