Dez estratégias de marketing para uma loja de esportes

Estamos em plena era digital, na qual o comportamento do consumidor reflete toda a incontestável mudança na forma de comprar e de vender produtos. E em meio a um cenário novo e competitivo, conseguir se destacar não é tarefa das mais fáceis, embora não seja impossível.

E com uma loja de esportes, isso não é diferente, até porque o que não faltam são concorrentes.

Neste artigo, veja a importância das estratégias de marketing para o crescimento da sua loja de esportes, ou de qualquer negócio em geral.

Cada vez mais, é fundamental lançar mão de estratégias e ideias, digitais ou offline, para torná-las viáveis, e chegar ao público certo.

Hoje, sem contar com boas estratégias de marketing, é impossível atingir o sucesso. Mas, afinal, como acertar nas estratégias de marketing?

Pensando em ajudar você a destacar sua loja de esportes, vamos mostrar aqui dez estratégias de marketing para você começar a implementar agora mesmo. Confira quais são!

Como definir as melhores estratégias de marketing?

Antes de sair criando suas estratégias de marketing, no entanto, é preciso considerar alguns fatores fundamentais que podem interferir no sucesso, ou não, dessas estratégias. São eles:

  • Considere a persona de seu negócio: você sabe qual o seu público-alvo? Quem é o cliente ideal para a sua empresa? Só definindo a persona você poderá acertar nas estratégias, escolhendo os melhores canais de divulgação, a linguagem certa a usar. E enfim, irá criar estratégias dentro do perfil do seu consumidor.
  • Analise o seu mercado: é preciso acompanhar as novas tendências para conseguir se diferenciar dos concorrentes e, assim, fortalecer seu posicionamento marketing.
  • Analise os resultados de suas estratégias: não basta lançar as estratégias, é preciso acompanhá-las para saber se atingiram o seu objetivo. Seja ele aumentar a sua base de clientes, fidelizar os já existentes, aumentar as vendas ou ampliar a sua visibilidade no mercado.
  • Defina o investimento máximo: sem uma projeção de quanto poderá investir em marketing, não há como criar as estratégias. Lembrando que algumas são gratuitas, como as redes sociais. E também não é porque o mercado está online que deva subestimar as estratégias offline.

Dez estratégias de marketing para seu negócio

Pronto, agora chegou a hora de conhecermos algumas das principais estratégias de marketing para a sua loja de esportes. Confira!

1. Aposte em estratégias offline

Como já foi dito, não é porque o mercado está mais digital que você deve subestimar os meios de comunicação offline, como rádio, TV, revistas e jornais, que ainda são ferramentas importantes de comunicação.

2. Faça parcerias estratégicas

Outra importante estratégia é o marketing de parceria ou cobranding, que nada mais é do que a união de duas marcas para promover um produto ou serviço. Dessa forma, uma empresa empresta sua credibilidade à outra.

No mais, já está mais do que comprovado que fazer parcerias, principalmente no ambiente digital, é uma excelente estratégia de marketing. Entre as formas mais usadas de fazer uma parceria online podemos citar o guest post, divulgação em redes sociais por um influenciador digital e coprodução de e-books.

3. Patrocine eventos importantes

Sem dúvida, os eventos continuam sendo uma das principais estratégias de marketing, seja o seu negócio online ou offline, reunindo diversas empresas e pessoas. É, sem dúvida, uma ótima oportunidade para interagir e demonstrar seus produtos ou serviços.

4. Invista em infláveis promocionais

Os infláveis chamam a atenção para um produto. Por isso, é um tipo de estratégia de marketing muito utilizado por lojas de esportes, supermercados, lojas de colchões, empresas prestadoras de serviços de internet, loja de eletrodomésticos, entre outros estabelecimentos.

E mais, os infláveis promocionais são uma ferramenta efetiva de marketing em shows e eventos esportivos, e podem trazer muito mais resultado do que a internet quando o negócio é local.

