A Black Friday nasceu nos Estados Unidos já há bastante tempo, muitos países, incluindo o Brasil adotaram o dia em seus calendários comerciais, e atualmente, ele representa um dos mais importantes dias para vendas! Portanto, as dicas para vender mais na Black Friday com marketing digital são valiosas.
Antigamente, longas filas se formavam na porta das lojas, compradores passam longos períodos aguardando as lojas físicas abrirem as portas para aproveitar excelentes descontos. O nome Black Friday, em tradução literal, Sexta-feira negra, vem daí, grandes congestionamentos se formavam por conta de muitas pessoas em filas, nas portas das lojas.
As compras virtuais atualmente são responsáveis pela maior fatia de vendas da Black Friday no Brasil e no mundo, os descontos agora também estão para a plataforma virtual, e existem muitas oportunidades de bons negócios para a sua empresa.
Criar uma campanha estruturada, utilizando conceitos para vender mais na Black Friday com marketing digital, pode ajudar a sua empresa a ter resultados excelentes. A DBMK preparou dicas fundamentais para a sua empresa aproveitar mais e melhor a Black Friday.
8 Dicas para vender mais na Black Friday, fazendo uso do Marketing Digital
01. Ofereça Descontos Reais:
Em edições anteriores, algumas lojas adotaram uma prática que os consumidores chamam de Black Fraude, essas lojas subiram o preço de seus produtos nas semanas que precedem o dia dos descontos, e deram descontos sobre preços acima da média do mercado, os clientes diziam que a loja propunha que pagassem a metade do dobro.
Não faça isso! Credibilidade e transparência são fatores fundamentais para atrair, vender e manter seus clientes, portanto, tanto na Black Friday, quanto para quaisquer outros descontos que deseje praticar em suas campanhas, seja transparente!
02. Prepare suas Ofertas:
Você precisa ser transparente na aplicação de descontos, e também precisa analisar e construir suas ofertas. Faça um plano estratégico, levando em consideração quais produtos colocará em promoção, e com qual desconto, para quais clientes. Neste ponto, a dica da DBMK , para escolher os produtos é:
- Veja em quais você tem mais margem para dar descontos
- Quais estão parados a mais tempo em seu estoque
- Produtos isca, os que são baratos e vendem bem, e que abrem portas para outras vendas.
03. Prepare o material de divulgação:
É muito importante que prepare todos os conteúdos que deseja divulgar, seja no seu site, em suas mídias digitais, e nos e-mails marketing que enviará. A Black Friday é um dia aguardado por consumidores, e a sua empresa precisa se certificar que todos os links funcionam, que as imagens estão realmente boas, e conferir todos os valores. Valores errados para menos, por exemplo podem fazer a sua empresa perder dinheiro, porque fica obrigada a entregar o produto conforme anunciado, para mais, levam os clientes para longe do seu site.
04. Crie uma página especial para a Black Friday:
Você já pode fazer isso, assim você já começa a captar contatos de possíveis compradores das ofertas de sua empresa. Coloque avisos como “estoque limitado”, um contador de tempo que indica quanto falta até a Black Friday. Você também pode usar “exclusivo por email”, e assim captar o contato, para enviar um email marketing.
05. Faça campanhas de E-mail Marketing:
Uma dica importante para vender mais na Black Friday com marketing digital, é utilizar e-mail marketing segmentado. Para isso, prepare listas por segmento, com pessoas que visitaram seu site e já demonstraram interesse por determinados produtos, outra forma de segmentar é utilizar listas de produtos comprados por clientes e enviar promoções de produtos complementares, ou upgrades. Lembre-se de não enviar promoções aleatórias para pessoas que você já conhece! Segmentar, faz com que o seu potencial cliente receba uma promoção que ele tem interesse, e isso aumenta muita a chance de compra.
06. Utilize SEO:
A DBMK já falou sobre SEO e a importância de utilização dessa técnica. Um ponto muito importante, que pode ajudar a alavancar suas vendas na Black Friday é melhorar a descrição das características dos produtos no site. Melhores descrições, imagens, otimização do seu site, melhoram consideravelmente o posicionamento no Google. Além disso, preocupe-se com informações que seu cliente pode considerar relevantes para fechar uma compra, como dimensões ou cores disponíveis.
07. Relacionamento e Engajamento:
Utilize suas redes sociais, mostre seus produtos e promoções para seus seguidores, ouça o que eles têm a dizer, e especialmente, compreenda seus interesses. Assim, além de gerar engajamento, você compreende que tipo de promoção ou produto determinado potencial consumidor tem maior ou menor interesse, e consegue através de segmentação, enviar a promoção certa, para a pessoa certa!
08. Transforme Informação em Vendas:
Você pode utilizar o histórico que já tem seus clientes e ofertar itens relacionados, como já mencionamos, mas, você também pode rever os carrinhos abandonados e reativar o contato com que os deixou, ver o que as pessoas estão falando nas redes sociais, acompanhar seus concorrentes, por exemplo, são boas maneiras de fazer bons negócios.
Além dessas dicas principais, a DBMK, quer registrar mais alguns pontos para a sua empresa vender mais na Black Friday com marketing digital:
- Tenha bom atendimento durante a Black Friday, muitos consumidores têm dúvidas que precisam ser sanadas antes da compra;
- Verifique como está a reputação de sua empresa no Reclame Aqui, é importante que caso haja reclamações, elas sejam sanadas;
- Confira seu estoque antes de anunciar os produtos, é imprescindível que tenha os produtos comprados para entregar;
- Coloque um contador de tempo no site, para que as pessoas vejam facilmente até quando aquele valor é vigente.
Se você tem uma micro pequena ou média empresa, aqui vão mais uma série de dicas para vender mais na Black Friday com marketing digital:
01. Faça ofertas especiais:
Ofereça um cupom de desconto exclusivo, para ser utilizado na Black Friday, envie-o através de uma campanha de e-mail marketing segmentada para seus clientes recorrentes, por exemplo.
02. Itens Gratuito:
Ofereça suporte ou instalação gratuitos para quem comprar na Black Friday, avalie em quais produtos você tem margem para isso, e dê ao seu cliente. Esse pode ser o fator diferencial para que o consumidor escolha a sua empresa.
03. Personalize:
Empresas menores podem oferecer serviços personalizados, e isso faz total diferença na escolha do cliente. Além de gostar de comprar a preços mais baixos, os consumidores gostam de valor agregado, benefícios, garantia e possibilidade de troca, são bons exemplos de como personalizar.
04. Use hashtags:
Utilizar a hashtag #BlackFriday torna sua loja ou produto mais facilmente encontrada nas mídias sociais.
Além de todas essas dicas, você também pode contar com a DBMK para auxiliar sua empresa a extrair o melhor resultado da Black Friday.