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Data driven e tecnologia na experiência do consumidor B2B

Participo de muitos eventos corporativos, e o que venho notando nesse contato com o mercado é a preocupação constante com a experiência do consumidor no e-commerce, negócio que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.

Dados da Neotrust mostram que o comércio digital movimentou aproximadamente R$ 39,6 bilhões somente nos primeiros meses de 2022, o que indica que cada vez mais pessoas se tornam compradores virtuais.

A experiência das empresas B2B pode ser potencializada com tecnologia e data driven, pois essa união oferece um portfólio diversificado.

Quando olhando para o B2B, o crescimento também se mantém. No Relatório de Evolução do Comércio Eletrônico entre Empresas (B2B) de 2021, divulgado pela Amazon Business, 85% dos compradores afirmaram que cresceu a participação das empresas no ambiente digital, e 91% dos profissionais relataram que em sua maioria estão optando por compras online.

Mas muitas empresas ainda seguem se adaptando a essa realidade, e estudando esse cenário online que se torna cada vez mais competitivo. De acordo com o Gartner, até 2026, 65% das organizações de vendas B2B farão a transição da tomada de decisão baseadas em dados ou data-driven, usando tecnologia que une fluxo de trabalho, dados e análise.

Acompanhando essa movimentação, fica evidente o quanto é crucial a busca por ferramentas e recursos inovadores que possam proporcionar a nós, gestores, o maior entendimento das ações do nosso público-alvo, visualizando as movimentações de mercado e realizando toda a gestão dos negócios com base em informações verdadeiras e confiáveis.

Em um cenário de mudanças tão ágeis, como é o que ocorre no e-commerce hoje, usar a tecnologia para levantar dados, cruzando informações importantes para o conhecimento dos negócios, é o que chamamos de gestão orientada por dados.

Data driven

Segundo um estudo da revista Harvard Business Review, realizado com mil empresas da lista da Fortune, a implementação de uma cultura data driven reduziu os custos em aproxidamente 48,8% dos negócios avaliados. Esses insights fornecidos por plataformas de cruzamento de dados são importantes na preparação e na criação de estratégias de marketing que serão mais bem aproveitadas no atual cenário da empresa e do setor em que o negócio opera.

Nesse sentido, ações como acompanhar a concorrência e ter uma base de dados e insights que facilitam o entendimento do próprio negócio podem ser importantes para quem realiza a gestão de negócio em ambiente online.

Tão importante quanto investir em tecnologia para obter esses dados, é saber “pilotar” recursos e softwares, entendendo na prática como essas soluções tecnológicas podem trazer maior competitividade, eficiência e crescimento para qualquer negócio.

Tecnologia

Recursos como CRM – tecnologia para gestão de relacionamento com o cliente – ou até mesmo ERP – plataforma de gestão empresarial – viabilizam o acesso a dados, e oferecem uma visão privilegiada e eficiente de um grande volume de informações, permitindo muitas vezes cruzar dados de forma estratégica, ajudando gestores na tomada de decisões.

Tomada de decisão & experiência do cliente

Se por um lado a cultura data driven nos viabiliza atuar com a coleta de grande volume de dados que, ao serem analisados e interpretados, viram informação altamente relevante, podemos dizer também que essas informações colaboram para que possamos ser mais assertivos no atendimento aos nossos clientes.

Uma justificativa que explica o crescimento do B2B no e-commerce, já que a escolha desse público está ligada a benefícios como suporte imediato e apoio personalizado de maneira prática e acessível.

Sendo assim, a experiência das empresas que compram com nossas empresas pode ser potencializada com tecnologia e data driven, uma vez que essa união torna mais viável trabalhar com um portfólio cada vez mais diversificado e inovador dentro das necessidades da atualidade.

Ao compreender mais sobre meu cliente, sou mais assertivo. Ao ser mais assertivo, também sou capaz de vender mais. Uma percepção que, apesar de óbvia para muitos, é extremamente atual e necessária. Essa é uma lacuna de oportunidades que pede relacionamento e confiança, e que traz uma janela de possibilidades em âmbito mundial. Afinal, não é isso que o mundo online nos propõe?

Leia também: Seis dicas para executar metodologias ágeis em e-commerces B2B

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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