5. Saiba tirar proveito das redes sociais

Essa estratégia, sem dúvida, merecia um artigo só para falar dela, de tão importante atualmente no mundo do marketing digital.

Hoje, trabalhar bem as redes sociais é uma estratégia que não somente vale a pena, como é praticamente obrigatória em qualquer planejamento de marketing.

Mas é preciso usá-las com sabedoria – falar sobre atividades físicas como caminhada, corrida ou crossfit. É fundamental saber usar as redes como fonte de informação, e não apenas como um encarte de produtos.

Enfim, não é à toa que, atualmente, as redes sociais são consideradas a principal estratégia de marketing. Se bem usadas, elas possibilitam criar posts e vídeos que respondam às principais dúvidas dos seguidores, ajudando a fortalecer a marca no mercado, atrair clientes de forma orgânica por meio de conteúdos de qualidade, assim como aumentar as chances de concluir as vendas.

6. Aposte em publicidade de mídia paga

Muita gente não sabe, mas por um valor muito pequeno, é possível pagar para que seus conteúdos nas redes sociais possam ser vistos por mais pessoas. Também pode-se pagar por publicidade nos mecanismos de buscas, como o Google e o YouTube. Dessa forma, sua marca pode ficar conhecida e ser vista por muitas pessoas.

7. Experimente mala direta

Embora a mala direta (um envelope ou pacote físico que uma empresa envia para o endereço dos clientes) tenha perdido muita força por causa do mercado digital, ela não deve ser subestimada. Por isso, lance mão de cartas, panfletos, cartões, cupons, catálogos e pacotes com presentes.

8. Teste outdoors, panfletos, cartazes e flyers

E quando se trata de estratégias, dependendo do seu público, vele tudo na hora de divulgar o seu negócio local. Até porque, embora muito comun atualmente, nem todos têm acesso a algumas soluções tecnológicas. Por isso, investir em outdoors, panfletos, cartazes ou flyers pode ser uma das melhores formas de alcançar o seu público.

9. Trabalhe seu branding

É preciso ter em mente que não é preciso vender o tempo inteiro para conquistar um cliente. Hoje, é considerada a melhor forma de marketing aquela que vende de forma indireta, ou seja, pelo fortalecimento do seu posicionamento de marketing através do branding. Mas, para isso, é muito importante definir o objetivo de sua marca e conseguir transmitir isso através de toda sua comunicação visual.

10. Não se esqueça do marketing institucional

E na hora de fortalecer a marca de sua empresa, vale apostar no marketing institucional, ou seja, através de postagens e campanhas que destaquem suas características e seus diferenciais para ocupar uma posição diferenciada na mente do consumidor.

Para isso, a dica é investir em vídeos institucionais ou cartas de apresentação, compartilhando a missão, a visão e os valores da empresa por meio de depoimentos de seus funcionários.

Ou seja, é possível apostar em diversas e diferentes ações que reforçam o espírito de criatividade e a qualidade de sua marca.

Vale apostar em vídeos nos stories mostrando o dia a dia dentro da empresa, alguns funcionários, compartilhando suas experiências dentro da empresa nas redes sociais, aproximando sua marca do seu público.

Neste artigo, vimos um pouco a importância das estratégias de marketing para o crescimento da sua loja de esportes, ou de qualquer negócio em geral. Também vimos como elas podem fazer toda a diferença nas vendas e no fortalecimento da marca, e mais, que não é preciso investir muito dinheiro para lançar mão das principais estratégias, como as redes sociais – a estratégia mais importante e que, felizmente, cabe em qualquer bolso.

Agora, o resto é com você! O momento exige ousadia, mas também muita cautela na hora de criar as estratégias que precisam servir ao seu público e, ao mesmo tempo, ao mercado, para que você possa aumentar o seu alcance e se destacar.

Leia também: Dicas de marketing para seu e-commerce de alimentos

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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