Dicas para melhorar a experiência de compra do seu cliente

Fazer compras pela internet já virou hábito entre os consumidores. Afinal de contas, não é exagero dizer que o e-commerce virou um PDV online. No entanto, para conseguir vender e fidelizar, não basta abrir comércio eletrônico e deixar a magia acontecer. É necessário garantir uma boa experiência de compra.

Melhorar a experiência de compra é fundamental para aumentar as vendas.

A título de esclarecimento, a experiência de compra nada mais é do que um acumulado de percepções adquiridas pelo consumidor durante a sua jornada. Velocidade de carregamento, descrições dos produtos, processo de checkout e tudo que auxilia o consumidor durante a descoberta, reconhecimento, consideração e decisão de compra entram nesse pacote.

Gostou do assunto e quer saber mais? Se a resposta for sim, você chegou ao lugar certo. Pensando em ajudar o seu e-commerce a melhorar a experiência de compra do cliente, preparamos este artigo. Veja, a seguir, algumas dicas para garantir boas percepções ao consumidor.

Abra espaço para reviews no e-commerce

Os reviews são os relatos dos consumidores reais a respeito de suas experiências de compra. Se o comprador gostou do produto que adquiriu, por exemplo, ele deixa elogios nesse campo. Caso o produto tenha chegado quebrado, com qualidade abaixo do esperado ou com outro problema, ele expressa sua indignação no espaço destinado às avaliações.

De toda forma, essas opiniões autênticas – sejam elas positivas ou negativas – são úteis para auxiliar outros consumidores no processo de decisão. É por isso que a ferramenta é essencial para melhorar a experiência de compra.

No entanto, os benefícios do recurso vão muito além. Os reviews ainda são úteis para melhorar o ranqueamento da página nos motores de busca e aumentar a taxa de conversão. Pensa bem: com isso, fica mais fácil de outros clientes encontrarem o seu e-commerce e é possível aproveitar o aumento do tráfego para vender mais.

Invista em selos de segurança e confiança

Os certificados de segurança são fundamentais porque mostram que o e-commerce se preocupa com o sigilo dos seus dados, sabe? Dessa forma, o consumidor pode fazer o checkout com tranquilidade, sem correr o risco de ter informações pessoais vazadas.

Já os selos de confiança provam que a empresa existe e que tem uma boa reputação no mercado. Eles agregam credibilidade ao e-commerce e garantem ao cliente uma experiência de compra mais segura.

Aposte em fotos de qualidade

No PDV físico, o consumidor pode ver os produtos de pertinho em 360º e tocá-los. As compras pela internet não oferecem esse tipo de experiência. Logo, as fotos precisam ser de alta qualidade para o consumidor conseguir dar aquele “zoom” e observar cada detalhe.

Aliás, tem outro aspecto importante: as imagens precisam ser fiéis ao produto. Desse modo, o consumidor terá certeza do que está comprando e não corre o risco de se frustrar com a qualidade do item quando ele chegar em casa.

Faça uma descrição de produto completa

A descrição dos produtos também tem papel fundamental. Como o consumidor não tem ali um vendedor para orientá-lo, o texto precisa ser bem claro e completo para esclarecer eventuais dúvidas sobre os itens à venda. Vale lembrar que uma boa descrição pode até reduzir o número de trocas e devoluções.

Sendo assim, garanta que os conteúdos sejam ricos em detalhes. Mas olha: nada de dar “ctrl+c e ctrl+v” no texto disponibilizado pelo fabricante, hein? O ideal é usar a criatividade e ir além do básico para chamar a atenção dos consumidores.

Outra dica legal é aproveitar os feedbacks dados pelos clientes nos reviews para incrementar ainda mais o conteúdo. Dessa forma, é possível usar os pontos fortes apontados pelos próprios clientes para deixar o texto ainda mais atrativo.

Garanta que o seu site seja responsivo

Um e-commerce responsivo é aquele que se adapta automaticamente a diversos formatos de telas, como smartphone, tablet, notebook e desktop. Nesse contexto, é importante pensar em especial nos acessos pelo celular.

Afinal de contas, aparelho de telefone móvel é o principal dispositivo usado pelos brasileiros para acessar a internet. De acordo com Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios Contínua (PNAD), conduzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 98,1% da população usam o dispositivo móvel para entrar na rede mundial de computadores.

O legal é que os usuários não usam o dispositivo apenas para navegar pelas redes sociais e fazer pesquisas simples. O smartphone é também uma ferramenta de compras.

Segundo estudo feito pela Mobile Time em parceria com o Opinion Box, 91% dos clientes já compraram alguma coisa por site no celular ou aplicativo. Para atingir esse público, portanto, a sua página precisa ser responsiva. Aliás, o próprio Google prioriza páginas assim no ranqueamento.

Acelere a velocidade de carregamento

Assim como os reviews e a responsividade são fatores de ranqueamento do Google, a velocidade de carregamento também.

A razão disso é simples: cerca de 40% dos usuários abandonam uma página que demora mais de três segundos para carregar. Tem mais: acrescente aí mais 10% a cada 1,5 segundo extra de espera.

Ou seja, se o seu e-commerce demorar para carregar, o consumidor desistirá de navegar pela página. É por isso que é fundamental acelerar esse processo.

Simplifique o checkout

Você sabia que o checkout complicado está entre os principais motivos para abandono de carrinho? Pois bem, existem até pesquisas que mostram que 23% dos clientes desistem da compra quando precisam criar uma conta para concluir o pedido. Então, para não perder esses clientes, é legal simplificar o processo.

Existem soluções de checkout sem login, por exemplo, que elimina a etapa de cadastro e configuração de senha – que a gente sempre esquece e precisa recuperar quando passa muito tempo sem comprar em um e-commerce, não é mesmo?

Outra estratégia interessante é colocar uma barra de progresso no topo da página. Dessa forma, o consumidor pode acompanhar quantas etapas faltam para finalizar a compra, sabe?

Por fim, melhorar a experiência de compra é fundamental para aumentar as vendas. Nesse contexto, o destaque vai para os reviews porque auxiliam os consumidores em suas decisões, fornecem dados para melhorar a descrição dos produtos e até garantem melhores posições no ranqueamento orgânico. Sendo assim, vale a pena investir no recurso!

Leia também: Experiência positiva do consumidor phygital no e-commerce

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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