Dropshipping é um modelo de negócio que está em alta. Inclusive, teve um papel importante na grande expansão do comércio eletrônico nos últimos tempos. Só que, há duas formas de fazê-lo: dropshipping nacional e internacional. Isso confunde bastante empreendedores que gostaram da ideia de ter um ecommerce sem estoque.

Para quem ainda é iniciante no empreendedorismo online, o dropshipping é uma ótima proposta. Uma vez que, você faz vendas apenas intermediando mercadorias entre fornecedor e clientes.

Não é necessário ter um espaço físico para armazenar os itens que serão comercializados, diferentemente de uma loja virtual comum. Isso porque, o processo de vendas não é o mesmo.

Basicamente, funciona assim: você encontra um bom fornecedor e começa a divulgar seus produtos. Quando alguém mostra interesse e compra algo, você usa o valor recebido para pedir o item para o fornecedor e enviá-lo diretamente para o endereço da residência do cliente. Interessante, né?

Contudo, uma dúvida paira na cabeça dos empreendedores que querem começar um negócio online nesta modalidade: “dropshipping nacional ou internacional, qual eu escolho?

Logo abaixo, vamos explicar o que muda entre os dois tipos de dropshipping, além de suas vantagens e desvantagens. E ainda dizer qual das opções vale mais a pena para você. Confira!

Diferença entre dropshipping nacional e internacional

Nacional

Dropshipping nacional é o tipo do modelo de negócio ainda pouco conhecido entre os empreendedores brasileiros. Sobretudo, porque o internacional é o pioneiro no nosso solo. Porém, ele possui um grande potencial para um futuro próximo, conforme for sendo mais disseminado no país.

No dropshipping nacional , os fornecedores encontrados pelo empreendedor devem ser do mesmo país que ele vive. Neste caso, você precisaria procurar boas opções brasileiras para tirar seu negócio online do papel.

Esse tipo de dropshipping, traz algumas facilidades à operação do negócio, deixando-a mais otimizada em relação à modalidade internacional. O que ainda impacta positivamente na experiência do cliente.

Internacional

Dropshipping internacional, por sua vez, é o tipo do modelo de negócio que já está mais consolidado no mercado brasileiro. Uma vez que, foi assim que a possibilidade de vender na internet sem estoque começou no país.

Neste tipo de dropshipping, todos os produtos que você comercializa devem ser de fornecedores de outro país. Então, é necessário importar o item vendido para o endereço do cliente que comprou de você.

É um dropshipping bastante funcional, principalmente por conta dos itens com uma boa relação custo-benefício possíveis de serem encontrados em países, como a China.

Além disso, há mais opções de fornecedores fora do Brasil do que no dropshipping nacional . Assim, você pode montar uma loja virtual com diversas prateleiras, atraindo o maior número possível de potenciais clientes.

Quais vantagens cada tipo de dropshipping oferece?

Dito isso, é hora de você entender a diferença do dropshipping nacional e internacional, considerando os principais benefícios que cada opção oferece para empreendedores. Dá uma olhadinha!

Nacional

Fácil comunicação

No dropshipping nacional , você consegue se comunicar de forma mais fácil com os fornecedores. Uma vez que, a língua e a moeda são as mesmas. Embora não pareça ser algo tão relevante, isso faz uma baita diferença, ainda mais em negociações complexas.

Melhor logística

O processo de logística do dropshipping também é uma vantagem, pois a entrega de produtos é muito mais rápida do que no tipo internacional do modelo de negócio.Além disso, na necessidade de trocas ou devoluções, o dropshipping nacional é mamão com açúcar, oferecendo simplicidade e rapidez para que o cliente fique mais do que satisfeito com o atendimento do seu negócio online.

Baixo custo

O custo geral do dropshipping nacional costuma ser menor do que o internacional. Os fornecedores estão mais perto. Logo, a entrega dos produtos é menos custosa. Assim também, você não precisa lidar com taxas ou eventuais problemas que acontecem na importação de produtos, porque tudo acontece em solo brasileiro.Sem contar que, é muito mais fácil pechinchar o valor dos produtos com fornecedores brasileiros do que com o pessoal da gringa, né? Desse modo, o dropshipping nacional compensa no aspecto financeiro.

