Cuidados para quem tem um e-commerce de bebidas

Embora o e-commerce não fosse nenhuma novidade para o público brasileiro antes da pandemia, a crise fez com que esse mercado se fortalecesse a tal ponto que, atualmente, já é a forma de consumo preferida dos consumidores.

Veja algumas dicas de cuidados para quem tem um e-commerce de bebidas, um mercado em ascensão, que tem sido uma oportunidade de negócio.

E, assim como o setor de alimentos, o de pedido de bebidas online também cresceu muito mais do que o esperado. Nesse sentido, quem tem um e-commerce de cervejas artesanais, vinhos, espumantes e diversos outros tipos de bebidas pode ver suas vendas crescerem significativamente.

No mais, embora delivery e e-commerce não sejam especificamente a mesma coisa, já que e-commerce lida com um estoque maior do que o delivery que, geralmente, atende a uma região específica, nos dois casos se trabalha com vendas online, sendo preciso se cercar de alguns cuidados.

Confira abaixo cuidados fundamentais para quem tem um e-commerce de bebidas.

1. Trabalhe de acordo com a legislação

Se você trabalha com venda de bebidas alcoólicas, precisa saber que elas demandam licenças específicas. Por isso, para poder trabalhar com responsabilidade e evitar problemas futuros, verifique as regras do seu estado, já que as políticas de agências que regulam a compra e a venda de bebidas alcoólicas podem variar.

Procure ficar por dentro dos requisitos da Agência de Controle de Bebidas (ACB) do estado em que está situado o seu negócio para obter as licenças por eles determinadas.

2. Escolha bem os fornecedores e prepare o estoque

Acredite, um dos maiores problemas de quem trabalha com e-commerce, seja do nicho que for, é encontrar fornecedores confiáveis. É muito importante trabalhar com empresas responsáveis, pois isso, fatalmente, irá interferir no bom funcionamento e imagem do seu negócio.

Por isso, pesquise muito antes de escolher os fornecedores, veja a reputação, os comentários etc.  para não prejudicar o seu negócio.

E mais, se trabalhar com bebidas que possuem rótulos especiais, como vinhos, whiskys, tequilas e até mesmo cachaças, procure um fornecedor que ofereça um bom custo-benefício para que o seu e-commerce de bebidas consiga se destacar.

Quanto ao estoque, é preciso ter os produtos sempre à mão, oferecer variedade e quantidade satisfatória. Considere as condições de armazenamento, temperatura e limpeza. E lembre-se: a qualquer momento, podem surgir pedidos grandes e, se você não tiver um estoque reforçado, pode acabar perdendo grandes vendas por falta de gestão.

3. Estude a concorrência

Estamos em tempos de grande concorrência, por isso, é preciso estar sempre atento para as preferências dos consumidores. Nesse sentido, quem está dando certo e fazendo sucesso no mercado deve servir como referência, certo? Por isso, nada melhor do que analisar o que esse estabelecimento de sucesso tem feito e, a partir disso, ter insights para a sua própria empresa.

Atualmente, muitas empresas do setor de bebidas estão faturando alto por conta de boas decisões no marketing e na logística como um todo. Portanto, analise esses concorrentes e procure entender o que poderia ser encaixado em sua realidade para atender o seu público-alvo. O que seu concorrente está fazendo? Vídeos no YouTube? Dancinhas no TikTok? Superdescontos? Qual o diferencial dele?

Procure analisar com cautela e ver no que o seu negócio pode se diferenciar.

4.Invista em produtos de qualidade

É fundamental também investir em produtos de qualidade, reforçando a importância de contar com bons fornecedores. Isso vale para qualquer tipo de empreendimento e, claro, não é diferente quando o assunto é um bom e-commerce ou delivery de bebidas.

Procure priorizar sempre aquelas marcas já conhecidas pelo seu público-alvo, mas não abra mão de oferecer novidades, trabalhar também com marcas pouco conhecidas.

5. Saiba diversificar, mantendo a qualidade

Como a qualidade deve estar sempre em primeiro lugar e diversificar, atualmente, é fundamental para quem quer atender um público maior, então, a dica é diversificar, mas sem abrir mão da qualidade.

