Descoberta intencional, o gatilho da consideração

Em nossas vidas, sempre descobrimos coisas novas, seja no meio físico ou no digital, de forma passiva ou com intencionalidade. E cada descoberta tem uma importância diferente.

A descoberta intencional é o principal gatilho para aumentar a consideração de uma marca ou produto, e isso pode ser mensurado.

Descobertas passivas são quando andamos pela rua e vemos um cachorro abanando o rabo, um carro legal, ou a vitrine de uma loja. No meio digital, é a mesma coisa: acessamos redes sociais diversas vezes ao dia, e somos expostos a um grande volume de conteúdo. Entre fotos de bebês, gatinhos fofinhos e as últimas dancinhas da moda, somos bombardeados com tanta informação que fica difícil registrar alguma. Quando descobrimos algo passivamente, nossa mente só cria espaço para aquilo que é realmente memorável.

Descoberta intencional

Mas tem vezes que o que a gente quer mesmo é conhecer coisas. Saímos para descobrir um restaurante novo, um lugar legal para levar os filhos, sentar com os amigos em um boteco diferente… Essa é a descoberta intencional. Tradicionalmente, vamos em busca dela de duas formas: por meio da opinião de amigos (não é à toa que o boca a boca tem tanta força em qualquer estratégia de marketing) ou visitando áreas da cidade que concentram gastronomia, compras, diversão, entretenimento etc.

Talvez o shopping center seja o maior exemplo de espaço físico de descoberta intencional. Por reunir compras, entretenimento e gastronomia no mesmo local, é natural que as pessoas recorram a esse ambiente quando querem iniciar uma jornada, que por vezes pode terminar em compra ou, quem sabe, em um sorvete com a família, em um cinema com os amigos, ou apenas em uma caminhada inspiradora vendo vitrines. Claro que tem gente que já vai sabendo o que quer, mas é inegável o papel de um shopping center como um centro de descoberta intencional.

E no digital?

No meio digital, quando queremos descobrir coisas legais, para onde vamos? Alguns vão para o site ou app de e-commerce favorito, para ver o que tem de novo e aproveitar algum desconto. No entanto, trata-se de uma experiência meramente transacional. Nós, seres humanos, somos desbravadores do novo. Gostamos de fazer compras, mas queremos mais do que isso. Queremos sonhar, nos inspirar, ver coisas de que gostamos, e ter o prazer de descobrir outras que nem imaginávamos que existissem ou que nem sabíamos descrever.

Pinterest, a avenida da descoberta intencional

Desde que comecei minha jornada no Pinterest, há pouco menos de um ano, minha primeira observação foi o quanto a plataforma ocupa esse papel de “avenida da descoberta intencional” no meio digital. Estamos lá para buscar inspiração, desenvolver nossa estética e estilo, dar uma desopilada, planejar, e ver coisas de que gostamos. Seja para comprar ou só pra ficar sonhando mesmo. Colocando isso em números, segundo dados internos, 115 milhões de pastas foram criadas pelos usuários do Pinterest no Brasil somente em 2021. Cada pasta representa um conjunto de gostos e desejos de um usuário: é a concretização do processo de descoberta.

Do ponto de vista das marcas, é fundamental saber escolher os melhores momentos para abordar seus consumidores. É certo que os momentos de descoberta passiva são mais abundantes, pois ocorrem a toda hora e com maior frequência. Mas, quando estamos no processo de descobrir com intencionalidade, estamos naturalmente muito mais atentos e positivos à consideração de qualquer produto ou marca. É isso o que mostra a pesquisa da Morning Consult, de fevereiro de 2021, que diz que oito em cada dez brasileiros concordam que têm maiores chances de lembrar, confiar e até mesmo comprar de marcas vistas ou descobertas em um momento positivo.

Descoberta intencional como gatilho para aumentar a consideração

A descoberta intencional é o principal gatilho para aumentar a consideração de uma marca ou produto. E a boa notícia é que isso pode ser mensurado. Estudos de incrementalidade ou influência de vendas são um bom ponto de partida para capturar o valor da descoberta intencional e criar impacto positivo no estágio intermediário do funil de vendas.

Seja no meio físico ou no digital, saber identificar os melhores momentos para engajar os consumidores é o grande desafio do profissional de marketing. Abrir mão dos momentos mais propícios para levar sua mensagem, aqueles em que o consumidor está mais apto a considerar uma marca, pode ceder passagem para os concorrentes. Portanto, aproveite os momentos de descoberta intencional para aumentar suas vendas.

Leia também: Pinterest cria novos recursos para comerciantes

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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