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Como usar os Correios no ecommerce?

Como sabemos, fazer o envio das suas mercadorias dentro do prazo estipulado é extremamente importante e precisa ser levado muito a sério. Nesse sentido, entender como funciona o serviço dos Correios no ecommerce é algo fundamental para o bom andamento do seu negócio.

Dessa forma, hoje separamos alguns pontos importantes com relação ao modo de funcionamento dos Correios no ecommerce, explicando quais são suas modalidades, benefícios e muito mais. Acompanhe!

Correios no ecommerce: como funciona?

Os Correios é o principal serviço de frete atuando hoje no Brasil, o qual oferece soluções de envio para qualquer tipo de negócio, seja comércio eletrônico, entregas expressas, produtos de varejo e etc. Assim, da mesma forma como ocorre com a maior parte dos serviços de frete disponíveis no mercado, para enviar produtos pelos Correios, antes, você deve fazer a cotação do envio. Para isso, é necessário fornecer as seguintes informações:

  • CEP dos endereços de origem e envio;
  • Peso do produto + embalagem;
  • Medidas do produto de acordo com a embalagem (altura, largura e comprimento).

Após isso, a calculadora de frete dos Correios irá determinar o valor e o prazo de entrega. Por fim, você fica responsável por levar sua mercadoria até a unidade de Correios mais próxima ou, caso tenha optado pela coleta a domicílio, basta aguardar que venha retirar o objeto postal no endereço fornecido.

Correios no ecommerce: modalidades de envio

O sistema de envio dos Correios no ecommerce é bem simples e bastante conhecido por boa parte da população. Dentre os principais serviços oferecidos pela empresa, estão o PAC e o SEDEX, os quais falaremos a seguir:

PAC

O PAC é um modelo de envio mais barato e é recomendado para os empreendedores que não possuem urgência na entrega dos seus produtos. Além disso, esse serviço é voltado para o transporte de produtos de baixo valor agregado, em pequenos tamanhos e mais leves. Seu prazo de entrega pode se estender em até 10 dias úteis.

PAC Mini

Quando falamos em Correios no ecommerce, o PAC Mini é uma modalidade de serviço que você poderá utilizar caso sua loja precise fazer o despacho de mercadorias menores. Esta modalidade permite o envio de peças como camisetas, livros, pequenos acessórios, joias, entre outros.

As entregas ocorrem em todo o território nacional com um prazo máximo de 12 dias úteis, ou seja, contando de segunda a sexta. Entretanto, vale lembrar que você somente poderá usar o PAC Mini caso tenha um contrato com os Correios.

SEDEX

Já o SEDEX – talvez o modelo de entrega mais conhecido da companhia – funciona de forma diferente, uma vez que ele é mais caro do que o PAC e o seu prazo de envio não costuma passar dos 5 dias úteis.

Além disso, ao solicitar o serviço de despacho expresso no balcão, você irá se deparar com outras opções de SEDEX, como SEDEX 10, SEDEX 12, SEDEX Hoje, SEDEX a cobrar e o SEDEX Mundi, cabendo a você decidir qual deles melhor atende a demanda da sua loja.

Com relação às transportadoras, o processo é bastante parecido com o dos Correios no que diz respeito ao embalamento do produto e a emissão de nota fiscal/declaração de conteúdo, por exemplo.

Como funciona o contrato com os Correios?

Dependendo da quantidade mensal de demandas que a sua loja recebe, firmar um contrato de entregas com os Correios pode ser bastante benéfico para o seu ecommerce. Através da contratação, você pode contar com alguns benefícios exclusivos, como:

  • Tarifas reduzidas em até 12%;
  • Acesso ao SIGEP WEB (sistema de gestão de frete próprio dos Correios);
  • Postagens em agências próprias e franqueadas;
  • Logística reversa (para trocas e/ou devoluções de produtos);
  • Pagamento mensal;
  • Coleta dos pacotes no seu endereço.