Nesse sentido, é possível, por exemplo, comercializar bebidas alcoólicas e ter opções, em seu menu, de alternativas livres de álcool e apropriadas para todas as idades, até mesmo chás, se perceber que tem público para isso, destacando que camomila acalma, maçã com canela relaxa e chá de cavalinha emagrece, ou seja, procurar alcançar cada vez mais pessoas.

6.Tenha a infraestrutura necessária

Uma das chaves para o sucesso de um e-commerce de bebidas é a infraestrutura. Se o seu negócio entrega exclusivamente esse tipo de produto, ele deve ser organizado de modo a mantê-lo sempre em seu nível de qualidade e bem condicionad. Se for um delivery, algumas bebidas devem ser mantidas geladas.

7. Construa uma boa plataforma

Onde pretende vender os seus produtos? É fundamental investir em uma plataforma atraente e com boa usabilidade, trazendo confiança ao cliente que ainda não conhece sua marca.

Procure disponibilizar todas as informações e fotos possíveis, responder os comentários da plataforma e seja sempre prestativo e atencioso com quem faz contato.

8. Facilite a comunicação

Hoje, o relacionamento é muito valorizado pelos consumidores, sendo um fator determinante na hora de fidelizá-los ou não. E uma boa comunicação, com diversidade de canais, só facilita a credibilidade em seu negócio.

O problema é que muitos e-commerces não deixam claros os métodos de contato ou quanto tempo leva para que o cliente obtenha um retorno sobre a sua dúvida, o que acaba por afetar de forma muito negativa a imagem de sua marca e impedir que o consumidor concretize a compra.

Por isso, tenha bem claras as formas de contato, oferecendo sempre mais de uma opção – site, e-mail, redes sociais, atendimento via WhatsApp, pedidos por aplicativos de delivery, telefonemas – para facilitar a comunicação e conseguir atender os clientes com muito mais eficiência.

9. Capriche no marketing

É preciso ter em mente que o mercado nunca esteve tão competitivo e, se você não apostar em uma boa presença digital, certamente, não vai conseguir se destacar frente à concorrência.

Por isso, capriche no trabalho de marketing, use as redes sociais a seu favor para se aproximar do seu público-alvo e divulgar seus produtos.

Investir em um bom marketing é fundamental para o sucesso de seu e-commerce.

Procure saber como fazer anúncios mais interessantes, crie campanhas promocionais, cupons de desconto, banners para anunciar um produto específico. Enfim, o que não faltam são boas estratégias para colocar em prática.

10. Crie uma boa logística de entrega

Quando se fala em entrega de bebidas, isso significa que, por se tratar de um produto frágil, é preciso tomar um cuidado redobrado. Ou seja, é fundamental pensar muito bem em toda a logística, até mesmo antes de iniciar seu negócio.

No caso de delivery, isso não costuma ser um problema, até porque a entrega não passa por muitas etapas – acaba sendo basicamente empresa, entregador e consumidor. Ou seja, entregas locais funcionam de maneira diferente e direta.

O problema é quando é um e-commerce que trabalha com longas distâncias, sendo preciso criar uma estrutura logística para suas entregas.

Nesse caso, geralmente, os Correios costumam ser o meio de entrega mais frequente entre os sites de vendas, especialmente aqueles de pequeno porte, mas o custo do envio e constantes atrasos podem acabar sendo um problema e prejudicar sua marca.

Uma dica é buscar alternativas logísticas, como empresas de transporte especializadas em atender pequenos lojistas, o que pode ser útil para manter as entregas do seu e-commerce.

É preciso pensar no processo de entrega como o toque final, a cereja do bolo em um trabalho árduo e bem feito. Por isso, deve ser fechado em grande estilo para garantir a satisfação do cliente.

Enfim, essas são algumas dicas de cuidados para quem tem um e-commerce de bebidas, sem dúvida, um mercado em plena ascensão, que vem se mostrando uma grande oportunidade de negócio. Portanto, a dica é procurar manter-se atualizado sempre com as novidades para se destacar da concorrência e poder atender melhor seu público.

Leia também: Supermercado online: o que pode ser oportunidade dentro de desafios do setor de grocery?

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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