Internacional

Preços competitivos

O preço dos produtos do dropshipping internacional mostram-se mais vantajosos do que o nacional. Ainda assim, os produtos são de alto nível de qualidade, construindo uma ótima relação custo-benefício para empreendedores.

Muitos fornecedores disponíveis

Ao contrário do dropshipping nacional , você tem uma variedade maior de fornecedores para escolher. Assim, fica mais fácil escolher os melhores possíveis para o desenvolvimento do seu ecommerce.

Fornecedores habituados com o mercado

Ainda falando sobre os fornecedores, lá fora o conceito de dropshipping é muito mais disseminado do que aqui no Brasil. Por isso, negociar com estrangeiros não é tão desafiador quanto parece, porque eles estão habituados com o mercado.

E as desvantagens?

Como nem tudo é um mar de rosas no dropshipping, tanto o tipo nacional quanto o internacional do modelo de negócio contam com alguns pontos negativos, viu? Veja abaixo os principais!

Nacional

Poucos fornecedores à disposição

Diferentemente do internacional, o dropshipping nacional tem poucos fornecedores à disposição. Assim, encontrá-los não vai ser uma tarefa tão fácil para você.

Produtos de baixa qualidade

Como o número de fornecedores ainda é baixo, a qualidade dos produtos também não costuma ser muito boa no dropshipping nacional. O que pode dificultar um pouco o seu caminho para construir um negócio online de sucesso.

Forte concorrência

Sem dúvidas, o ecommerce está bombando no Brasil. Então, você terá uma forte concorrência de lojas virtuais para vender seus produtos no dropshipping nacional. Sobretudo, na procura por fornecedores qualificados.

Internacional

Demora na entrega

Uma das desvantagens do dropshipping internacional é o tempo necessário para os produtos serem entregues aos clientes. Às vezes, leva 3 ou 4 semanas para que isso aconteça, dependendo da localidade do fornecedor.

Essa demora na entrega atrapalha bastante seu fluxo de caixa. E quem é empreendedor a mais tempo sabe o quanto isso é prejudicial para o desenvolvimento inicial do negócio.

Extravio de produtos

No dropshipping internacional, há o risco de produtos adquiridos não serem rastreáveis. De modo que, pode acontecer o extravio dos itens que, em um primeiro momento, seriam enviados para o cliente.

Este cenário pode ser uma grande dor de cabeça para sua loja virtual, porque afeta diretamente a experiência de compra do cliente e, posteriormente, a imagem do negócio no mercado.

Taxas alfandegárias

E não é só o extravio de produtos que é uma preocupação no dropshipping internacional, viu? Também pode acontecer dos itens sofrerem taxas alfandegárias, aumentando bastante os gastos do seu ecommerce. Sendo necessário conhecer a legislação e regulamentos de cada país para lidar com esse eventual problema.

Dropshipping nacional x Internacional: qual vale mais a pena?

Por fim, qual vale mais a pena: dropshipping nacional ou internacional? A resposta é: depende. Isso porque, você precisa considerar fatores para além do modelo de negócio, como:

  • Orçamento disponível;
  • Nível de conhecimento sobre importação;
  • Capacidade de superar concorrentes;
  • Nicho do mercado;
  • Público-alvo.

Além disso, não há um tipo pior ou melhor de dropshipping. O que você deve analisar é qual das opções vai te atender com mais eficiência. Inclusive, é possível contornar os pontos negativos do dropshipping nacional e internacional, aproveitando ao máximo o potencial de cada estratégia.

Seja qual for, dropshipping nacional e internacional, agora você já sabe como cada um funciona, suas vantagens e desvantagens. Assim, pode escolher melhor o que mais se adequa aos seus objetivos.

Gostou deste conteúdo da LI? Veja também: o que sua loja precisa para fazer dropshipping!

Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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