ESG no e-commerce: boas práticas para a sua empresa

O ESG, sigla para Environmental, Social e Governance, tem chamado a atenção do universo corporativo e financeiro nos últimos anos. Parte do interesse pelo tema se dá por conta do aprofundamento das catástrofes ambientais e do aumento da parcela mais vulnerável da sociedade.

E diante das drásticas mudanças, mudou também o comportamento dos consumidores, que passaram a valorizar, ainda mais, as empresas que contam com políticas sustentáveis.

Apesar da grande relevância em diferentes setores, o ESG ainda é pouco discutido no âmbito do e-commerce.

Logo, a expectativa é de que o ESG ganhe ainda mais relevância em diferentes setores da economia, não só pela preocupação ambiental, mas porque as boas práticas em relação ao meio-ambiente atraem mais investimentos e capital.

Para se ter uma ideia, um levantamento realizado pela Morningstar, a pedido da Capital Reset, apontou que, no Brasil, os fundos ESG captaram R $2,5 bilhões apenas em 2020, e mais da metade da captação veio de fundos criados nos últimos 12 meses.

Mas apesar da grande relevância em diferentes setores, o ESG ainda é pouco discutido no âmbito do e-commerce – um segmento que ainda enfrenta desafios quando falamos sobre práticas ambientais.

O que é ESG?

O ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) é um conjunto de práticas e políticas focadas em sustentabilidade ambiental, governança e responsabilidade social no universo corporativo e financeiro.

E, como o próprio nome sugere, a agenda ESG seleciona companhias e players de mercado que seguem algumas diretrizes, como:

  • Desenvolvimento sustentável e que leva em consideração o impacto ao meio ambiente;
  • Relação com o meio social e a comunidade do entorno, como as políticas de inclusão, em conjunto a colaboradores e consumidores;
  • Garantia de direitos de acionistas, com normas compliance bem definidas, assim como a governança.

O crescimento do e-commerce e os impactos do ESG

Não é novidade que o e-commerce bateu recordes de vendas nos últimos anos. E todo esse sucesso pode ser explicado, entre outros motivos, pelo isolamento social causado pela pandemia de Covid-19, que se reflete até hoje.

Segundo um levantamento da SmartHint, os cinco primeiros meses deste ano apresentaram um aumento no faturamento do e-commerce de 785% em relação ao período pré-pandêmico.

Assim, a tendência é de que as compras virtuais continuem em alta, mesmo com a volta das atividades presenciais e reabertura do comércio.

Afinal, a mudança de comportamento do consumidor aliada à comodidade e à economia de tempo proporcionadas pelo e-commerce são a fórmula perfeita para a contínua expansão do segmento.

No entanto, uma outra faceta dessa transformação também representa desafios, já que os consumidores estão muito mais exigentes quanto às boas práticas e à transparência em relação às políticas sustentáveis.

A prova disso é que a pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey 2021, realizada nos cinco continentes sobre o pós-pandemia, pela consultoria PwC, apontou que 54% dos consumidores optam por produtos com embalagens sustentáveis.

Isso significa que o ecossistema do e-commerce – que é repleto de ações de alto impacto ambiental -, precisará rever alguns conceitos, como o tipo de logística e a questão das embalagens: extremamente poluentes, mas necessárias para o envio de mercadorias.

Como adotar boas práticas de ESG no e-commerce?

A implementação de políticas ESG em empresas, sobretudo as de comércio eletrônico, pode ser desafiadora. No entanto, aos poucos, é possível realizar mudanças rumo a um empreendimento mais sustentável. Confira algumas dicas.

Boas práticas ambientais

Dentre as boas práticas ambientais que podem ser implementadas em um e-commerce, é importante destacar a reciclagem, a destinação correta de resíduos, a adoção de uma logística reversa, as embalagens sustentáveis, e a redução do carbono a partir da utilização de combustíveis menos poluentes no transporte de mercadorias.

A utilização de fontes renováveis de energia, como a solar, também deve ser levada em consideração.

Boas práticas sociais

Quanto às boas práticas sociais, as empresas de e-commerce podem realizar programas de diversidade e inclusão, projetos com a comunidade local, pesquisas de clima, comunicação transparente entre colaboradores e líderes, e benefícios atrativos.

Além disso, é importante realizar ações voltadas para o cuidado com a saúde mental e o bem-estar dos colaboradores.

Boas práticas de governança

As boas práticas de governança para um e-commerce incluem a criação de um conselho administrativo, a transparência nas informações e o cuidado com a segurança de dados e a privacidade de clientes e colaboradores, que ficam cada vez mais vulneráveis a ataques cibernéticos e fraudes.

Implemente as mudanças que estiverem ao seu alcance

Sabemos que adotar todas as práticas ESG pode ser difícil, principalmente para as pequenas e médias empresas.

Mas diante de um cenário complexo a nível ambiental, é preciso se adaptar e implementar as medidas que estiverem ao seu alcance.

Aliás, como andam as políticas ambientais da sua empresa? E qual é a sua visão sobre o assunto? Compartilhe com a gente!

Leia também: Os aspectos de ESG no mercado de e-commerce

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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