Obs: Conforme citado anteriormente, antes de fechar qualquer tipo de contrato com os Correios, avalie em qual estágio se encontra a sua loja virtual. Isso porque a depender da quantidade de pedidos recebidos pela sua loja, uma parceria desse porte pode não valer a pena.

Confira também alguns detalhes importantes com relação ao contrato dos Correios no ecommerce

Em suma, independente do tamanho do seu ecommerce, essas são regras estabelecidas pela própria companhia e que precisam ser seguidas por todos:

  • Você envia suas encomenda e no final do mês recebe uma fatura para pagar;
  • Não existe limite mínimo de encomendas e a fatura, inclusive, pode ser zero;
  • O que existe é uma limite máximo do valor da fatura, como se fosse seu limite de crédito com os Correios;
  • Ao atingir esse limite, você precisa quitar a fatura para continuar enviando encomendas naquele mês;
  • A formalização do contrato é um pouco demorada, pode levar de 60 a 90 dias.

Quais os benefícios ao utilizar o serviço dos Correios no ecommerce

Sem restrições de entrega

Ao optar por Correios ou transportadora, primeiramente, é preciso pensar onde está localizado o seu estoque. Isso porque dependendo da onde a sua mercadoria será despachada e para onde ela será enviada, muitas transportadoras não estarão aptas a realizarem esse serviço.

Nesse sentido, os Correios levam vantagem, uma vez que seu raio de alcance é muito mais amplo, sendo possível enviar seus produtos para qualquer cliente dentro do território nacional.

Credibilidade

Como se sabe, os Correios é uma empresa bastante conhecida pelos brasileiros, além de ser a líder do setor. O sistema de envio PAC é um dos serviços mais utilizados e seguros do país, sendo frequentemente elogiado por lojistas de diversos setores.

Preço

Conforme já mencionado acima, o PAC é um serviço de entrega oferecido pela empresa a preços acessíveis. Desse modo, caso os itens enviados pelo seu ecommerce não sejam pesados, na hora de optar por Correios ou transportadora, a primeira opção tende a ser a mais viável.

Logística reversa

De antemão, um dos principais problemas enfrentados pelas lojas virtuais está relacionado a alta taxa de trocas e devoluções. Nesse sentido, optar pelo Correios no ecommerce se mostra uma excelente opção, já que a empresa conta com uma estrutura de devolução de mercadorias, ou seja, uma logística reversa altamente eficiente.

Maior flexibilidade

A empresa possui diferentes tipos e modalidades de envio, podendo o seu cliente escolher qual a opção mais viável. Essa é uma vantagem diretamente ligada à experiência de compra, isso porque, quanto mais opções de frete o consumidor tiver, maiores são as chances de ele concluir a compra.

Por exemplo, caso o seu cliente não queira pagar caro no frete, ele poderá optar por um envio mais econômico e com um prazo mais extenso. Já um cliente que tem pressa no recebimento, pode escolher pagar mais caro para ter o pedido entregue dentro do prazo desejado.

Conclusão

Na hora de selecionar o modo de envio das suas mercadorias, selecione a opção que mais se adeque às necessidades do seu negócio. Em síntese, aderir aos Correios no ecommerce pode ser extremamente benéfico para o seu negócio, já que essa prática pode impactar de forma positiva o grau de satisfação do seu cliente, contribuindo assim no processo de fidelização.

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Eduardo Herenyi

Eduardo Herenyi é um pioneiro em tecnologia e marketing digital, com uma carreira que começou em 1997 e incluiu passagens por empresas como Catho Online, Groupon e A2C. Sua experiência em atender a diversas necessidades de clientes em agências de marketing digital o levou a criar a DBMK, uma agência digital focada em ecommerce. Na DBMK, Eduardo utiliza seu conhecimento para capacitar lojistas a iniciarem suas operações online, oferecendo consultoria, desenvolvimento e customizações em plataformas. Com uma visão futurista e uma abordagem personalizada, Eduardo é um líder na revolução do ecommerce.

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