Dicas para fazer a tecnologia trabalhar a favor do seu negócio

Que a tecnologia é uma das mais importantes aliadas dos negócios já não é nenhuma novidade, mas talvez o que nem todo mundo saiba é a dimensão dos impactos que as inovações e as ferramentas tecnológicas podem causar nos resultados do negócio.

Para ter uma ideia, um estudo da Accenture mostra que a tecnologia tem papel fundamental para a sobrevivência e o crescimento das empresas e se tornou valiosa mesmo em momentos mais turbulentos da economia. Entre 2018 e 2020, as empresas que apostaram em inovação tecnológica, como armazenamento em nuvem e inteligência artificial, tiveram aumento de receita cinco vezes mais rápido do que seus concorrentes.

Em lojas físicas ou virtuais, a tecnologia pode ser uma aliada para os negócios, e estas dicas mostram como fazê-la trabalhar a seu favor.

Outro estudo da Accenture mostrou que empresas que não investem em tecnologia tiveram 15% de perdas em receita anual. E não para por aí: os resultados apontaram que 46% dos seus ganhos potenciais até 2023 também podem ser comprometidos. Uma pesquisa da Future Systems mostrou, por sua vez, que 95% das empresas que mais investem em tecnologias em nuvem acreditam que essa é uma propulsora de novas tecnologias no negócio.

Já deu para notar que a maturidade tecnológica de uma empresa reflete diretamente em seus resultados, isto é, no lucro mesmo. Portanto, investir em tecnologia pode ser considerado uma forma simples para aumentar a eficiência dos processos, a produtividade da equipe e, claro, os resultados do negócio.

Acompanhe, a seguir, cinco dicas para fazer a tecnologia jogar a favor da sua empresa e otimizar os processos e os resultados da sua organização, seja ela de qual segmento, porte ou modalidade for.

1. Tenha uma infraestrutura de TI

Antes de começar a falar sobre tecnologias propriamente ditas, é preciso falar sobre um item de extrema importância e que, no entanto, algumas vezes é deixado de lado na hora de organizar a gestão. A infraestrutura de TI é fundamental para que novas tecnologias sejam bem acomodadas na rotina da empresa e, especialmente, adequadamente exploradas em relação aos benefícios que podem oferecer.

A gestão de TI pode ser fundamental na construção de uma estratégia de alta performance, alocando dispositivos e sistemas capazes de atender às demandas e sugerindo ferramentas de alto valor agregado para o negócio. Vale ter métricas e indicadores para analisar os resultados de cada medida. Assim, é possível identificar gargalos na infraestrutura e saber o momento certo de fazer mudanças.

Algumas métricas de TI que você pode ter no radar para acompanhar são: tempo médio de atendimento, número de chamados abertos e respondidos pelo suporte, número de falhas operacionais em sistemas críticos, entre outras.

2. Aposte em ferramentas digitais simples

Antes de dar passos maiores e começar a investir em ferramentas mais robustas, é preciso entender qual é o nível de maturidade da sua empresa. Então, comece mesmo que for com pequenos passos e ferramentas simples. Uma boa dica para dar o pontapé inicial é a parte de comunicação, uma área fundamental e de grande impacto para as empresas e que pode ter seus processos amplamente facilitados por ferramentas tecnológicas.

O armazenamento de arquivos em nuvem, por exemplo, é uma excelente medida para desonerar servidores e criar diretórios de fácil compartilhamento entre os membros da empresa. Aplicativos de organização de kanbans são outra pedida excelente para desenhar fluxos e traçar estratégias com todo o time. Isso sem contar os aplicativos de mensagens instantâneas e de videoconferência, que facilitam a comunicação no dia a dia tanto entre colaboradores quanto com clientes.

3. Invista em bons softwares de gestão

Sabe todos aqueles processos que hoje você acumula em planilhas e arquivos que só ocupam a capacidade do computador ou, pior, enchem o escritório de papéis? Pode acreditar que, possivelmente, já existe um software que faz todo esse trabalho por você de forma rápida e automática.

Uma boa forma de começar a selecionar quais são os sistemas mais importantes é fazer um levantamento e avaliar quais processos tomam mais tempo na sua gestão, ou por serem feitos manualmente ou porque possuem mecanismos muito burocráticos. Certamente é uma boa pedida começar automatizando-os.

Plataformas específicas para gerenciar estabelecimentos, plataformas de gestão de pagamentos, ferramentas de emissão de notas fiscais e de controle financeiro são apenas algumas das possibilidades.

4. Tenha uma ferramenta de backup

Pode parecer meio óbvio, mas quantas empresas já não perderam documentos e informações importantes porque não fizeram backup? O procedimento mantém os dados a salvo de eventuais problemas com equipamentos, falhas de software e outros incidentes a que qualquer empresa e profissional estão sujeitos no dia a dia.

O backup em nuvem é uma das ferramentas tecnológicas que podem suprir essa demanda, além de ser uma opção altamente personalizável. Por exemplo, é possível escolher o volume de armazenamento que será dedicado ao backup, definir quais arquivos deve ter sua cópia de segurança e programar o intervalo para que os backups dos arquivos sejam feitos.

5. Invista em Big Data

Uma das tecnologias mais promissoras para os negócios e que impacta diretamente a área comercial das empresas é o Big Data. O termo representa um grande volume de dados estruturados ou não, que podem ser analisados para direcionar tomadas de decisões mais assertivas.

A premissa do Big Data é coletar a maior quantidade de dados possível, dos mais diversificados tipos, a partir de diversas fontes e, então, analisá-los em busca de padrões e indicadores de tendências. A partir desses padrões e tendências identificados, são pensadas as inovações na empresa.

E sua empresa, já usa alguma dessas tecnologias?

Leia também: Tecnologia, a maior aliada do last mile verde

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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